Marketing verde: como aplicar esse conceito na venda de energia solar?

06/08/2019 | Franquias

O mercado está cada vez mais competitivo, dificultando a tarefa de uma empresa em se destacar perante seus concorrentes. Porém, existem estratégias no posicionamento da marca para que os clientes enxerguem o negócio como diferente dos outros. Um dos métodos é utilizar os conceitos que envolvem um tipo de marketing conhecido como marketing verde ou marketing ambiental.

As questões relacionadas ao meio ambiente são amplamente debatidas hoje em dia. Logo, iniciativas positivas para preservação ambiental têm se unido às inovações tecnológicas, como é o caso da energia solar.

Neste post, vamos explicar para você de que maneira é possível aderir à sustentabilidade e aplicar técnicas do marketing verde para vender projetos de sistemas fotovoltaicos. Boa leitura!

O que é marketing verde?

Marketing verde, marketing ambiental ou ecomarketing é uma forma de fazer marketing com foco nas vantagens (ou na ausência de efeitos prejudiciais) de certos produtos ou serviços, do seu processo de produção ou do posicionamento da companhia no tocante ao meio ambiente.

Só para lembrar, marketing é a união de atividades criadas para que sejam compreendidas as necessidades dos consumidores e de determinado nicho de mercado, de modo a atender esses clientes com excelência. O ecomarketing faz justamente isso, mas com apelo ambiental. Então, marketing ambiental significa transmitir a imagem de um negócio que tem consciência ecológica.

Atualmente, podemos afirmar que pensar no cuidado com o meio ambiente é uma obrigação de todas as instituições. Por essa razão, passar a imagem de consciência ambiental não é suficiente. É preciso realmente ter ações empresariais verdadeiramente transformadoras e responsáveis quando o assunto é sustentabilidade.

O marketing verde teve início no continente europeu e nos Estados Unidos quando houve um despertar coletivo nos cidadãos quanto à consciência da necessidade de preservação do meio ambiente. Isso aconteceu por volta dos anos 60, mas a compreensão do impacto que esse tipo de marketing traz na influência e na transformação das empresas só foi sentida três décadas depois, nos anos 90.

A insuficiência dos recursos naturais é uma preocupação cada vez mais crescente no pensamento dos consumidores. Isso faz com que grande parte deles pressionem as companhias no sentido da responsabilidade ambiental, social, econômica e cultural.

Dentro do nosso país, o ecomarketing chegou através de instituições multinacionais europeias e norte-americanas que abriram filiais por aqui. Por isso, a estratégia do marketing ambiental também se fortaleceu na década de 90.

Quais são os princípios do marketing ambiental?

Uma empresa que tem como uma de suas estratégias o marketing verde deve ser ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita. Então, como você pode notar, não basta que a instituição seja apenas responsável ambientalmente. O ecomarketing engloba também o lado econômico, social e cultural de suas operações.

Outros princípios que são tidos como alicerces do marketing ambiental são os “3 Rs”:

  • reduzir;
  • reutilizar;
  • reciclar.

E não podemos nos esquecer dos “4 Ss”:

  • segurança;
  • sustentabilidade;
  • satisfação do consumidor;
  • aceitação social (social acceptance).

Quando a organização investe em cada um desses pontos, ela consegue economizar energia e recursos financeiros em sua operacionalização, além de contribuir para um ecossistema mais saudável. E, ainda por cima, consegue obter lucro com essas boas práticas — sendo essa lucratividade atrelada à qualidade e não só à quantidade.

Por consequência, é primordial que o marketing verde tenha base em ações verdadeiras e efetivas. Caso contrário, quando o ecomarketing fica apenas no âmbito do discurso organizacional, ele não é chamado de marketing ambiental e sim de “greenwashing” ou “discurso verde”.

Como o marketing ambiental fortalece a marca?

