4 dicas incríveis de como economizar energia no inverno

28/08/2019 | Dicas

Sabemos que o ar-condicionado é o terror da conta de luz durante o verão. Só que, quando faz frio, também é preciso tomar cuidado para não extrapolar no gasto com eletricidade. Isso porque o aumento da tarifa energética é bem comum nesse período, principalmente por causa do chuveiro elétrico, do ferro de passar roupas e dos aquecedores de ambientes. Mas como economizar energia no inverno?

Existem algumas atitudes simples que trarão uma ótima economia para o seu bolso no final do mês. Continue sua leitura e conheça nossas dicas!

1. Diminua a temperatura do chuveiro

O chuveiro elétrico é uma das maiores causas do aumento na conta de luz durante o inverno. Afinal, quem não gosta de tomar um banho bem quentinho nessa estação do ano? Só que o aumento na temperatura desse eletrodoméstico puxa mais energia. Além do mais, nossos banhos costumam ser mais demorados.

Logo, o primeiro passo é controlar o tempo do banho. Também vale testar o modo morno do seu chuveiro, pois ele pode ser suficiente para você aquecer a água mesmo no inverno, gastando menos energia.

2. Lave roupas com menor frequência

O melhor a ser feito é sempre utilizar a capacidade máxima da sua máquina de lavar. Você também pode colocar uma quantidade menor de sabão em pó. Assim, não será preciso ativar a função de enxágue extra. Não use água quente, pois a temperatura normal já será capaz de limpar suas roupas de forma adequada.

Hoje em dia, as máquinas que lavam e secam estão cada vez mais comuns nas residências. Mas a função de secagem pode sair cara. Então, use-a com moderação, apenas para aquelas peças que realmente demoram muito para secar no varal durante o inverno.

3. Facilite a entrada da luz solar em casa

Casas em que a luz do sol entra com mais facilidade usam menos luz elétrica. Sendo assim, use e abuse da iluminação natural. A decoração do seu imóvel também pode ajudar na economia. Isso porque a luminosidade tem um reflexo maior em paredes e tetos pintados com cores claras.

Além disso, vale lembrar de manter a luz desligada quando não há ninguém no cômodo. Já para os momentos nos quais acender a luz é imprescindível, o mais recomendado é trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED. A economia pode alcançar até 80%, e a vida útil delas é maior.

4. Use o aquecedor com consciência

Nada de deixar o aquecedor ligado em ambientes que ninguém está, ok? Ademais, procure analisar se o tamanho e a potência do seu aparelho estão realmente adequados ao espaço que você quer aquecer. Isso porque usar um aquecedor pequeno em um cômodo grande pode gastar muita energia e, ainda por cima, o aparelho não vai esquentar o local satisfatoriamente.

Aquecedores que contam com a função timer devem ser acionados durante a noite, por exemplo, para que desliguem quando o quarto já estiver quentinho. Deixá-los funcionando pode ser um grande desperdício de eletricidade.

Neste post, você conferiu dicas simples e eficientes sobre como economizar energia no inverno. Por fim, nosso último conselho é que você pense na utilização de formas alternativas de energia como uma maneira de gastar ainda menos na sua conta de luz. O uso da energia solar, por exemplo, é um jeito eficaz de reduzir sua fatura de eletricidade.

Quer saber mais sobre como a energia solar ajuda a poupar dinheiro? Siga a Solarprime nas redes sociais e acompanhe nossas publicações. Estamos no Facebook e no Instagram.