Este guia ensina você a como ser um empreendedor de sucesso!

11/09/2020 | Franquias

Muitos profissionais têm o desejo de mudar de carreira, seja para aumentar seus ganhos mensais, para ter mais qualidade de vida, flexibilidade de horários ou mesmo para atuar em um mercado que realmente gostem. Se esse é o seu caso, você precisa saber como ser um empreendedor de sucesso.

Existem diversos fatores que impactam no êxito da carreira empreendedora. O empresário precisa ter certas características — ou desenvolvê-las, caso elas ainda não façam parte do seu perfil — para ser bem-sucedido nessa empreitada.

Por isso, vamos ajudar nessa missão. Com esta leitura, você vai conhecer as vantagens em empreender, as melhores práticas para começar a investir, o panorama do mercado de franquias e como funcionam as franquias de energia solar. Boa leitura!

Por que se tornar um empreendedor?

Muita gente quer ter o próprio negócio para poder eliminar a rotina exaustiva do seu dia a dia, além das limitações que envolvem a vida de um empregado. É claro que abrir uma empresa não é supersimples, mas os benefícios em ser um empreendedor são muito maiores do que os desafios dessa jornada. Ou seja, seu esforço será compensado.

Aqui, vamos falar a respeito das principais vantagens que os empreendedores sentem na pele a partir do momento que decidem encarar os riscos para tirarem seus planos do papel e partirem para prática.

Tenha flexibilidade de horários

Muitas vezes, empreender significa ter que se esforçar ainda mais se compararmos essa atividade a um emprego formal. Porém, o lado bom é que o empreendedorismo dá uma grande autonomia para organizar seu horário de trabalho do jeito que você achar melhor.

Com isso, você aumentará a sua qualidade de vida, abrindo espaço para fazer outras coisas, como um novo curso, uma viagem ou praticar seu hobby favorito.

Em muitos casos, o empresário passa a trabalhar perto de casa, economizando o tempo antes perdido no trânsito durante seu deslocamento para o escritório.

Todavia, lembre-se que administrar sua própria empresa não quer dizer que você vai trabalhar menos, e sim que essa nova liberdade precisa ser gerenciada de maneira inteligente.

Alcance a sua independência financeira

Qualquer empreendimento precisa de um investimento inicial. Se você souber realizar a gestão do seu negócio com eficiência e responsabilidade, será capaz de ter ganhos mensais mais altos do que um salário fixo de empregado.

Trabalhe com objetivos bem traçados e mantenha seu foco, para mais tarde alcançar a sua independência financeira.

Faça o que você gosta

Um dos maiores segredos de empreendedores bem-sucedidos é o fato de trabalharem com o que eles realmente gostam, com algo que desperte sua motivação diariamente.

No lugar de trabalhar para que os sonhos de outras pessoas sejam realizados, você concentrará seus esforços para fazer o seu próprio sonho se tornar realidade. Esse é um importante fator motivador para enfrentar os desafios da vida empreendedora.

Além do mais, ter um emprego comum, por vezes, pode levar você a viver em um estado de monotonia constante, repetindo as mesmas tarefas todos os dias.

O empreendedor tem uma vida dinâmica, o que traz mais satisfação para quem tem essa vocação, ainda mais quando os resultados positivos começam a ser uma realidade palpável. É claro que dias difíceis virão, mas todos eles trarão aprendizados valorosos e recompensas marcantes.

Impacte positivamente a vida das pessoas

Uma grande ideia de negócio é aquela que gera valor para a sociedade, que atende as necessidades das pessoas ao apresentar soluções para determinados problemas.

Empreendedores desenvolvem a habilidade de ajudarem seus clientes e, em troca, ganham financeiramente com isso. Ou seja, é a situação perfeita para unir o útil ao agradável.

Outro impacto muito positivo na vida das pessoas que o empresário proporciona é mostrar para os seus colaboradores e parceiros o quanto acredita neles. A satisfação que isso traz ao empreendedor é bem prazerosa.

Deixe seu legado

O sentimento em construir uma empresa do zero, permitindo que você deixe seu legado na sociedade, é um grande fator motivador para quem deseja empreender.

