O consumo de energia elétrica é um tema recorrente em qualquer espaço, seja como questão de economia financeira ou de sustentabilidade. E uma das metas que cada vez mais pessoas buscam hoje em dia é a autonomia energética em suas casas e empresas.
Mesmo que se aplique apenas à sua residência, esse ainda é um objetivo importante para considerar em seus planos. Hoje, ela é bem mais acessível, graças à acessibilidade da energia solar.
Acompanhe e entenda mais sobre a autonomia energética e como alcançá-la com a energia solar.
O que é autonomia energética?
Promover a autonomia energética significa que um espaço delimitado pode produzir toda a energia que consome. Por exemplo, uma casa que consegue alimentar todas as luzes e eletrodomésticos apenas com a energia gerada por meio dos seus próprios painéis solares.
Qual a importância?
Um imóvel capaz de suprir sua própria energia gera bem menos custos a longo prazo e não depende da rede pública para manter seu funcionamento. Além disso, também torna o espaço mais sustentável e amigável ao meio ambiente.
Como ter autonomia energética com energia solar?
A energia solar é bem mais acessível hoje. Qualquer imóvel pode utilizar painéis solares para suprir suas demandas energéticas. Veja abaixo como funciona.
Dimensionamento
Primeiro, é necessário avaliar a demanda de energia do local e calcular qual é a produção necessária. Essa será a base para o desenvolvimento desse projeto.
Avaliação da viabilidade
Em seguida, um técnico especialista faz uma avaliação do local para determinar a viabilidade da instalação. Naturalmente, o local deve ter boa incidência de luz solar, além de infraestrutura elétrica adequada para promover a vida útil do sistema fotovoltaico.
Instalação
Considerando que o local é viável, o próximo passo na autonomia energética é fazer sua instalação. Isso inclui tanto o inversor adequado quanto os painéis solares necessários para suprir a demanda de energia local.
Escolha dos equipamentos
Dependendo do tipo de ambiente, existem diferentes tipos de painéis solares que podem ser aplicados. O objetivo aqui é encontrar o modelo que tenha o melhor retorno de produção energética em relação às suas restrições de espaço e peso.
Monitoramento
Ao longo do tempo, também é necessário fazer o monitoramento da produção e o consumo de energia no local. Assim, é possível comprovar sua autonomia.
Armazenamento de energia
Painéis solares só geram energia durante dias de sol. Sendo assim, é necessário armazenar parte dessa energia para ser consumida durante a noite e em dias nublados ou chuvosos.
Redução do consumo
Para promover a autonomia energética, é importante também diminuir seu consumo no dia a dia. Por exemplo, buscando eletrodomésticos e lâmpadas com menor consumo.
Como identificar?
Para que um espaço alcance autonomia energética, ele precisa ser capaz de suprir suas próprias demandas indefinidamente. Ou seja, deve conseguir gerar um excedente, o qual será armazenado e consumido no futuro.
Com as dicas que apresentamos aqui, é possível alcançar total independência da rede de energia externa, cortar custos e conseguir um estilo de vida mais sustentável.
Este artigo tirou suas dúvidas sobre autonomia energética? Então compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem mais sobre o assunto.