Vivemos em uma época na qual a informação flui de maneira rápida, as rotinas estão cada vez mais apertadas e a pressa está sempre presente. Além disso, o consumismo segue desenfreadamente, gerando desperdício e aumentando a demanda industrial. Por isso, muitas pessoas buscam um estilo de vida sustentável para andar na contramão dessa mania mundial.

Ser sustentável envolve mudanças profundas nos hábitos, para ser mais amigável ao meio ambiente e para ter um estilo de vida mais saudável. Neste texto, daremos dicas imperdíveis de como inserir a sustentabilidade no seu dia a dia. Vamos lá!

Cuide da sua alimentação

É comum comprar alimentos e refeições mais rápidos de serem preparados, para não perder o valioso tempo de trabalho cozinhando uma refeição. Devido a isso, os fast foods se tornaram uma febre mundial. Outra demanda que surgiu é de refeições prontas, vendidas congeladas e resfriadas nos supermercados, preparadas em questão de minutos no micro-ondas.

Acontece que, para manter um certo padrão de sabor, ou para imitar os sabores e aromas de alimentos frescos, tais alimentos têm uma alta concentração de sódio, gordura e açúcares, que rapidamente viciam o paladar. Com isso, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade tem atingido a população jovem.

Essas redes alimentícias exploram os recursos naturais de maneira irresponsável, para produzir algo que nem pode ser considerado comida de verdade. Por isso, corte esses produtos da sua vida. Outra ação importante, é comprar vegetais em feiras ou diretamente de pequenos produtores, preferencialmente aqueles sazonais. Isso garante que você levará para a sua mesa produtos frescos e livres de agrotóxicos que agridem a natureza, além de privilegiar um estilo de vida sustentável.

Tenha um consumo responsável de água

Consumir água é de extrema importância para a vida humana. Ela é usada desde o preparo de alimentos, até a limpeza da casa, sendo indispensável. Contudo, é possível pensar em um consumo mais sustentável desse recurso natural. Uma boa forma de economizar, é fazendo a coleta e a armazenagem da água da chuva e posterior uso para irrigação de jardins, lavagem de cômodos, entre outros.

Evite o uso desnecessário de plástico

O plástico é um tipo de material que demora centenas de anos para se decompor na natureza. Por isso, é necessário evitar o consumo desnecessário dele. Na padaria, por exemplo, você pode optar por levar os pães no saco de papel, no lugar da sacola plástica. No supermercado, uso de bolsas ecológicas ou biodegradáveis para carregar as suas compras, e é imprescindível não comprar frutas em embalagens plásticas, já que a própria casca é a proteção ideal para elas e se decompõe em questão de meses.

Consuma de maneira consciente

Seja roupas ou material digital, procure a origem daquilo que você está consumindo. Não é raro que empresas usem mão de obra escrava para a fabricação de seus produtos, o que é de extrema gravidade. Outras, ainda provocam uma grande extração de minerais. Dessa maneira, procure marcas com consciência ambiental e social, evitando prejudicar a vida humana e o meio ambiente.

Locomova-se de maneira mais sustentável

O setor de transportes é responsável por boa parte da poluição de gás carbônico na atmosfera e os carros poluem, comparativamente, mais do que o transporte coletivo. Apenas em São Paulo, por exemplo, os carros de passeio emitem 73% da poluição, enquanto só transportam 30% da população.

Dessa forma, é importante tomar algumas atitudes, como promover o rodízio de carona entre colegas de trabalho, usar o transporte público com mais frequência e, sempre que possível, deslocar-se a pé ou de bicicleta.

Aposte em energia renovável para uma vida sustentável

A busca por fontes alternativas de energia é uma das grandes preocupações da atualidade, como maneira de diminuir gastos e evitar a poluição. Assim, a energia solar é uma grande aliada da sustentabilidade. A maior vantagem é a possibilidade de instalar um sistema de geração pessoal em sua própria casa ou empresa, o que faz com que você possa decidir adotar uma fonte energética limpa em pouco tempo.

Pronto! Agora, você já sabe como levar uma vida sustentável com ações simples no seu dia a dia. Lembre-se de que o consumo é a base dessas mudanças de hábito.

Gostou deste conteúdo? Então, continue no nosso blog e entenda tudo sobre construções sustentáveis!

Comments

comments