Desenvolver soluções com um mindset inovador para resolver dores do dia a dia das pessoas requer bastante esforço e, por vezes, alguns erros no caminho. Porém, tudo isso vale a pena quando você perceber quantos clientes foram beneficiados por conta do seu trabalho.

É comum temer e ter receio de grandes mudanças. Entretanto, conviver com o sentimento de frustração por nunca ter tido a coragem de perseguir seus sonhos pode ser ainda pior.

Saiba que é totalmente viável conquistar seus objetivos, a partir do momento que você decide sair da sua zona de conforto para ir atrás de novos horizontes. Lembre-se apenas que existem boas práticas a serem seguidas, como planejar, ser responsável e resiliente.

Quais as características de empreendedores de sucesso?

O dono de um negócio é um profissional que, indiscutivelmente, precisa saber lidar com cenários incertos. Para tanto, existem habilidades de empreendedor que devem estar presentes — e que podem ser desenvolvidas — para que o sucesso seja atingido nessa jornada.

Ter o dinheiro para investir no empreendimento não é suficiente para garantir o êxito da organização. O sucesso anda de mãos dadas com o perfil de cada empresário.

Antes de mais nada, você deve ter um propósito, fazer algo em que realmente acredita. Vejamos mais algumas características de empreendedores de sucesso.

Iniciativa

Tirar a sua ideia do papel e fazê-la se tornar realidade não é fácil, ainda mais quando as pessoas ao seu redor tentam convencer a não seguir em frente. É comum uma pessoa enxergar determinada oportunidade de negócio, mas também bastante habitual não serem capazes de partirem para a prática por falta de iniciativa.

Empreendedores devem ser capazes de antecipar fatos para darem origem às oportunidades de negócio com produtos e serviços inovadores.

Pessoas que têm iniciativa normalmente são bastante proativas e estão prontas para situações difíceis. Elas são conta de manter o progresso até mesmo em cenários que não sejam necessariamente favoráveis, como é o caso de uma crise econômica.

Afinal, sempre existem oportunidades de prosperar, até nas horas mais difíceis.

Capacidade de planejamento

Ter objetivos concretos e realizar o monitoramento dos processos e resultados empresariais são habilidades indispensáveis para o empreendedor que quer crescer de um jeito sustentável.

Desenvolver um bom planejamento estratégico logo no começo dessa jornada, mas depois não revisitá-lo e esquecer que ele existe não é nada recomendável.

Quem empreende precisa ter conhecimento do faturamento necessário, do montante de lucro, das previsões de gasto, entre outros indicadores fundamentais para o acompanhamento do desempenho do negócio.

Por essa razão, é essencial ter um plano organizado para as atividades da empresa antes mesmo de abrir as portas do empreendimento. Pense em todos os processos objetivamente, defina prazos e trace maneiras de mensuração e avaliação dos resultados.

Os empreendedores que tenham capacidade de planejar conseguirão enfrentar os desafios que passarem pelo caminho, um a um. Além do mais, eles sabem ser flexíveis para adaptar o planejamento com agilidade, quando a situação do mercado muda.

Autoconfiança

O chefe tem que transbordar autoconfiança, passando aos seus subordinados que acredita em suas ideias. Uma boa maneira de desenvolver essa competência é conversar sobre pontos que geram dilemas com alguém que você confie.

Aqui, entra a figura do mentor, que pode ser algum investidor do seu negócio ou um profissional com larga experiência no seu ramo de atuação.

Seja qual for a fase que a empresa esteja, sempre haverá a necessidade de assumir diversas responsabilidades por parte dos empreendedores. Por vezes, o impulsionamento da organização dependerá da independência do gestor.

Só assumem riscos quem tem autoconfiança para tomadas de decisões estratégicas e para o enfrentamento das adversidades do empreendedorismo. Isso tudo com otimismo e determinação.

Liderança

O empreendedor é o líder principal da sua empresa, o que significa que é um grande erro focar seus esforços apenas no operacional. Isso pode causar falhas graves em seu desenvolvimento profissional, algo que certamente refletirá na organização.

É claro que o conhecimento técnico é necessário e bastante útil, inclusive para liderar as tarefas dos subordinados, mas é imprescindível saber desempenhar o papel de gestor do time.

