Gestão de franquias: confira 6 estratégias essenciais para obter sucesso!

13/12/2018 | Franquias

Muitas pessoas têm o sonho de trabalhar para si próprias, tendo seu próprio negócio. Mas, muitas vezes, abrir uma empresa do zero pode ser muito complicado e arriscado. Por isso, investir em uma franquia é uma opção muito vantajosa pelos benefícios de trabalhar com uma marca consolidada no mercado.

No entanto, sem uma gestão de franquias eficiente, dificilmente esse tipo de negócio alcançará o sucesso. No texto de hoje trouxemos dicas fundamentais para você que deseja ser um franqueado futuramente. Fique atento a essas informações e boa leitura!

1. Tenha conhecimento do negócio

O primeiro passo para garantir um gerenciamento excelente para a sua franquia é conhecer bem o serviço oferecido. Para isso, é preciso pesquisar a receptividade do mercado, especialmente na região geográfica onde deseja atuar. Mesmo que o negócio tenha um bom crescimento nacional, por exemplo, nem sempre a expectativa regional é a mesma.

Também é necessário descobrir quem são os concorrentes do mesmo segmento e qual é a avaliação dos consumidores em relação a eles. Isso permite entender qual diferencial é necessário para se destacar, que pode ser desde o preço do produto até o pós-venda.

Saber quem é o público-alvo também é imprescindível para esse processo. Dessa forma, é possível otimizar as campanhas de divulgação, veiculando nas mídias adequadas ao cliente procurado. Com isso, as necessidades desse grupo ficam mais claras.

É preciso ter, ainda, um bom embasamento teórico e prático do que será comercializado. Assim, o futuro empreendedor deve buscar na franqueadora todas as informações que precisam ser levadas em conta. Em muitos casos, a empresa oferece um treinamento específico.

2. Acompanhe de perto os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho demonstram o sucesso do franqueado no negócio. Por isso, eles devem ser sempre verificados e atualizados, de maneira que seja rotina analisar esses dados para que sejam avaliadas quais práticas precisam de reavaliação e quais devem ser mantidas.

A tomada de decisão do gestor deve ser baseada no recolhimento desses indicadores e isso deve ser levado de maneira rígida. Decisões que tenham como base achismos, mesmo que seja uma opinião popular, podem colocar em risco a lucratividade da franquia.

Assim, os principais indicadores que devem ser observados são taxa de conversão de leads, volume de vendas, lucratividade e ticket médio.

3. Mantenha o padrão de qualidade da franqueadora

Um dos motivos de a franqueadora ter sucesso no mercado e ser consolidada como uma grande marca é o padrão de qualidade de seus produtos e serviços. Por isso, a franquia deve obedecer a esse mesmo padrão para que não haja prejuízo.

Todos os franqueados recebem o mesmo tipo de suporte, seja o material que será trabalhado, treinamentos ou meios de divulgação. Assim, a diferença daqueles que mais se destacam está na preocupação em oferecer o serviço com a maior excelência possível.

Isso só pode ser alcançado ao executar as atividades da mesma maneira que a matriz. Desde o layout da loja, o uniforme dos funcionários até o tipo de atendimento do cliente, todos os processos devem ser padronizados com o objetivo de alcançar o sucesso.

4. Esteja alinhado com a cultura da franqueadora

Você já se perguntou o que faz uma franquia se destacar em meio a uma concorrência que comercializa produtos parecidos e, algumas vezes, com preços até menores? Isso se deve à identificação do público com a marca. Seus valores, sua cultura e seu papel no mercado cativam os consumidores de maneira que eles são engajados por ela.

Devido a isso, o franqueado que tem o objetivo de crescer e se estabelecer com referência no seu segmento deve levar a identidade da matriz para dentro do seu negócio. A missão da marca deve ser o objetivo das unidades da rede.

Dessa forma, os clientes se sentirão seguros ao lidar com a unidade, tendo certeza do respeito por aquilo em que acreditam. Também, eles serão parte da construção do conceito proposto pela empresa.

5. Tenha controle financeiro

Uma gestão de franquias bem-sucedida deve, é claro, otimizar a lucratividade. Isso é importante para que o investimento dê um retorno no tempo esperado, possibilitando o crescimento da unidade. Para que isso aconteça, é necessário um gerenciamento financeiro adequado.

Assim, é preciso estabelecer uma separação entre as finanças pessoais e as da empresa. Misturar as contas é o começo da desorganização e do desastre da gestão.

O planejamento financeiro é uma etapa muito importante para que você sempre tenha dinheiro em caixa. Ele deve ser feito considerando todas as contas a serem pagas, para que haja capital para eventualidades que possam ocorrer.

Cabe fazer um acompanhamento rigoroso do fluxo de caixa e controlar os custos frequentes para que não excedam o esperado. Existem ferramentas digitais que auxiliam o franqueado nessas atividades, otimizando o tempo gasto nesse processo e evitando erros. Com isso, é possível fazer um demonstrativo de resultados, simplificando a relação econômica da empresa.

6. Invista em treinamento e capacitação de pessoal

O sucesso da unidade franqueada depende do empenho do empreendedor em tornar as atividades constantemente atualizadas. Devido a isso, todos os novos funcionários devem passar por treinamentos para que entendam o funcionamento da empresa e para que possam realizar o seu trabalho da melhor maneira possível.

Com o passar do tempo, novas capacitações devem ser introduzidas no dia a dia empresarial, de maneira que os conhecimentos já existentes sejam relembrados e novas informações possam ser passadas de maneira eficiente para os colaboradores.

Para que todos sejam incentivados a realizar os treinamentos de maneira cuidadosa, o dono da franquia também deve estar presente nesses momentos. Isso coloca os membros da equipe em igualdade na questão de adquirir conhecimentos e estar alinhados com a visão e as diretrizes da marca.

Depois dessas incríveis dicas, com certeza ficou mais claro para você como deve ser feita uma gestão de franquias. Lembre-se que para ser um empreendedor bem-sucedido é necessário levar a sério os valores da marca de maneira que o público-alvo se torne engajado!

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