Com os painéis fotovoltaicos, é possível aproveitar a energia solar dentro de qualquer residência. É uma tecnologia bem mais acessível, tanto em custo quanto praticidade. Porém, para aproveitar ao máximo seus benefícios, é importante tomar alguns cuidados para maximizar a vida útil desse tipo de sistema.
A seguir, entenda melhor o que é a vida útil de um sistema fotovoltaico, quais aspectos influenciam nesse sentido e como garantir maior durabilidade. Confira!
O que é a vida útil de um sistema fotovoltaico?
A vida útil é o período que se espera que uma ferramenta ou sistema funcione sem defeitos. No caso do sistema fotovoltaico, é o intervalo entre a instalação e a necessidade de trocar por completo os painéis solares, transformador ou outras partes que integram o seu funcionamento.
Qual a importância?
Entender a vida útil de um sistema fotovoltaico é fundamental para planejar a sua instalação e manutenção. Quanto mais ele durar sem apresentar defeitos, melhor será seu retorno no longo prazo.
O que influencia na vida útil do sistema fotovoltaico?
Há muitos fatores que podem afetar a durabilidade desse sistema, tanto positivamente quanto negativamente. Veja, a seguir, alguns dos principais.
Qualidade dos componentes
O uso de painéis solares, fiação e transformadores de qualidade, é fundamental para definir a vida útil do sistema fotovoltaico. Quanto melhor ela for, maior será a tendência a durar sem apresentar qualquer defeito.
Condições do clima
O clima no local de instalação também tem um papel importante. Se o sistema fica exposto à chuva, vento, granizo ou outras intempéries com muita frequência, tende a se desgastar bem mais rápido.
Manutenção
Todo sistema fotovoltaico requer manutenção regular para aumentar sua vida útil. Isso inclui desde a limpeza até a verificação de componentes menores, como fios, isolamento e interruptores. Negligenciar esse aspecto acelera seu desgaste.
Instalação
A maneira como o sistema é instalado também influencia sua vida útil. Uma boa instalação considera possíveis riscos às peças, entre outros pontos que possam afetar sua durabilidade. Por isso é importante contar com uma boa equipe técnica.
Variações de temperatura
Locais com variação de temperatura muito ampla, devido ao clima ou a outros fatores internos, também prejudicam o sistema, acelerando o desgaste do equipamento.
Quais cuidados são necessários para aumentar a vida útil do sistema?
No dia a dia, é importante tomar algumas precauções para manter o funcionamento adequado do sistema fotovoltaico. Primeiramente, realizar a manutenção preventiva regular, antes que defeitos maiores apareçam.
Isso inclui a verificação do sistema e também e limpeza dos painéis. Lembre-se, ainda, de monitorar a produção de energia. Uma queda na geração, não provocada por alterações no clima, pode indicar que há algo de errado.
Agora você entende melhor o que influencia a vida útil de um sistema fotovoltaico. Ao considerar os cuidados que mencionamos, certamente poderá aproveitar melhor seus recursos e economizar na conta de luz.
Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então assine nossa newsletter gratuita e receba tudo em primeira mão.