E, de acordo com o organograma do empreendimento, também é preciso realizar boas contratações, pois abaixo do dono da empresa haverão outros líderes para a equipe.

Persistência

Desistir facilmente não deve ser um termo que faça parte do vocabulário de um empreendedor que deseja ter sucesso em sua empreitada. Dificilmente alguém acerta na primeira tentativa. A jornada empreendedora é repleta de erros, e eles fazem parte da construção da sua vitória.

Justamente por essa razão, os empreendedores devem ser perseverantes para seguirem o caminho dos bons resultados, até ganharem destaque no mercado em que atuam.

Persistir é uma característica importante, que reflete diretamente em uma carreira bem-sucedida como empreendedor. Enfrente os obstáculos que aparecerem pela frente para chegar onde você quer.

Durante o percurso, procure avaliar novamente seus objetivos e analisar o planejamento traçado. Lembre-se que até mesmo o modelo de negócio que você escolheu pode necessitar ajustes e modificações para dar certo.

Cálculo de riscos

Empreender é sinônimo de correr diversos riscos, que envolvem tanto fatores econômicos como questões com fornecedores e com a infraestrutura física da empresa. Todavia, esses riscos precisam ser, na medida do possível, planejados. Para tanto, é necessário mapeá-los e calculá-los com atenção.

Assim, o empresário consegue ter uma visão ampla de todas as possíveis consequências de determinados acontecimentos, para analisar se o lado positivo é mais vantajoso do que o negativo.

Empreendedores que calculam seus riscos corporativos saem na frente e desenvolvem soluções com o objetivo de minimizar a ocorrência de erros. A ideia é aceitar desafios moderados, com chances consideráveis de sucesso.

Comprometimento

Ser comprometido é outra grande qualidade do mundo do empreendedorismo. Isso envolve muitos sacrifícios pessoais, dedicação aos funcionários e à busca da satisfação de cada um dos clientes do negócio.

Como começar a investir?

Uma empresa que conta com uma marca que já tem sucesso no mercado tem muito mais facilidade de ter êxito do que aquelas que começam do zero. Quando você escolhe pela abertura de uma franquia, tem mais segurança por conta do modelo de negócio consolidado, algo que aumenta as chances de alcançar o retorno do investimento desejado.

Entretanto, é preciso estar atento a alguns pontos antes de escolher qual é a melhor fraqueadora para você aplicar seus recursos financeiros, seu tempo e sua energia. Vejamos quais são eles.

Tenha afinidade com o mercado

Para encontrar a franquia certa, é fundamental começar segmentando os nichos de mercado que sejam compatíveis com o seu know-how ou com o que você realmente gosta de fazer. Procure evitar escolher determinada franquia somente pelo fato dela estar em alta. O mais indicado é que você tenha afinidade com o setor no qual pretende atuar.

Além de considerar as vantagens, também é preciso estudar os pontos negativos presentes nesse segmento que você pretende investir. Por exemplo, quem está pensando em abrir uma franquia de lanchonete, deve analisar se está disposto a abrir mão dos seus finais de semana para trabalhar.

É muito importante procurar um franqueador que tenha afinidade com o seu perfil de empresário. Ou seja, a franquia precisa se encaixar em suas características, competências e experiências profissionais anteriores.

Um empreendedor de sucesso tem a mente aberta para buscar e aprender novas habilidades e conhecimentos, mas aptidões como persistência, resiliência, organização e bom relacionamento são indispensáveis ter uma carreira empreendedora bem-sucedida.

Verifique a documentação do franqueador

O franqueador só aprovará a aplicação do franqueado se ele disponibilizar toda a documentação para que seja possível comprovar que há capacidade financeira para adquirir e administrar uma franquia.

Em contrapartida, o franqueador também deve fornecer ao potencial franqueado a segurança de viabilizar o plano de negócios, com informações acerca da sua saúde financeira. Isso porque o futuro franqueado precisa ser capaz de comprovar a capacidade do franqueador em fazer a gestão de todas suas unidades.

