Quais os benefícios de ter uma luminária solar para jardim? Entenda - Solarprime

Quais os benefícios de ter uma luminária solar para jardim? Entenda

Quais os benefícios de ter uma luminária solar para jardim? Entenda

Em uma casa, muitos aparelhos consomem energia. Dentre eles, as lâmpadas de jardim são um exemplo que pode apresentar um alto custo. Isso porque ligadas, às vezes, a noite inteira, elas podem consumir bastante, apesar de sua utilidade tanto para iluminar caminhos quanto para decorar. Mas você sabia que existe uma forma de economizar com a luminária solar para jardim? 

No post a seguir, confira o que é esse modelo e como funciona, Veja também as vantagens de a usar em seu lar, para deixar seu jardim mais bonito gastando quase nada. Boa leitura! 

Afinal, o que é uma luminária solar para jardim? 

Como o nome já diz, a luminária solar para jardim funciona a base de energia solar. Ou seja, por meio de um sistema de painéis fotovoltaicos é possível captar a luz do sol durante o dia, a fim de usá-la à noite. 

Para isso, é possível escolher o sistema fotovoltaico ligado à rede, chamado de on grid, e o ligado fora dela, o off grid. Neste caso, a bateria capta a energia durante o dia para ser usada à noite, mediante a identificação do sensor e o acendimento automático das lâmpadas, quando não há mais captação.  

Contudo, dependendo do seu sistema, pode ser que a bateria atenda apenas a luminária e outras aplicações externas, sem dar conta de todas as necessidades da casa, como no on grid. Por isso, é importante avaliar as vantagens de cada modalidade, além da conexão junto à luminária solar para jardim, caso você já tenha o seu sistema instalado

Com a determinação de como funcionará a captação, é só escolher os modelos de luminária que melhor atendam ao seu gosto e às suas necessidades. Por exemplo: 

  • holofotes; 
  • postes; 
  • pontos de luz; 
  • modelos de chão; 
  • luminária de parede; 
  • luzes de Natal. 

Quais as vantagens da luminária solar para jardim? 

Agora que você sabe como funciona uma luminária solar para jardim, descubra as vantagens de usá-la para criar um espaço interno confortável e bonito.

Fácil instalação 

Uma grande vantagem da luminária solar é que pode ser instalada de forma muito fácil. Dependendo do modelo, inclusive, ela pode ser movida para ocupar outras áreas. Ou seja, você pode colocá-la em uma árvore, depois usá-la perto da entrada, ou ainda, movê-la do jardim da frente para o quintal.

Quanto à alimentação, a ligação com o sistema não é complexa e pode ser feita de forma discreta para dar um aspecto visual melhor; sem precisar de tantos fios passando por cima do gramado ou dependendo de tomadas.

Além disso, é desenvolvida para ser usada de forma segura. Sendo assim, não há contato com peças que podem causar choques elétricos, como seria se fosse ligada à uma tomada comum. Dessa forma, não há riscos de acidentes graves com crianças ou animais. 

Sustentabilidade 

Quanto mais usamos energias tradicionais, maiores são os riscos para o meio ambiente. Dessa forma, apostar em soluções sustentáveis, como a energia solar, é uma forma de poupar emissões de carbono, além de promover o crescimento do setor, tornando seu uso mais acessível para todos e gerando mais empregos.  

Nesse sentido, a fonte solar se apresenta como uma das melhores opções para a sustentabilidade. Afinal, utiliza a energia do sol, que é constante e para todos. Ou seja, qualquer país pode aproveitar o recurso para utilizar os sistemas, especialmente locais como o Brasil, que contam com alta incidência solar. 

Economia de recursos 

Um jardim bem planejado com diversas luminárias pode custar muito no uso tradicional. Por isso, ao optar pela luminária solar, você consegue economizar toda a energia que gastaria para acender as luzes. 

Além disso, contar com o sistema em outros pontos da casa é muito vantajoso. Para começar, com o uso de energia solar ocorre uma drástica redução na conta de luz, podendo chegar até a 95%. Ou seja, você paga apenas a taxa básica de ter seu sistema ligado à concessionária. 

Outro ponto importante é que, com o uso da energia aplicada no sistema, ocorre a geração de créditos que podem ser abatidos da conta de outros locais, desde que estejam sob o seu nome. Por exemplo, o sistema de sua empresa pode sustentar as luzes dos jardins e outros gastos diários, bem como abater o uso em sua casa. 

Decoração 

Uma das melhores vantagens de usar a luminária solar para jardim é poder criar uma bela decoração. Afinal, esse espaço também faz parte da casa e deve refletir o seu gosto e estilo. Para isso, não só a escolha de plantas e móveis de jardim é importante, como também a escolha das luzes. 

Por exemplo, optar por luzes na parede pode dar destaque à casa. Já luzes em formato de poste pode criar um jardim aconchegante, com cara de praça. Pontos de luz e refletores podem iluminar determinados locais estratégicos, tanto ao longo do caminho quanto em torno de laguinhos, fontes, piscina e canteiros de flores. 

Além disso, dependendo de sua escolha, você pode adotar lâmpadas com cores diferentes, para completar o estilo. Nesse caso, luzes amarelas e verdes são bem comuns e criam um clima original para o espaço. 

Praticidade 

Já imaginou instalar várias luminárias no jardim e ter que ligar uma por uma, todos os dias? Por isso, a luminária solar também é útil. Afinal, com seu sistema, ela mesma acende e apaga sozinha, sem que você precise realizar essa tarefa. 

Outro benefício é que, dada à sua resistência, ela pode suportar chuvas, altas temperaturas e outras intempéries. Assim, dura mais e você não precisa se preocupar em trocá-la tão cedo ou fazer consertos. 

Com o preço da energia subindo cada vez mais, fica difícil manter alguns sistemas e equipamentos em casa, por exemplo, a iluminação de decoração, como em espaços externos. Felizmente, com a luminária solar para jardim não há preocupação. Além de garantir o estilo de sua casa, ela pode ser conectada a um sistema de energia solar, funcionando automaticamente, conforme a energia captada de dia. Assim, além de tornar sua casa mais sustentável, também é possível economizar bastante. 

Gostou do post? Siga-nos no FacebookInstagramYoutube e Linkedin para ver mais conteúdos! 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *