Você sabe como reduzir custos operacionais da empresa?

21/01/2019 | Franquias

A redução de custos operacionais costuma ser a preocupação de muitas empresas visando à diminuição de gastos e ao aumento do lucro. Mas isso nem sempre é fácil de ser feito porque uma redução excessiva ou em uma área em que não cabe cortar custos pode gerar prejuízos.

Assim, é preciso conhecer bem as dinâmicas internas de seu negócio, analisando tudo que é gasto para poder fazer o planejamento. Neste texto, trouxemos para você dicas importantes que o ajudarão nesse processo. Acompanhe!

Entenda quais são os custos operacionais

Junto à contabilidade da sua empresa, você deve investigar quais são os custos fixos e variáveis. Depois de ter isso estabelecido, é o momento de descobrir qual a origem de cada um. Nem sempre um custo variável será cortado porque uma boa gestão consegue reduzir os fixos também.

Outro aspecto importante é dividir todos os custos em diretos e indiretos. Os diretos são aqueles relacionados diretamente com a produção dos produtos ou serviços que o negócio oferece ao público. Ou seja, são aqueles que afetam o valor do item, como o preço da matéria-prima, da embalagem, entre outros.

Os custos indiretos são, de fato, os custos operacionais. Eles se relacionam com as despesas destinadas a manter o negócio funcionando e a conservar a atividade comercial ativa. Alguns dos principais são:

  • eletricidade consumida para produção e administração;
  • equipamentos de escritório;
  • viagens de negócio;
  • brindes para clientes;
  • remuneração dos funcionários.

Faça um mapeamento dos processos internos

O primeiro passo para a redução de custos é saber detalhadamente como ocorre cada processo dentro da corporação. Para isso, é preciso conversar com os responsáveis de todos os setores e descobrir a quantidade de recursos que eles demandam.

Muitas vezes, pode ocorrer de a empresa passar por um processo de modernização para tornar as tarefas mais dinâmicas e otimizar a produção. No entanto, nem sempre os colaboradores conseguem se adaptar e desenvolver as atividades de maneira diferente. Esse é um caso em que o mapeamento pode ajudar porque, com uma fonte de gastos excessivos determinada, os gestores podem desenvolver treinamentos que implicarão um corte de custos operacionais.

Invista em ações para reduzir os maiores custos operacionais

A redução de custos operacionais é importante para o aumento da rentabilidade, para o cumprimento de metas vigentes e para o estabelecimento de novas. Assim, esse processo é otimizado quando a gestão foca em reduzir as maiores fontes de despesa, como a conta de luz.

A produção de produtos e serviços, a administração, o setor financeiro, o setor de vendas, entre outros, dependem da eletricidade para desenvolverem seu trabalho. Com constantes crises no setor energético, as tarifas que são passadas ao consumidor variam e crescem constantemente. Assim, uma boa forma de controlar esse custo é investindo na produção própria de energia.

A energia solar mostra-se uma excelente opção porque você terá uma diminuição da fatura energética de até 98%. Isso é possível por meio da instalação de painéis fotovoltaicos que transformarão a radiação solar em energia elétrica, que alimentará todas as funcionalidades elétricas da sua empresa.

Reveja seus fornecedores

Mesmo que matéria-prima, equipamentos e embalagens já sejam fornecidos há muito tempo pelas mesmas companhias, vale a pena fazer uma revisão dos contratos. Principalmente quando há uma relação de confiança com a fornecedora, é possível revisar antigas cláusulas e negociar descontos que resultarão em uma redução significativa de custos.

Chegado ao fim deste texto, você já sabe como identificar os custos operacionais da sua empresa e quais decisões tomar para reduzir essas despesas. Lembre-se de alinhar as novas ações com todos os setores do seu negócio!

O que você achou deste conteúdo? Deixe suas impressões abaixo, pois adoraríamos saber a sua opinião!