Inteligência de mercado: o que é e como aplicar em franquias

27/11/2020 | Franquias

Para ter sucesso no mercado, a empresa precisa conhecer detalhadamente o setor em que atua, assim como as suas necessidades e os gargalos. É fundamental acompanhar o que acontece externamente e monitorar a concorrência para se destacar entre os demais negócios do ramo. Por isso, a inteligência de mercado é indispensável para sobreviver no mundo dos negócios.

Independentemente de tratarmos de empresas menores, como as startups, ou de empresas consolidadas e líderes de mercado, para otimizar o crescimento, é essencial manter o radar ligado. Neste post, vamos explicar a importância dessa coleta e da análise de dados e como esse processo pode favorecer as organizações. Confira!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é um método que visa a coletar e a avaliar dados e informações externas, a fim de facilitar as decisões estratégicas em diversos setores da empresa. Ela ajuda a conhecer, com detalhes, os potenciais clientes e oferece informações confiáveis para tomadas de decisões mais precisas.

A inteligência competitiva, como também é conhecida, analisa o ambiente de negócio do qual a empresa faz parte para aumentar a competitividade e avaliar se o preço cobrado está coerente com o mercado. Por meio desse método, também é possível:

  • descobrir os diferenciais do produto ou do serviço;
  • verificar se os consumidores percebem a marca;
  • entender os problemas, as tendências e os influenciadores do segmento;
  • acompanhar as estratégias e o crescimento da concorrência.

Qual a importância da inteligência de mercado?

Trabalhar com inteligência de mercado favorece as empresas para tomar melhores decisões, mas informações de qualidade e uma análise bem-feita também possibilitam agir rápido. Com dados precisos em mãos, é mais fácil prever as movimentações do setor, analisar como afetarão a sua empresa e projetar estratégias para acompanhar a concorrência.

Uma boa pesquisa garante que você tenha os melhores resultados para suas campanhas. Conhecer as histórias e as experiências de outras empresas, além de verificar qual caminho foi mais produtivo, é uma forma eficiente de encontrar e seguir bons exemplos.

Além disso, a inteligência de mercado influencia a busca por diferenciais para que as companhias possam se destacar no segmento, identifica as oportunidades que podem ser exploradas e favorece a inovação, permitindo que sejam conhecidas as tendências e as novas tecnologias e que seja acompanhada a evolução do setor.

Como aplicar em franquias?

A inteligência de mercado é fundamental para modelos de negócios, como as franquias, que lidam com públicos variados e necessitam de uma estrutura mais sólida para manter as suas atividades. Fazer o acompanhamento de dados ajuda na elaboração de estratégias de marketing e de vendas, estruturação da rede conforme os objetivos, compreensão os novos mercados, adaptação a logística da rede, além do acompanhamento dos potenciais concorrentes.

Portanto, o monitoramento, a coleta e a análise dos dados apoiam a tomada de decisão, impactando diretamente a performance e o desenvolvimento dos mais diversos tipos de franquias. Além disso, a inteligência de mercado ajuda esse setor a se destacar entre os seus concorrentes e obter melhores resultados.

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