Entenda o que mudou para as franquias com a transformação digital

22/12/2020 | Franquias

O avanço da tecnologia têm tido impactos em todos os setores produtivos, seja em empresas que vendem produtos ou que comercializam serviços. A transformação digital em franquias está causando efeitos que não passam despercebidos.

Isso exige um gerenciamento de dados e uma visão estratégica voltada para a inovação. Os tomadores de decisão do negócio precisam estar de olhos abertos para as transformações digitais, pois isso influencia diretamente o posicionamento da organização perante seus concorrentes, sua competitividade e seu valor de mercado.

Neste post, vamos mostrar para você o que mudou com a transformação digital nas franquias. Você ficará sabendo de que forma o atendimento digital, as automações de marketing, a inteligência artificial, a otimização de processos e o home office podem melhorar os resultados do seu empreendimento. Confira!

Atendimento digital

Diversas redes de franquias buscaram inovações nos últimos anos para inserir a tecnologia cada vez mais em suas operações. O atendimento digital é um exemplo de implementação no dia a dia dos negócios em geral, incluindo o modelo de franquias.

É o caso das franquias de alimentação, que estão focando o recebimento dos seus pedidos em sistemas computadorizados por meio de totens nas lojas e também aplicativos para dispositivos móveis.

Isto é, o cliente faz o seu pedido e só depois do pagamento online é que ele tem contato com o atendente do estabelecimento para retirar o que escolheu.

Mas a verdade é que toda franquia pode implementar o atendimento digital, seja ela de que ramo for. Afinal de contas, o objetivo final é sempre a venda e, atualmente, existem várias formas de digitalizar essa dinâmica.

Existem tecnologias de realidade virtual onde o cliente pode conhecer o produto ou serviço que a franquia oferece. Outra opção são as plataformas de vendas online simples e fáceis de usar, como é o caso do Shopify.

Automações de marketing

As ferramentas de automação de marketing que estão ativas no mercado são, em sua grande maioria, especializadas em atender as necessidades comunicacionais da empresa com seus clientes.

Isso traz rapidez e agilidade para o trabalho dos profissionais de marketing, que são capazes de otimizar recursos financeiros e um tempo precioso em seu dia a dia.

Personalizar as experiências de marketing — ou seja, entregar a mensagem certa para a pessoa certa, no momento específico da jornada de compra desse consumidor — é uma tarefa bem difícil sem a utilização de automações. Afinal de contas, a automação é a chave para o ganho de escala, sem perda de qualidade na comunicação.

A jornada de compra dos consumidores é altamente impactada positivamente por plataformas automatizadas. É possível criar ações de prospecção totalmente digitais, nas quais a empresa oferece um conteúdo relevante em troca das informações de contato do cliente em potencial, por exemplo.

O desenvolvimento da tecnologia permite que as ações de marketing sejam planejadas com mais eficiência. O resultado é um relacionamento cada vez melhor com os clientes.

Um departamento de marketing automatizado representa um investimento inteligente nos negócios. Quando bem gerido, os indicadores de desempenho mostrarão que esse é o caminho a ser seguido.

Analytics e inteligência artificial

Quando falamos em informações digitais recebidas dentro de uma franquia, é preciso pensar em como armazenar esses dados, de forma que estejam devidamente formatados e organizados.

Outro ponto importante é coletar e integrar os dados de cada um dos franqueados, de modo que possam ser usados como pilar da tomada de decisões corporativas estratégicas.

Associar todas essas informações coletadas a algum sistema com inteligência artificial adequada, cria-se muito mais valor à empresa.

Contudo, o poder do Big Data também traz uma grande responsabilidade, que é a segurança dessas informações. Isso porque é obrigação do negócio zelar pela privacidade de todos os dados em seu poder.

Otimização de processos

Uma franquia pode modernizar sua infraestrutura e seus processos, quando opta por utilizar o que há de mais moderno no quesito tecnologia.

A transformação digital nas franquias passa por processos totalmente integrados via sistemas, compilando o uso de diversas plataformas de gerenciamento operacional do negócio.

Transformar uma empresa digitalmente torna os processos de trabalho mais rápidos, trazendo colaboração, automação e melhor usabilidade.

Assim, as equipes têm mais tempo para focar seus esforços em atividades estratégias e, por outro lado, os gestores são capazes de liderarem seus times com mais competência, alcançando resultados satisfatórios antes de seus concorrentes.

Home office

Antes das mudanças que aconteceram com a pandemia de Covid-19, muitas empresas ainda eram relutantes em implantar o modelo de home office para seus colaboradores atuarem remotamente.

Mas o novo coronavírus mudou abruptamente esse paradigma e, as organizações que já tinham o trabalho remoto estruturado, se deram bem e saíram na frente, pois não precisaram se adaptar a essa realidade.

Ter profissionais trabalhando em casa diminui os custos fixos do empreendimento e leva mais qualidade de vida aos empregados. Além do mais, profissionais qualificados que não têm disponibilidade de trabalharem presencialmente na sede do negócio, podem ser contratados para atuarem à distância, ajudando a melhorar os resultados corporativos.

O ganho de produtividade é bastante relevante quando os funcionários não perdem mais horas dentro de seus carros no trânsito ou no transporte público, algo rotineiro nos grandes centros urbanos.

A internet facilitou o desenvolvimento de plataformas em nuvem e de dispositivos móveis, para serem utilizados no planejamento do esquema de home office, poupando esforços, recursos financeiros e tempo nas organizações.

Os líderes precisam apenas estarem atentos a melhor forma de fazer a gestão das equipes remotas. Também é importante realizar contratações de profissionais que apresentem um perfil mais auto gerenciável, sem abrir mão da cultura organizacional.

A evolução da internet e a popularização dos dispositivos móveis apresentam crescimento exponencial a cada ano. Tudo isso provoca mudanças constantes na vida dos consumidores e dos empresários. Por essa razão, digitalizar o seu negócio é uma estratégica de sobrevivência, para que você continue mantendo suas portas abertas.

É preciso estar sempre atento às novidades, para aproveitá-las da melhor maneira. Afinal de contas, quem está na vanguarda das transformações digitais em franquias, sempre estará em uma posição onde os concorrentes serão vistos do seu espelho retrovisor.

Continue a sua leitura e entenda quais os principais passos para a gestão estratégica de franquias!