Está em busca de processos mais sustentáveis e renováveis para implantar em sua residência ou negócio? Não é só você! A procura por essas modalidades vem crescendo nos últimos anos, e uma prática limpa e autossuficiente que tem se firmado é o uso da energia solar. No entanto, o projeto fotovoltaico pode apresentar diferentes valores e características específicas a depender da necessidade de cada cliente.
Por isso, neste artigo, daremos dicas sobre o seu uso e explicaremos o que pode influenciar o preço final. Confira!
O que é o projeto fotovoltaico?
O projeto fotovoltaico consiste no detalhamento das características e dos componentes necessários à produção de energia solar. Representa um escopo do que deve ser levado em consideração no momento da implantação, de modo que a planta atenda às exigências de consumo da residência ou empresa.
Assim, constam no programa os aspectos que compõem o sistema. Entre eles:
- o cálculo do dimensionamento (quantidade média de eletricidade consumida e quantidade a ser produzida);
- o kit de energia solar (componentes necessários ao modelo);
- a quantidade de painéis solares e o posicionamento ideal;
- os dispositivos de segurança contra surtos.
O que pode influenciar o seu preço?
Agora que você já entende o que é o projeto fotovoltaico e seus principais componentes e atributos, é o momento de saber algumas características da planta capazes de influenciar o seu preço final. Vamos a elas!
1. Quantidade de painéis solares
O número de painéis de energia fotovoltaica influencia diretamente o preço final do projeto. Esse quantitativo é definido de acordo com as características específicas de cada contratante do serviço.
Por isso, a sua definição leva em conta fatores como quantidade de horas de irradiação solar útil, consumo médio mensal e energia a ser produzida, sombreamento no local, entre outros detalhes que interferem na quantidade de placas e, consequentemente, no custo.
2. Instalação
O custo de instalação costuma variar conforme as qualificações do profissional solicitado, os equipamentos utilizados, o número de colaboradores e os treinamentos realizados.
Mas sabe aquele ditado que diz que “o barato pode sair caro”? Pois é, na hora da instalação, procure uma equipe capacitada e faça uso de dispositivos confiáveis para que não haja problemas com o seu projeto.
3. Potência do gerador solar
A potência do gerador é determinante no custo final da implantação. Quanto maior a potência, maior será o seu custo. Porém, não se assuste, pois o dimensionamento da robustez do gerador leva em consideração o consumo médio do local onde se pretende instalar o sistema e a real necessidade de geração de energia.
Quais as vantagens da sua implantação?
Listados os fatores que influenciam o preço final do projeto fotovoltaico, mostraremos abaixo algumas vantagens da instalação em sua residência ou empresa. Acompanhe!
Energia sustentável e renovável
A fonte de geração de energia é o sol. A luz é captada por meio dos painéis e transformada em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico, cabendo ao inversor a conversão do tipo de corrente. Dessa forma, o procedimento garante uma geração limpa, renovável, sustentável e com um baixo impacto ambiental.
Baixo custo com manutenção
O modelo é formado, basicamente, por dois componentes principais: os painéis solares e o inversor. Logo, a manutenção de todo o sistema é básica e pesa pouco no bolso. Envolve uma limpeza simples nos painéis e a fiscalização da quantidade de eletricidade gerada por meio do inversor.
Diante disso, o uso da energia solar promove a tão sonhada redução da conta de luz e é uma alternativa ecologicamente correta para a sua produção. No entanto, o projeto fotovoltaico deve ser realizado por profissionais capacitados para que a planta seja configurada de acordo com as características e necessidades de cada cliente.
Quer saber mais sobre essa modalidade de energia sustentável e renovável? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro do assunto!