A presença digital das empresas nas mídias sociais criou um diálogo de grande proximidade com os consumidores. Esses clientes, ou potenciais clientes, antes dessa mudança de paradigma comunicacional, não tinham conhecimento do processo produtivo das organizações. Hoje isso ficou para trás e, cada vez mais, as pessoas consideram as atitudes sociais das marcas em suas decisões de compra.

Depois, o consumidor passou a manter um relacionamento de amizade com essas companhias, alterando o modelo de se fazer negócio. O marketing verde, como resultado disso, acabou se fortalecendo. Entenda um pouco melhor a importância desse marketing ambiental para as marcas.

Facilidade no acesso à informação

A conectividade que a internet trouxe para a sociedade atual encurtou distâncias, criando mais proximidade entre as pessoas. Assim, questões como o aquecimento global, o desmatamento e a escassez de recursos naturais se tornaram temas amplamente discutidos.

Bastam alguns cliques para que possamos nos informar a respeito dos problemas ambientais. Isso traz um sentimento de mudança para lutarmos pelas mudanças que beneficiem o nosso meio ambiente.

Conscientização

A facilidade do acesso à informação impactou a velocidade do aumento da consciência dos consumidores a respeito dos prejuízos ambientais embutidos em práticas empresariais não sustentáveis. Com isso, cada vez mais pessoas tomam a decisão de dar suporte a causas verdes, lutando por condutas mais sustentáveis procedentes, principalmente das empresas de grande porte.

Reputação

A reputação de uma marca é o que ela tem de maior valor. Apesar da quantidade de consumidores que demandam ações sustentáveis ainda ser pequena para alguns produtos ou serviços, ao olharmos amplamente para o mercado, esses clientes apresentam eloquência que pode ser notada de longe.

Isso resulta em uma forte influência desses “embaixadores sociais” junto a quem ainda não pensa muito sobre essas questões — inspirando esses clientes a comprarem ou não dessa marca.

Então, a reputação nesse tocante pode fazer com que um negócio engajado com o marketing verde cresça perante quem não pensava sobre isso. Contudo, a direção oposta também pode ser seguida. Ou seja, práticas não sustentáveis são capazes de destruir por completo a imagem de uma marca diante da opinião pública e dos seus stakeholders.

Perspectiva de longo prazo

As premissas do ecomarketing são baseadas em ideias que, hoje em dia, podem ser consideradas como escolhas. Só que cada vez mais caminhamos para que a sustentabilidade empresarial entre no rol de obrigações das companhias — caso elas queiram ter notoriedade mercadológica.

Então, toda pessoa jurídica, caso ainda não faça isso, deve investir fortemente em políticas ambientalmente corretas e em tecnologias sustentáveis, de modo a atrelar a inovação e o respeito ao meio ambiente à sua marca.

Toda marca que adota o marketing verde como estratégia tem muito mais chance de ser líder no seu nicho de atuação. E, quem estiver à frente nesse processo, utilizando e aprendendo esse tipo de metodologia empresarial, garantirá a sua sobrevivência em um mercado futuro, em que somente essas práticas serão aceitas.

Trazendo esse conceito para a realidade das pequenas e médias empresas, podemos dizer que é possível adotar a causa da preservação da natureza e da responsabilidade ambiental. Também é viável adotar o marketing verde sem ter que dispor de grandes investimentos.

Existem muitas formas de uma empresa ajudar na preservação do meio ambiente, de se beneficiar do marketing verde e, ainda, ampliar seus lucros, seja qual for o seu porte, segmento ou localidade.

Um forte exemplo são as pequenas e médias empresas que passaram a adotar a energia solar para suprir o seu consumo de energia elétrica. Com isso, além de optarem por uma fonte de energia sustentável, contribuem para a causa da preservação ambiental, diminuem muito seus gastos de energia e, consequentemente, ampliam seus lucros.

