Como a energia solar pode ser aproveitada?

11/01/2019 | Energia Solar

Nos últimos anos, a população mundial tem se preocupado muito em encontrar alternativas para driblar a escassez hídrica e diminuir os impactos do efeito estufa. Um bom exemplo disso é a utilização da radiação emitida pelo sol para gerar eletricidade ou aquecimento em construções. Mas afinal, você sabe como a energia solar pode ser utilizada da melhor maneira em nosso dia a dia?

Em construções residenciais ou comerciais, já adiantamos que existem inúmeras maneiras de usar essa tecnologia e desfrutar dos seus benefícios. Entre os principais atrativos estão a grande economia nos gastos mensais e a oportunidade de gerar sustentabilidade para o planeta.

E então, que tal se aprofundar mais no assunto e entender tudo sobre a energia solar? Neste artigo, você descobrirá a importância dessa fonte de energia renovável, as suas vantagens e os principais tipos que hoje estão disponíveis no mercado. Acompanhe!

Qual é a importância da energia solar para o ambiente?

É provável que você já tenha ouvido falar na famosa energia solar, correto? Embora seja bastante citada na mídia, poucas são as pessoas que realmente entendem a importância que essa tecnologia pode proporcionar ao meio ambiente e, consequentemente, aos seres humanos.

Para começar, vamos fazer uma breve explicação sobre o tema. Tanto no inverno quanto no verão, o sol emite, por meio dos seus raios, uma boa quantidade de radiação para o planeta. Ao ser captada da maneira correta, essa radiação pode ser transformada em uma fonte riquíssima de energia renovável — ou seja, aquelas que são produzidas naturalmente e usadas a longo prazo.

Diferentemente das alternativas convencionais, essa técnica é bem mais promissora e não necessita de recursos naturais que podem ser esgotados, o que acontece com a água usada nas hidrelétricas.

As vantagens

Quando comparada às demais fontes, a energia solar apresenta diversas vantagens. A primeira e mais importante delas diz respeito à sustentabilidade. Como essa tecnologia é inesgotável e renovável, não prejudica a natureza.

Além disso, os seus sistemas de captação de energia, como as placas fotovoltaicas, não precisam ser instalados em áreas muito vastas, o que elimina a necessidade de desmatamento. Durante o processo de produção das células fotovoltaicas, os resíduos acumulados também são descartados de maneira consciente, para evitar ao máximo a poluição do meio ambiente.

Podemos dizer que, em todas as suas etapas — da concepção ao funcionamento —, essa tecnologia não causa nenhum dano à natureza, uma vez que não libera gases nocivos ou agentes poluidores.

Tudo isso sem contar com a grande economia que essa fonte renovável proporciona aos consumidores. Ao utilizar a iluminação solar, é possível dispensar o uso da rede elétrica e, com isso, economizar bastante na conta mensal de luz.

Quais são os tipos de energia solar existentes?

São várias as opções para quem deseja captar energia solar e aproveitar os seus incríveis benefícios. A cada dia, essa tecnologia está mais presente no Brasil — um país repleto de condições para se tornar uma das principais potências mundiais a investir no segmento.

A seguir, explicaremos um pouco sobre os tipos disponíveis dessa fonte que hoje se encontram no mercado. Veja:

Energia térmica

Também conhecida como aquecimento solar, consegue transformar a radiação do sol em energia térmica. Esse mecanismo é muito utilizado para manter a água quente em torneiras, piscinas ou chuveiros de prédios comerciais e residenciais. Sem dúvida, essa alternativa é bastante econômica, inclusive, durante o inverno — época na qual precisamos mais do aquecimento da água.

Essa opção pode ser obtida por meio de coletores (painéis solares), que estão disponíveis em diferentes modelos, conforme a necessidade do consumidor. As placas são confeccionadas em alumínio ou cobre e apresentam a superfície de tonalidade escura, para captar o máximo de radiação do sol.

Assim que o sistema transforma os raios solares em calor, a energia é absorvida por um líquido, presente na parte interna dos painéis e enviada até um reservatório térmico, produzido com materiais isolantes que impedem que a água resfrie. O sistema de energia térmica é composto pelos seguintes elementos:

  • coletor;
  • depósito de água;
  • circuito hidráulico;
  • central de controle;
  • apoio de energia.

Energia heliotérmica

Por fim, temos a energia solar concentrada: a heliotérmica. Basicamente, essa tecnologia é composta por um sistema responsável por acumular o calor dos raios solares, concentrando toda a energia em um único receptor.

O mecanismo é mais utilizado na indústria, em empresas que precisam de temperaturas muito elevadas para gerar eletricidade. Para que o sistema funcione, é preciso usar concentradores, que são uma espécie de espelho capaz de focar a energia capturada em um receptor, como um tubo a vácuo.

Nesse tipo de energia, o calor absorvido é todo armazenado e, posteriormente, transformado em energia mecânica para ser usado como eletricidade. O diferencial é que, quando o sistema captura mais energia do que necessário, essa potência é enviada para um depósito especial, sem que haja qualquer desperdício.

Energia solar fotovoltaica

A chamada energia solar fotovoltaica consiste em uma tecnologia exclusiva para gerar energia por meios das placas fotovoltaicas, equipamentos responsáveis por transformar a radiação do sol em eletricidade, proporcionando excelente economia para a população.

Como funcionam as placas solares?

