A conversão da luz solar em energia elétrica é realizada por células que compõem um painel fotovoltaico. Esse conjunto de células pode variar bastante em questão de materiais, eficiência, custo etc. Logo, entender melhor o seu funcionamento é de grande importância.
Neste post vamos esclarecer que são células fotovoltaicas e suas particularidades. Confira!
O que são células fotovoltaicas?
Afinal, o que elas são? Basicamente, são um mecanismo feito por um material semicondutor que converte a luz solar em energia elétrica, por meio do efeito fotoelétrico. O conjunto dessas células é chamado de módulo, podendo ser composto por 30, 60 ou 72 peças. Após a devida instalação com as demais partes, esse módulo passa a se chamar painel fotovoltaico.
Como elas funcionam?
Como dito anteriormente, as células funcionam pelo efeito fotoelétrico. A célula é formada pela junção de um material semicondutor com terminal positivo e outro negativo. Quando a luz solar incide nessa junção uma corrente é gerada, assim como em todo o restante do módulo. Por fim, essa corrente é canalizada em energia elétrica pelo painel fotovoltaico.
Quais os tipos de células existentes?
Conforme a tecnologia vai se aprimorando, as células vão se repaginando com novos modelos e diferentes materiais. Alguns dos tipos mais comuns são feitos de:
- silício cristalizado;
- silício monocristalino (mono-Si);
- silício policristalino (multi-Si);
- película fina (Thin Film);
- silício amorfo;
- disseleneto de cobre índio e gálio (CIGS);
- telureto de cádmio (CdTe);
- silício cristalizado com silício amorfo (hibrida).
Como escolher o melhor tipo de célula?
Dentre todos esses tipos de células fotovoltaicas, as variações giram em torno do custo-benefício: o tamanho do módulo, a eficiência, a espessura, o comportamento em relação ao aumento de temperatura, o tempo de vida, a manutenção, entre outros.
Com todas essas variações, o primeiro passo para escolher o melhor tipo de célula fotovoltaica é fazer o seu orçamento. Veja o consumo energético do local, as áreas disponíveis e o valor do investimento. Assim, você consegue pensar quais materiais se adaptam melhor ao seu caso.
Em seguida, realize pesquisas a respeito de fornecedores, garantia, histórico da empresa, design da peça etc. Dessa forma, você conseguirá encontrar um produto de qualidade e um bom profissional para a instalação.
Quais são os cuidados necessários para mantê-las?
Após a instalação de suas células fotovoltaicas, são necessários poucos cuidados como acompanhar a taxa de geração de energia. Como parte do sistema fotovoltaico existe um inversor solar, o qual mostra o volume de produção energética.
Analisando essa taxa, juntamente à conta de luz, é possível entender como está a funcionalidade do seu sistema. Há, também, a manutenção de limpeza realizada por empresas especializadas periodicamente.
Como você pode perceber, existem diversos detalhes importantes para o seu bom funcionamento. Isso mostra o quão perigoso é o uso das células caseiras que, com apenas poucas alterações, podem causar curto-circuito e até mesmo incêndios.
Gostou de entender melhor o que são as células fotovoltaicas? Então não deixe de entrar em contato conosco para saber mais detalhes. Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.