6 cidades sustentáveis e como elas aproveitam a energia solar!

25/10/2023 | Energia Solar

Cidades sustentáveis são aquelas que integram ações de sustentabilidade nos serviços fundamentais, como transporte, segurança, saneamento e saúde. Todas essas ações devem colaborar para o desenvolvimento econômico e ambiental da cidade. Várias diretrizes contribuem para aprimorar a gestão de uma localidade, a fim de prepará-la para as próximas gerações.

Para que um município seja considerado sustentável, os gestores devem priorizar três pontos: economia, responsabilidade social e vitalidade cultural. A região deve, entre outras coisas, destinar corretamente resíduos sólidos, reaproveitar água da chuva, criar fontes de energia sustentável e oferecer transporte alternativo e de qualidade para a população.

Alguns centros urbanos estão se reinventando para promover um mundo melhor no amanhã. Neste post, vamos citar cidades que estão em busca dessas melhorias e o que elas fazem para se tornarem mais sustentáveis. Acompanhe!

Cidades sustentáveis no Brasil e no mundo

A urbanização faz parte dos avanços sociais, políticos e econômicos, porém causa muitos impactos ambientais. Os centros urbanos se tornaram o ponto central de problemas relacionados ao desperdício de recursos naturais e poluição.

Por isso, o principal objetivo das cidades sustentáveis é prevenir o esgotamento do meio ambiente e garantir insumos para as gerações futuras. Desenvolvimento urbano, qualidade de vida, crescimento econômico, preservação ambiental e respeito a natureza são algumas qualidades das cidades sustentáveis.

Não é possível afirmar que exista um município totalmente sustentável no mundo, mas podemos mostrar algumas cidades que buscam constantemente um futuro melhor para seus moradores.

1. Curitiba

Curitiba é conhecida como uma das cidades mais sustentáveis do mundo. Comparada com Madrid e Amsterdã, a capital paranaense é uma ótima opção para viver e passear. A cidade é considerada referência em assuntos relacionadas à mobilidade e preservação ambiental.

Corredores de ônibus com veículos biarticulados garantem agilidade no embarque e desembarque, além de viagens mais rápidas e confortáveis. Utilizando transporte público de qualidade, a cidade emite menor quantidade de poluentes melhorando, consideravelmente, a qualidade do ar.

A capital tem a melhor qualidade do ar entre as cidades brasileiras e conta com mais de 64 m² de extensão verde por habitante, além de 36 áreas de preservação ambiental. Desde 1970, Curitiba possui tecnologia que distribui de maneira adequada as águas da chuva em seus parques, canais e rios.

2 .Londrina

Também localizada no Paraná, Londrina é mais um exemplo de cidade brasileira sustentável. Muito conhecido por sua política de coleta seletiva, o município desenvolveu o projeto Cesta Verde onde os moradores trocam o lixo reciclável por alimentos. Além de levar comida a quem precisa, a iniciativa ajuda a conscientizar os habitantes sobre a importância da separação dos resíduos.

Este projeto, criado em 1996, teve como novidade a inclusão dos catadores de material reciclável no processo. Essa foi uma maneira de aumentar a rentabilidade nas associações e gerar mais empregos, além de expandir os locais que são atendidos pela coleta seletiva.

O município também conta com projetos para incentivar a população sobre a importância de manter suas calçadas em bom estado. Na área da educação, alunos e professores atuam em ações que promovem atos culturais.

3.São Francisco (EUA)

A cidade norte-americana de São Francisco foi a primeira a banir o uso de sacolas plásticas. Em 2014, o município proibiu, para uso individual, a venda de água em garrafas plásticas dando mais um exemplo de sustentabilidade. A medida reduziu os impactos ambientais gerados pela fabricação e descarte desse material.

Ademais, não são permitidas fabricação e venda de brinquedos que possuam produtos químicos prejudiciais em sua fórmula. Desde 2001, a instalação de painéis solares em prédios públicos tornou o local mais sustentável.

Outro ponto de destaque é que boa parte da população utiliza a bicicleta como transporte reduzindo a emissão poluentes danosos ao meio ambiente. A cidade é considerada a mais verde da América do Norte e é líder em parcerias privadas para desenvolvimento de projetos inovadores.

4.Vancouver (Canadá)

Com mais de 300 áreas verdes, Vancouver é a cidade dos parques. O Stanley Park é o maior parque urbano do Canadá e possui mais de 400 hectares. Grande parte da população vive muito próximo a parques e jardins, o que ajuda a despertar a consciência para a preservação ambiental. Além disso, espaços de lazer e descanso próximo das casas tornam-se mais valorizados pelos habitantes.

Uma curiosidade é que 90% da energia gerada na cidade é através de ondas, ventos, painéis solares e hidrelétricas. Outro fato interessante, é que as medalhas entregue nas Olimpíadas de Inverno de 2010, foram fabricadas a partir de restos de metais descartados.

5.Freiburg (Alemanha)

Vista como a cidade mais sustentável do mundo, Freiburg é conhecida por suas iniciativas ecológicas. Os cuidados com energia solar, mobilidade e reciclagem oferecem maior qualidade de vida à população. Com muita incidência de sol durante todo o ano, painéis solares foram instalados em vários imóveis substituindo energia elétrica pela energia solar.

A cidade alemã também se destaca pelo uso consciente da água. As casas possuem sistema de reaproveitamento de água da chuva em suas coberturas. Após captada e armazenada, é utilizada nas descargas dos vasos sanitários e para irrigar os jardins. Para o transporte, o destaque são os 500 km de ciclovias que comportam em média 200 mil bicicletas.

6.Copenhague (Dinamarca)

Outro modelo de cidade sustentável, Copenhague investe em meios de transporte e implantação de áreas verdes. Com muitas ciclovias disponíveis, boa parte da população se locomove de bicicleta diminuindo a emissão de gases poluentes. A valorização do uso de bikes como meio de transporte é uma das principais ações sustentáveis da capital dinamarquesa.

Outra medida importante é a lei, em vigor desde 2012, que obriga edifícios novos implantarem em suas estruturas o telhado verde. Além de mudar o visual estético dos prédios, a vegetação absorve a água da chuva e reduz o calor produzido pelo concreto.

Portanto, por meio de inúmeras práticas eficientes para melhorar qualidade de vida da população, estimular o desenvolvimento econômico e preservar os recursos naturais, as cidades sustentáveis ganham destaque no Brasil e no mundo. O conjunto de ações do poder público e a participação popular podem mudar a forma de encarar o futuro com mais responsabilidade ambiental.

Gostou do post? Siga a Solarprime nas redes sociais e fique por dentro de muitas novidades!