As placas são fabricadas a partir de um material semi-condutor condutor conhecido como silício. Cada placa solar é composta por células fotovoltaicas, as quais são formadas por um sanduíche de dopagens diferentes de silício e criam uma diferença de potencial ao serem excitadas.

O seu funcionamento acontece da seguinte maneira: no momento em que a célula é atingida pelos raios solares, a dopagem de silício é excitada e cria uma diferença de potencial entre os polos positivos e negativos, ao ser fechado uma corrente elétrica começa a percorrer o circuito. Nesse momento a corrente se encontra como contínua, DC e, ao ser enviada para o inversor, é convertida para corrente alternada, AC.

Para o sistema entrar em funcionamento são necessários diversos componentes, sendo eles: placas solares, inversores, componentes de proteção, cabos e conectores.

As placas podem ser colocadas nas fachadas dos imóveis, nos telhados ou no chão, de acordo com a preferência do cliente. A parte boa? Essa modalidade funciona nos dias ensolarados ou nublados, já que a energia fotovoltaica utiliza a radiação difusa e direta.

Como a energia solar pode ser utilizada?

Atualmente, existem diferentes maneiras de captar a energia solar para aproveitá-la em nosso dia a dia. Essa fonte pode ser aproveitada para realizar atividades simples, como usar uma calculadora ou manter um relógio funcionando.

Porém, muito além disso, ela é extremamente poderosa e consegue substituir a energia elétrica no abastecimento de cidades inteiras. Abaixo, listamos algumas das maneiras de aproveitar a energia solar.

Arquitetura Bioclimática

A arquitetura bioclimática nada mais é do que encontrar maneiras de aproveitar a luz e o calor natural do sol (ou então evitá-los) com o uso de projetos arquitetônicos como forma de integração ao ambiente em que a propriedade está inserida.

As edificações que conseguem aproveitar ao máximo todo tipo de condição natural imposta no ambiente são planejadas com muito cuidado. Isso pode representar um alto nível de rendimento quando o objetivo é aproveitar a energia solar natural.

Como exemplo, podemos citar:

  • a economia de energia elétrica com o uso de sistemas que exploram a luminosidade natural ao longo do dia. Com isso, não é necessário acionar lâmpadas para iluminar o local;
  • a diminuição do acionamento de aparelhos de ar-condicionado, com sistemas que são capazes de realizar o reflexo da luz solar, resfriando a temperatura do ambiente.

Energia Solar Térmica

Como já citamos acima, o efeito fototérmico representa a absorção da irradiação do sol, para que ela seja convertida diretamente em calor. Esse procedimento é o que acontece com um sistema de aquecimento solar que usa os coletores solares como equipamento para a captação de energia.

Diferentemente do processo tecnológico utilizado na geração de energia fotovoltaica, que começou a ser difundido no Brasil há pouco menos de uma década, o sistema de aquecimento solar já é mais popular por aqui. O motivo principal é a simplicidade desse tipo de tecnologia, fator que impacta diretamente no custo mais acessível do que o do sistema solar fotovoltaico.

Energia Solar Fotovoltaica

No ano de 1839, o físico francês Edmond Bequerel, especialista em espectro solar, magnetismo, eletricidade e óptica, constatou que havia uma diferença na potência das extremidades de um semicondutor, quando esse equipamento absorvia a luz visível. Assim, foi descoberto o efeito fotovoltaico.

A energia solar fotovoltaica é a maneira mais promissora que existe de captar a energia do sol. Isso porque os benefícios que envolvem esse sistema são realmente indiscutíveis, como falamos no início deste artigo. No entanto, sempre vale a pena relembrarmos os principais pontos vantajosos da energia solar fotovoltaica:

  • sua matéria-prima jamais chegará ao fim, pois é abundante e infinita;
  • a emissão de partículas poluidoras é completamente zero no processo de produção de eletricidade por meio de um sistema fotovoltaico;
  • esse tipo de equipamento pode ser instalado em qualquer lugar do mundo.

Os sistemas solares fotovoltaicos On-Grid, que são aqueles que têm conexão com a infraestrutura da rede elétrica da concessionária que atende a região do imóvel, já foram disseminados por milhares de propriedades residenciais e comerciais Brasil afora. Com isso, cada um dos brasileiros que investiu nesse tipo de sistema já é capaz de produzir a sua própria energia elétrica.

Em um país que sofre constantes aumentos na tarifa de eletricidade, e que conta com um sistema de bandeiras vigente, encarecendo ainda mais a conta de luz no final do mês, nada melhor do que estar livre do perigo que a inflação energética representa ao bolso o tempo todo.

Além do mais, somos beneficiados por morar em um território favorecido geograficamente com uma quantidade abundante de luz solar durante todo o ano. Por essa razão, a tecnologia para produção de energia fotovoltaica se mostra cada vez melhor como uma solução elétrica que atenda os milhões de consumidores brasileiros.

Vejamos algumas outras maneiras de usar a energia solar:

  • para fornecer energia elétrica a residências e empresas;
  • para manter alguns equipamentos eletrônicos funcionando, como sanduicheiras, cafeteiras e relógios;
  • no funcionamento de carros;
  • para aquecer água;
  • em estações de tratamento de água.

Gostou de descobrir como a energia solar pode ser utilizada? Agora que você já está por dentro do assunto, não restam dúvidas de que essa é uma excelente opção para modernizar o seu imóvel e economizar dinheiro na fatura de luz.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da Solarprime, a maior franquia de energia solar do Brasil.