Indústria 4.0 e energia solar: entenda a relação entre eles!

05/08/2019 | Energia Solar

O ramo industrial está diretamente relacionado com as inovações que aparecem a cada dia. Toda empresa que cria e aplica novas tecnologias provoca mudanças no jeito como vivemos e no modo como fazemos várias atividades rotineiras. Atualmente, estamos na era da indústria 4.0.

Esse é um tempo no qual aparecem cada vez mais fortes concepções como internet das coisas, presença digital e sustentabilidade. Os empreendedores estão de olhos abertos, em busca de caminhos que aliem progresso e práticas sustentáveis.

Mas de que forma a indústria 4.0 se relaciona com a energia solar? Leia este post e descubra!

O que é a indústria 4.0?

A tecnologia mudou a forma como a sociedade em que vivemos funciona. Naturalmente, essa transformação chegou até as fábricas. A indústria 4.0 comprova isso, demonstrando a transição de um modelo de produção analógico para o digital, de modo a otimizar processos.

Os conceitos que fazem parte da indústria 4.0 estabeleceram um novo parâmetro manufatureiro, visto que é possível fazer o monitoramento, rastreamento e controle de tudo virtual e remotamente.

Por isso, podemos afirmar que essa nova era industrial aumentou a produtividade, pois imprimiu mais rapidez e conectividade às atividades fabris. Com as máquinas comunicando dados importantes aos gestores, a tomada de decisão se torna mais eficiente.

Um dos grandes diferenciais da indústria 4.0 é a sustentabilidade. Isso porque esse modelo industrial compreende responsabilidade com os recursos naturais. Um ótimo exemplo disso é a geração de energia por meio de fontes renováveis, como a solar.

Qual é a importância da energia solar para a indústria 4.0?

Uma das principais finalidades da indústria 4.0 é acabar com todo o tipo de ineficiência dentro das fábricas. Para isso, é preciso ter consciência e controle no uso dos recursos naturais. Assim, há uma inclinação para a diminuição dos resíduos gerados, com o objetivo de atingir a eliminação por completo.

Precisamos partir do princípio de que a energia elétrica é essencial para uma fábrica poder funcionar. Isto posto, a eletricidade deve ser consumida com prudência, para que seja evitado o desperdício.

Mas não é só isso. Também é preciso se preocupar com a fonte geradora da energia usada no processo fabril.

Nesse contexto, a energia solar é fundamental para a sustentabilidade da indústria 4.0. Afinal, ela oferece diversos benefícios, como:

  • redução dos custos operacionais com eletricidade;
  • redução e mitigação de impactos ao meio ambiente causados pela utilização de fontes de energia não renováveis;
  • automação do monitoramento da geração e do consumo de luz, visto que os módulos fotovoltaicos têm acesso remoto de controle e fiscalização do seu desempenho.

A implementação da energia solar dentro da indústria 4.0 começa com atenção ao fato de que a tarifa em nosso país sofre aumentos constantes. E, para que a automação tenha viabilidade financeira nas empresas, é preciso que o custo da eletricidade seja reduzido.

Portanto, a solução perfeita para isso é o investimento em energia solar.

Quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia solar? Acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.