Ao contrário do que muitos pensam, a instalação de placas solares custa bem menos do que se pode imaginar, dados os diversos incentivos e facilidades de financiamento do sistema de energia solar. Também não podemos deixar de citar a sua grande durabilidade, que traz um retorno rápido de todo o investimento.

O marketing verde e o sistema de energia solar fotovoltaica empresarial, juntos, podem expandir o lucro da sua empresa e melhorar a imagem da sua marca junto ao seu público.

Como vimos, a preocupação com as causas relacionadas à preservação do meio ambiente está a cada dia mais presente na vida dos brasileiros — e no futuro fará parte do senso comum da população. Carros elétricos, casas e empresas com painéis solares para gerar a energia, embalagens ecofriendly, entre outras mudanças farão parte do nosso cotidiano.

As empresas que agora começarem a pensar nisso, estarão à frente do mercado, podendo se mostrar como inovadoras e bem-vistas aos olhos dos seus consumidores. Além disso, ainda ganham vantagem competitiva diante dos seus concorrentes.

Qual a relação entre marketing verde e energia solar?

A energia produzida com a radiação do sol, como já mencionamos, é limpa, renovável e existe abundantemente em nosso planeta. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas de gestores que não entenderam o papel da energia fotovoltaica no setor industrial e empresarial como um todo — para influenciar na percepção positiva da sua marca pelos seus públicos de interesse.

A estratégia é justamente adaptar suas campanhas de comunicação ao marketing verde e à sustentabilidade lucrativa. Por esse motivo, agora, vamos falar a respeito das vantagens da energia solar para marcas que adotam esse tipo de geração de eletricidade em seu dia a dia. Você vai saber como é possível usar a bandeira do ecomarketing para melhorar sua participação de mercado.

Prática e atrativa

A energia solar é uma escolha descomplicada para a organização que deseja mostrar seu comprometimento com a sustentabilidade. Ela faz uso de várias alternativas destinadas a preservarem conscientemente nosso meio ambiente. E esse tipo de energia é visto com bons olhos por pessoas de diferentes perfis.

Usar energia solar causa uma ótima impressão. Por isso, essa é uma das principais estratégias para trabalhar o marketing ambiental, fazendo com que o negócio tenha mais relevância junto aos seus clientes e futuros consumidores. Isso acontece a partir do momento em que sua imagem tem uma melhor percepção, criando mais facilidade na divulgação dos seus produtos ou serviços.

Econômica e lucrativa

Implementar um projeto para geração de energia solar contempla uma relativa simplicidade e custos acessíveis. Até mesmo as empresas que não apresentam sistemas para suprir 100% do seu consumo energético se beneficiam da recepção positiva que essa atitude cria na opinião das pessoas em relação a uma marca.

Logo, é recomendável que as marcas utilizem a produção de energia fotovoltaica como uma bandeira a favor da conservação ambiental. Essa conduta origina interesse do público, abrindo espaço para novos mercados que podem ser explorados, estimulando a ampliação dos lucros.

Na realidade das pequenas e médias empresas, usar energia solar é uma das poucas maneiras de aplicar o conceito de marketing verde — que inclui um retorno sobre o investimento bastante seguro. Afinal de contas, o empresário receberá um retorno financeiro a partir do dinheiro poupado devido à energia solar que está produzindo.

Inovadora e simples

Mesmo que existam outras ações de marketing ambiental que seguem a linha inovadora e efetiva, a energia solar ainda conta com o privilégio de ser muito fácil de usar. Converter a radiação do sol em eletricidade é algo bem simples e impacta imediatamente as atividades empresariais.

Claro que ações mais robustas de marketing demandam um plano organizado e muito trabalho. Porém, a energia solar encurta esse processo, tornando-o mais ágil, e não menos inovador. Um ótimo exemplo disso é o empreendedor multimilionário Elon Musk que usa esse tipo de recurso em suas organizações.

