Saiba quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia!

24/01/2018 | Dicas

A conta de luz é uma das principais fontes de despesas tanto em casa quanto em comércios. Economizar energia é uma das melhores formas de poupar dinheiro todo mês, além de também ser uma opção de fácil acesso. E o melhor caminho é descobrir quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia.

Muitas pessoas não entendem claramente qual é o impacto desses aparelhos em sua conta de luz e acabam com um consumo elevado todo mês. Algo bem ruim se você tem um orçamento apertado e precisa de uma folga a mais em sua renda mensal.

Para te ajudar com isso, separamos aqui algumas informações sobre os eletrodomésticos que mais consomem energia, seu impacto e como você pode reduzir seu consumo.

Qual o impacto dos eletrodomésticos no consumo de energia?

A maior parte do consumo de energia em qualquer casa vem dos seus eletrodomésticos. São eles que demandam mais eletricidade para continuarem funcionando no dia a dia. Mesmo quando não estão ligados, eles continuam puxando eletricidade quando em stand by.

Quanto mais eletrônicos você utiliza no dia a dia e por mais tempo, maior será seu impacto. É o caso, por exemplo, da televisão ligada o dia todo, da máquina de café, alarmes, etc. Objetos que pesam bem mais no seu consumo do que a iluminação, por exemplo.

Quais aparelhos pesam mais na sua conta?

Se você quer administrar melhor seu consumo de energia, é importante entender quais são os aparelhos domésticos que mais consomem energia no dia a dia. Veja aqui alguns dos principais responsáveis pela sua conta de luz.

Geladeira

Qualquer tipo de refrigeração requer muita energia para funcionar. Sendo assim, não é difícil deduzir que a geladeira é o eletrônico que mais consome eletricidade em qualquer casa. Mesmo modelos pequenos podem ser responsáveis por uma boa parte da sua conta de luz. Em grande parte, por ficarem ligadas o dia inteiro. Desligar a geladeira algumas horas por dia também não é uma opção.

Ar-condicionado

Seguindo a mesma linha, o ar-condicionado também é um dos aparelhos que mais afetam seu consumo de energia. A princípio, ele pode ser similar à geladeira, já que sua função é reduzir a temperatura. Porém, ele precisa refrigerar um cômodo muito maior e com menos isolamento térmico. Sem falar que o seu próprio corpo emite calor, exigindo que o aparelho funcione com maior intensidade.

Chuveiro elétrico

Outro suspeito comum em toda conta de luz é o chuveiro elétrico. A possibilidade de ter água quente sem esforço é ótima para muitas pessoas que têm pouco tempo e querem evitar os riscos do chuveiro a gás. Porém, você deve estar pronto para o consumo de energia ser mais alto no fim do mês, especialmente se você tomar banhos longos.

Monitores e televisão

Se você ainda tem uma televisão em casa, então é provável que ela já tenha impactado na sua conta de luz. Seu consumo é bem menor do que alguns outros itens da lista, mas há um detalhe: ela consome energia mesmo em stand by. Sendo assim, enquanto o aparelho está na tomada, ele está puxando a energia pouco a pouco, o que se acumula com o tempo.

Consoles de videogame e computadores

O mesmo argumento acima também se aplica aos consoles de videogames e computadores. Aquele consumo mínimo que se acumula com o tempo. Porém, eles também tendem a puxar uma quantidade razoável de eletricidade enquanto ligados. Afinal, aparelhos digitais precisam de bastante energia para processar grandes quantidades de informação em pouco tempo.

Como reduzir o consumo em casa?

Manter a conta de luz sob controle deve ser sempre uma de suas prioridades. E saber os eletrodomésticos que mais consomem energia é apenas o primeiro passo. Veja aqui algumas dicas que você pode adotar para diminuir o seu consumo de energia.

Calcule seu consumo diário

Um bom ponto de partida é saber quanto você consome em mente por dia. Isso é especialmente útil na hora de planejar o orçamento de um negócio, que precisa considerar todos esses detalhes dos seus custos.

É bem fácil avaliar calcular o consumo esperado de um aparelho elétrico hoje em dia. Basta multiplicar a sua potência em Watts pelo tempo de uso em horas. Por exemplo, se você usa um aparelho com potência de 200 watts ao longo de 8 horas, terá um consumo diário esperado de 1600 watt-hora.

Para saber qual será esse impacto na sua conta de luz, basta multiplicar esse número pelo valor cobrado. A maioria das cobranças é feita em kWh (kilo-watt-hora). Basta dividir o consumo diário por 1000 e você terá um valor em kWh.

Use aparelhos mais eficientes

Diferentes marcas do mesmo eletrodoméstico podem consumir quantidades completamente diferentes de energia. Sendo assim, investir em modelos mais econômicos reduz consideravelmente as suas despesas a longo prazo.

Cada aparelho possui uma etiqueta de energia, que indica qual é o seu nível de economia, baseado em uma letra. Os eletrodomésticos que mais consomem energia recebem marcadores com F ou G, enquanto os mais econômicos recebem a letra A.

Tire os aparelhos da tomada

Como mencionamos mais cedo, uma boa parte do consumo de energia dos seus eletrodomésticos ocorre quando estão em stand by. Sem uso, mas ainda consumindo eletricidade. Se você tiver essa opção, tire esses aparelhos da tomada enquanto não são usados e você vai economizar bastante energia.

Fique atento ao horário de pico

Outra informação que nem todos conhecem é o chamado Horário de Pico. Trata-se do período do dia com maior demanda de energia, geralmente entre 18h e 21h. Consequentemente, também é o horário em que as concessionárias de energia aumentam sua taxa. Sempre que possível reduza seu consumo nesse intervalo.

Use a energia solar

A energia solar converte a radiação captada por meio de painéis fotovoltaicos em eletricidade. Isso quer dizer que, se você adquire esse tipo de tecnologia em sua residência ou empresa, é como se você contasse com um gerador próprio de energia, produzindo uma economia considerável na sua conta de luz ao fim do mês.

Também é uma tecnologia cada vez mais acessível e de baixo custo. Uma ótima opção mesmo para uso doméstico ou em pequenos negócios.

Agora que você entende melhor quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia, pode montar um plano para economizar na conta de luz. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença no seu custo mensal.

Quer continuar recebendo dicas para economizar na conta de energia? Então siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn agora mesmo.