Reforma de casa: 3 dicas para gastar pouco

30/11/2018 | Dicas

Ao decidir fazer uma reforma de casa, alguns cuidados são fundamentais para evitar dores de cabeça, como elaborar um planejamento, avaliar a quantidade de dinheiro que você tem disponível, mensurar a necessidade de profissionais, calcular o prazo para conclusão da obra, entre outros.

Por isso, escrevemos este post com 3 dicas incríveis de como reformar uma casa gastando pouco. Leia e economize!

1. Pense na sustentabilidade

Pensar na sustentabilidade da sua reforma de casa significa utilizar sistemas construtivos e materiais que agridam menos o meio ambiente. Para isso, procure opções que sejam mais duráveis, com bom desempenho e custos baixos.

Esse tipo de atitude pode ser tomada tanto no curso das obras como na rotina diária de imóveis já reformados.

As lâmpadas de LED são ótimos exemplos de materiais sustentáveis, uma vez que duram muito mais e gastam muito menos energia do que as lâmpadas tradicionais.

Outra maneira de pensar na sustentabilidade na reforma de casa é substituir a alvenaria por paredes de drywall. Dessa forma, você garantirá uma obra mais rápida e mais limpa para qualquer ambiente interno.

As telhas feitas de fibrocimento também são consideradas sustentáveis por serem duráveis, flexíveis e reduzirem o custo da obra.

2. Faça vários orçamentos

Quando você realizar o planejamento da sua reforma de casa, não tenha preguiça de pesquisar o preço de tudo. Sim, sabemos que isso dá trabalho, além de demandar tempo. No entanto, esse tipo de atitude fará toda diferença para o seu bolso, visto que a variação de preços dos materiais de construção e reforma é grande entre uma loja e outra.

Por isso, fique de olho para fazer compras inteligentes do ponto de vista financeiro, economizando seus recursos financeiros. Uma boa maneira de organizar essa pesquisa de preço é seguir esses passos:

  • faça uma lista de todos os materiais a serem utilizados na reforma, desde a parte elétrica até os pisos e revestimentos. Procure não esquecer de nada. Para isso, consulte os profissionais responsáveis pela obra da sua casa;
     
  • faça uma pesquisa detalhada de todos os materiais contidos nessa lista. Organize uma planilha ou anote em um caderno, caso seja mais fácil para você, os preços encontrados na sua busca, quais tipos de descontos as lojas oferecem para quantidades e quais meios de pagamento você pretende utilizar.

Agora você está pronto para tomar a decisão de onde comprar e como pagar pelos materiais escolhidos.

Pode ter certeza que, se você ficar com preguiça e pular essa etapa de pesquisa de preços, a reforma da sua casa custará mais do que deveria. Garantimos que seu bolso não vai gostar nada disso!

3. Analise o que pode ser feito por você

Claro que determinados trabalhos contidos na obra precisam ser feitos por profissionais devidamente habilitados, porém, vale usar o seu bom senso para avaliar o que pode ser feito por você mesmo.

Ao fazer algumas tarefas da sua reforma, é possível economizar bastante. Encare isso como um tipo de terapia, na qual você está investindo o seu tempo para cuidar daquilo que é seu.

Algumas atividades que podem ser feitas por você são:

  • pintura de paredes;
  • pátina em móveis;
  • conserto de coisas;
  • montagem de mobiliários de baixa complexidade.

Nosso último — mas não menos importante — conselho é planejar com antecedência a reforma de casa. Dessa maneira, você terá muito mais chances de realizar sua obra sem dores de cabeça.

Para mais dicas sobre como economizar dentro de casa, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!