Públicos dos mais diferentes perfis

Outra grande vantagem do uso da energia solar como estratégia central do marketing verde é que ela toca consumidores de vários níveis culturais. Até mesmo as pessoas que não entendem como se dá o seu funcionamento também ficam impressionadas e fascinadas quando descobrem que uma marca produz a própria energia elétrica usando o sol.

Por outro lado, quem é mais esclarecido a respeito desse assunto, consegue compreender mais detalhadamente as razões e os efeitos em uma marca escolher implantar a utilização da energia solar como um jeito de fazer ecomarketing.

Abordar o marketing com base na energia fotovoltaica ainda faz com que as marcas aumentem o seu alcance quanto à visibilidade corporativa para todos os seus públicos de interesse, incluindo investidores e analistas financeiros.

O negócio que tem um sistema de energia solar em operação é valorizado no mercado, associando o perfil profissional de seus sócios à inovação e sustentabilidade.

Quais os benefícios do marketing verde?

Existe uma grande pressão dos consumidores e da mídia para que as empresas incluam práticas verdes em suas rotinas operacionais e administrativas. Além do mais, as instituições que não se enquadrarem no verdadeiro conceito de marketing verde correm um grande risco de perderem relevância perante seus públicos de interesse.

Apesar disso, muitas organizações ainda não se deram conta da necessidade de readaptação e investimento no marketing ambiental. Então, os gestores que saírem na frente se destacarão dos seus concorrentes.

Pode acreditar que, caso um cliente fique indeciso — entre comprar de uma empresa que age de acordo com as premissas do ecomarketing e outro concorrente —, o critério para a tomada de decisão tende a ser o posicionamento da marca no tocante aos temas sustentáveis. Essa é uma grande vantagem do marketing verde!

Mas os benefícios do marketing ambiental não ficam somente na matéria de imagem e reputação da marca. Se uma companhia faz bem ao ecossistema, essas boas práticas são transformadas em reconhecimento. Dessa maneira, o faturamento com as vendas pode subir, afinal, tanto seus clientes como os potenciais clientes se transformarão em fomentadores voluntários da sua marca.

Ademais, ações que respeitam o meio ambiente em que vivemos devem ser compromissos constantes na rotina diária de todos os cidadãos — independentemente de isso gerar lucro ou não. Então, vale ressaltar mais alguns benefícios da implantação da energia solar como estratégia central de marketing verde.

Para os consumidores

  • Diminuição das despesas com eletricidade;
  • maior segurança energética;
  • simplicidade para instalar, não sendo necessário fazer nenhuma obra;
  • lucratividade elevada sobre os recursos investidos;
  • possibilidade de financiar o custo do sistema fotovoltaico, com amortização menor que a economia;
  • vida útil das placas solares de, no mínimo, 25 anos;
  • baixa necessidade de manutenção, pois as células solares precisam ser limpas apenas nas estações mais secas do ano.

Para o meio ambiente

  • Fonte limpa, renovável e infinita de energia;
  • projetos com baixo impacto ao meio ambiente;
  • contenção na emissão de CO2, em concordância com o pacto assumido pelo Brasil no Acordo de Paris;
  • variedade na matriz energética;
  • opção mais adequada para expandir as operações empresariais, já que é inviável o desenvolvimento de mais usinas hidrelétricas em território nacional;
  • reduz ou até dispensa a necessidade de fazer investimentos em fontes poluidoras.

Para a sociedade

  • Gera novas vagas de trabalho e mais renda para o país;
  • dá mais autonomia aos consumidores, que podem produzir sua própria energia, cortando a dependência governamental para isso;
  • reduz as perdas energéticas com a produção perto dos centros de carga;
  • evita novos investimentos em transmissão.

Quais empresas tiveram sucesso com essa estratégia?

Por fim, vamos mostrar para você algumas companhias que tiveram grande êxito ao atuarem de acordo com as diretrizes do marketing verde.

