Logo: Solarprime

7 passos para uma transição de carreira para franquias bem-sucedida

16/07/2024 | Franquias

Muitas pessoas não encontram o sucesso profissional que desejam em sua primeira carreira. Com o tempo, é possível que você desenvolva novas ambições ou queira se inserir em um setor mais promissor. Mesmo que essa transição de carreira tenha seus desafios, ela pode, sim, ser uma ótima oportunidade.

O modelo de franquias é uma boa opção para quem deseja começar a empreender, mas também quer mais segurança em seu investimento. Se você tiver o direcionamento certo, logo verá os resultados do seu trabalho.

Acompanhe e entenda melhor como fazer a transição de carreira para franquia da forma correta e colher bons frutos com essa decisão.

O que é transição de carreira?

A transição de carreira é o processo em que um profissional muda seu nicho de atuação. Envolve sair por completo de um setor ou de uma área de conhecimento para outra.

O quão drástica é essa transição vai depender da carreira atual do profissional e daquela que ele pretende desenvolver. Em alguns casos, é necessário investir em uma nova formação, em novas habilidades e tempo para adquirir experiência no novo nicho.

Qual a importância desse processo?

Mudar de carreira é uma decisão importante e que exige comprometimento. É uma oportunidade para explorar novos campos de conhecimento, obter melhor retorno financeiro ou se dedicar a certas áreas de seu interesse.

Porém, é sempre bom lembrar que se trata de um processo, não de uma mudança repentina. Todo profissional precisa de tempo para adquirir novas habilidades e progredir quando explora novos campos de atuação.

Como saber se é o momento certo?

Em última instância, apenas você pode dizer se é o momento ideal para fazer a transição de carreira e se está preparado para essa mudança. No entanto, há alguns sinais que indicam que chegou a hora:

  • sentir-se insatisfeito com sua carreira atual de alguma forma (remuneração, autonomia ou interesse pela área, por exemplo);
  • não encontrar no seu setor as oportunidades que você busca, enquanto enxerga outro como promissor;
  • acreditar que a nova carreira pode contribuir mais para sua qualidade de vida.

Como fazer transição de carreira para franquias?

Se você quer se inserir no setor de franquia, há alguns passos que deve levar em conta. Descubra quais são e a importância de cada um.

1. Autoavaliação

Um período de autoanálise é fundamental na transição de carreira. Primeiramente, você deve levar em conta seus objetivos pessoais, o que espera obter em sua nova carreira e como uma franquia pode te ajudar. Além disso, considere suas habilidades atuais, quais habilidades podem favorecer essa mudança, seus pontos fortes e fracos como profissional etc. Tudo será importante para os próximos passos.

2. Planejamento

Depois de definir seus objetivos, o próximo passo é o planejamento. Quais recursos você precisa reunir para investir em uma nova franquia? Qual deve ser o tempo de retorno do seu investimento? Há contatos que você pode buscar para ajudar nesse investimento? Simplesmente ter um prazo para conduzir seu investimento já contribui para um planejamento mais consistente.

3. Pesquisa de mercado

O próximo passo é estudar o setor no qual você pretende se inserir. Afinal, não é possível fazer uma transição de carreira sem algum preparo profissional, especialmente uma franquia. Tente se informar o máximo possível sobre o produto, como empresas no setor atuam e quais os principais desafios que você pode esperar. Preste atenção também à saturação do mercado, para garantir que há espaço para seu novo empreendimento.

4. Seleção da franquia

Uma vez definido o setor, você deve explorar as franquias nas quais pode se inserir. Priorize aquelas com uma boa reputação, especialmente entre seus franqueados. Assim, terá mais garantias na hora de escolher a qual delas se afiliar.

Em seguida, faça uma pesquisa focada em cada uma dessas franquias. Veja qual é a opinião do público sobre seus produtos e a qualidade do serviço prestado. Fale também com os franqueados para analisar seu índice de sucesso. Assim, você pode encontrar aquela que esteja mais alinhada com seus objetivos.

5. Análise das finanças

Após escolher em qual franquia você pretende investir, o próximo passo é analisar suas finanças e os custos desse investimento. Isto é, quanto custa para começar suas atividades, estabelecer a infraestrutura necessária, adquirir materiais, contratar uma equipe etc. Essas informações são cruciais para projetar o retorno esperado.

6. Plano de negócios

Ao entrar em contato com a franqueadora, você deve receber algumas orientações sobre seu plano de negócios. Ele inclui a cadeia de fornecimento de materiais, como o produto deve ser entregue, quais ferramentas de gestão são necessárias, métodos de divulgação e, claro, como conseguirá seu retorno financeiro. É nesse ponto que você estabelece suas metas e os passos individuais para alcançá-las.

7. Treinamento e capacitação

Como em qualquer transição de carreira, você também precisa se aprimorar profissionalmente para ter sucesso em sua nova franquia. Isso abrange desde um entendimento aprofundado sobre o produto e seus processos até a aplicação prática desse conhecimento em sua rotina. Parte desse aprendizado é oferecido pela própria franqueadora, mas é válido buscar essas informações por conta própria.

Quais os diferenciais da franquia da Solarprime?

O setor de energia solar é um dos mais promissores da atualidade, focado em sustentabilidade e economia. Para você ter uma ideia, o Brasil já é o 6º maior produtor de energia fotovoltaica no mundo. Tanto residências quanto empresas fazem amplo uso dessa tecnologia para minimizar seus custos com energia e reduzir seu impacto ambiental.

Dentro desse contexto, a Solarprime traz uma ótima oportunidade para quem deseja se inserir nesse mercado. Nossa franquia tem alcance em todos os estados do país e no Distrito Federal, facilitando o acesso em diversos locais. Com nosso auxílio, você pode estabelecer seu empreendimento com mais segurança e rapidez.

A transição de carreira é um passo importante na vida de qualquer profissional. Com as oportunidades do setor de energia solar hoje, tornar-se um franqueado é uma excelente opção para você que almeja crescer como empreendedor. Basta ter empenho e saber se planejar.

Quer se tornar parte da franquia de energia fotovoltaica da Solarprime? Então entre em contato e seja um franqueado!