Qual o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo? - Solarprime

Qual o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo?

Qual o perfil de um empreendedor de franquias e como desenvolvê-lo?

Mesmo durante a crise econômica do Brasil, existe um segmento do mercado que não para de crescer: o empreendedorismo de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só em 2016 o setor teve um crescimento de 8,3%, superando todas as expectativas. Porém, para ter sucesso, não basta ter um bom capital disponível e vontade de trabalhar: é preciso carregar o perfil de um empreendedor de franquias.

Mas afinal, você sabe quais são essas características? Podemos dizer que, entre as principais, o indivíduo precisa saber liderar uma equipe, trabalhar sob pressão e ter grande afinidade com o tipo de negócio.

Se você está pensando em investir na área, não deixe de conferir este post. Durante a leitura, aprofundaremos mais no perfil ideal do empreendedor e daremos dicas de como desenvolver essas habilidades. Confira!

Conheça o perfil de um empreendedor de franquias

São muitas as características que um profissional precisa ter para ser um bom franqueado. Geralmente, os empreendedores são dinâmicos, com foco nos resultados e profundo comprometimento. No entanto, existem outros fatores que são igualmente importantes e podem ser lapidados com o tempo. Veja!

Exercer papel de gestor e líder

O primeiro ponto importante para ser um bom empreendedor de franquias é ter habilidade de atuar como líder e gestor. Ainda que esse tipo de negócio já venha com a marca e os produtos bem definidos, é fundamental que o profissional cuide de toda a sua gestão.

Para isso, o franqueado deverá ter conhecimento em administração de empresas, controle de custos e receitas. Juntas, essas questões ajudam a fazer com que o negócio cresça de maneira saudável, tanto para o próprio franqueado, quanto para os seus funcionários.

Saber lidar com pressão

Um empreendedor de sucesso deve saber lidar com a pressão. Além de fazer com que o negócio não pare de crescer, o líder precisará suprir as expectativas de todos ao seu redor: do mercado, do público e da sua equipe.

Uma boa gestão só é desenvolvida quando o profissional consegue trabalhar com diferentes exigências, superando, assim, os desafios que podem aparecer no meio do caminho. A melhor maneira de lidar com esses acontecimentos é ter calma, fazer um planejamento de negócios e desenvolver as suas habilidades para ter mais confiança. 

Entender os riscos

A maioria das pessoas que deseja empreender tem o sonho de abrir a sua própria empresa. No entanto, para investir nessa ideia, é preciso ser racional e ter em mente que todo negócio possui riscos — até mesmo em um sistema de franquias.

É muito mais fácil administrar e ter lucratividade com uma franquia. Contudo, mesmo com a marca já consolidada, os riscos existem e devem ser encarados.

Possuir afinidade com o tipo de negócio

Por último, é imprescindível que o empreendedor tenha afinidade com o tipo de negócio. De nada adianta investir em um segmento que você não tem interesse ou conhecimento. Isso apenas fará com que os resultados sejam baixos, prejudicando o seu desempenho em longo prazo.

Não pense somente na lucratividade, mas também se o trabalho será prazeroso. Quer um exemplo? Talvez, uma franquia de produtos de beleza não seja a melhor opção para o seu perfil, se você não tiver familiaridade com o universo da beleza.

Por outro lado, uma loja de fast food pode ser um bom caminho, principalmente, se você tiver experiência com fluxos de pessoas, reposição de estoque e rotatividade de colaboradores.

Descubra como desenvolver essas habilidades 

Mesmo que o profissional não tenha todas as características de um empreendedor de franquias, é possível desenvolver algumas habilidades. Isso pode ser feito das seguintes formas:

  • aprendizado: faça cursos de aperfeiçoamento, estude o seu público, conheça a concorrência e acompanhe as principais tendências do seu setor;
  • ouvir os clientes: utilize ferramentas de pesquisa para obter respostas valiosas. Com isso, ficará mais fácil criar estratégias eficazes com foco no consumidor;
  • comunicação: todo líder precisa saber interagir. Invista em uma comunicação transparente, clara, cordial e persuasiva.

E então, gostou de conhecer melhor o perfil do empreendedor de franquias? Acredita que esse segmento do mercado é ideal para você?

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