Philips

A empresa holandesa, a partir de 2010, começou a fazer grandes esforços e investir altas somas de recursos financeiros no desenvolvimento de produtos sustentáveis. Isto é, aqueles que contemplam economia de energia, dispensam embalagens e substâncias tóxicas, são mais leves, recicláveis e têm uma vida útil mais longa.

No ano de 2017, a Philips foi reconhecida como a liderança industrial no Índice de Sustentabilidade Dow Jones com a pontuação mais elevada (100/100) nos quesitos:

  • estratégia climática;
  • relatórios ambientais;
  • ecoeficiência operacional;
  • gestão da inovação.

Natura

A importância da Natura no cenário do marketing verde está em ações que visam ampliar o impacto positivo na sociedade como um todo, e não somente produzir lucro para a empresa. A organização ampara suas consultoras, de forma que elas possam alcançar sonhos como cursar uma faculdade e aprender um novo idioma.

Uma parceria com a Coca-Cola resultou na criação do IPS (Índice de Progresso Social). Trata-se de um índice usado para melhoria das práticas empresariais na região amazônica, mais especificamente no Médio Juruá, junto a todas comunidades extrativistas participantes da cadeia fornecedora. Assim, foi constatada a necessidade de investimentos na infraestrutura local.

O e-commerce da Natura informa aos clientes o impacto sustentável positivo que os produtos adquiridos causam, como contribuições para educação e preservação da floresta. A Natura também olha para o futuro por meio das diretrizes “Visão de Sustentabilidade 2050”. O objetivo é aumentar o impacto positivo de suas operações até o ano de 2050, em um esforço amplo de todas as áreas da empresa.

Fiat

Por trabalhar com automóveis — que são produtos com impacto ambiental negativo — o foco da empresa é a diminuição dessas sequelas. Por seis anos seguidos, a Fiat está presente nos índices mundial e europeu da Dow Jones (DJSI) com diversas ações pautadas na sustentabilidade, como:

  • criação de produtos que oferecem mais segurança, eficiência e emitem menos CO2;
  • diminuição dos impactos ambientais e do consumo de recursos naturais em cada uma das fábricas;
  • engajamento das concessionárias e dos fornecedores com as práticas sustentáveis na organização;
  • implantação de ações para estreitar a relação entre a Fiat e a comunidade;
  • desenvolvimento de campanhas para conscientizar e ensinar os motoristas a minimizar o gasto de combustível com atitudes simples, como conferir o pneu.

Coca-Cola

A premissa da Coca-Cola em relação ao marketing verde é fazer antes de falar, indo de acordo com as boas práticas do marketing ambiental. A companhia, que tem operações em mais de 200 nações, procura provocar um impacto positivo mundialmente.

A Coca-Cola busca crescer conscientemente, por meio de boas práticas, como:

  • eliminação de resíduos, com o objetivo de fazer a coleta e reciclagem do correspondente a cada uma de suas garrafas ou latas vendidas até o ano de 2030;
  • trabalho para conscientizar a importância de proteger os ursos polares, que aconteceu em 2012;
  • implantação de ações comunicacionais a fim de evidenciar a necessidade de estarmos atentos aos temas que envolvem sustentabilidade, como reciclar e diminuir o consumo de eletricidade proveniente de fontes energéticas poluentes.

Como você pode conferir neste conteúdo, o marketing verde é uma forma de criar estratégias de comunicação que aproximam a empresa do cliente, criando uma relação positiva de admiração desse consumidor com a marca.

Isso porque só existem benefícios em praticar o marketing ambiental, o que faz com que esse consumidor se torne um embaixador entusiasmado de um produto ou serviço. Portanto, dentro da realidade mais viável, de início, investir em franquia de energia solar é o negócio ideal, agregando sustentabilidade e lucratividade.

Que tal ser dono de uma franquia inserida do mercado que teve crescimento recorde nos últimos anos? Entre em contato com a Solarprime e invista neste negócio agora mesmo!