Por lei, o fraqueador é obrigado a mostrar os dois últimos balanços patrimoniais, juntamente da Circular de Oferta de Franquia. A COF é um instrumento jurídico usado pelo franqueador para disponibilizar aos empresários todas as informações financeiras e jurídicas de sua rede.

Além disso, os investidores interessados em abrir uma franquia também devem analisar se o franqueador está com todas as suas obrigações fiscais e tributárias em ordem. Verifique cada uma das certidões negativas federal, estadual e municipal, onde está localizada a sede da rede de franquias.

Tenha capital

Seja capital de terceiros ou próprio, você precisa ter os recursos financeiros necessários para abrir e custear a operação da sua franquia, até que ela consiga se pagar e comece a dar lucro. Quando você abre uma franquia, há sempre o risco das despesas serem maiores que o planejado.

Por essa razão, é fundamental que seja incluído na conta da sua capacidade de investimento:

  • o valor da aplicação inicial indicado pelo franqueador;
  • o tempo estimado para chegar até o break even, ou seja, seu ponto de equilíbrio operacional;
  • o capital de giro que será usado no pagamento dos custos fixos e variáveis;
  • uma reserva financeira destinada às suas necessidades pessoais, até que seja possível receber um pró-labore sem colocar em risco a saúde financeira do seu negócio.

Conheça bem a marca

Invista o seu tempo no estudo da marca que você está considerando fechar a parceria para abrir o seu negócio. Fale com os proprietários de unidades que já estejam em operação, pergunte como é o dia a dia de trabalho deles, quais são os principais desafios dessa rotina, quais as vantagens que o franqueador oferece.

Ou seja, procure ir atrás do maior número de informações possível acerca da marca. Investigue a integridade do franqueador no mercado, como ele posiciona seus produtos ou serviços, que tipo de atendimento é disponibilizado aos franqueados, quais são as taxas cobradas, entre outros quesitos.

Estude o tamanho da franquia

Existem franquias de baixo investimento, onde você aporta o teto máximo de R$100 mil, de tamanho médio, para começar aplicando de R$100 mil a R$500 mil e as de alto investimento, que são a partir de R$500 mil.

Uma dica importante é que você evite escolher uma franquia que precise da quantia exata que você tem para começar o negócio. Consultores especializados em franchising aconselham o empreendedor a ter, pelo menos, o dobro do capital necessário disponível.

Considere a complexidade da operação

A complexidade do negócio funciona nos mesmos níveis do tamanho da franquia: baixo, médio e alto. Franquias de baixa complexidade envolvem menos risco, enquanto as de média complexidade precisam que o empreendedor tenha um conhecimento maior em gestão de negócios, pessoas e finanças.

Já as franquias altamente complexas também são boas oportunidades de investimento, porém o perfil do empresário precisa ser aquele que inclui habilidades elevadas nos quesitos citados acima.

Por que franquias são uma boa opção?

As franquias são um modelo de negócios bastante sólido, permitindo que novos empreendedores sejam parte do processo de crescimento da empresa criada por alguém. O empreendedor de franquias replica o formato do empreendimento em questão e, em contrapartida, paga uma quantia compatível ao seu desenvolvimento.

Empreender por meio de franquias é algo muito promissor, porque o empresário contará com um modelo de gestão e com uma marca já testados e consolidados. Dessa forma, o dono da unidade de franquia se torna um representante do negócio, contando com toda uma infraestrutura e treinamentos planejados pelo franqueador.

Sem dúvida, o setor de franchising é um modelo de negócio que mais oferece segurança para os empreendedores brasileiros. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o primeiro trimestre de 2020 apresentou crescimento de 5,2% no faturamento dos 12 meses acumulados, em relação ao mesmo período de 2019.

Até mesmo durante a crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, quase 8% das franquias brasileiras apresentaram estabilidade em seu faturamento. Ainda no primeiro trimestre de 2020, 24,1% aumentaram o faturamento de suas unidades.

Dentro desse cenário econômico desafiador, a previsão de expansão das franquias foram mantidas por 33,6% dos empresários, enquanto 14,1% chegaram a ampliar seus esforços em expandir suas empresas.

Mesmo com o crescimento relevante das franquias brasileiras, a ABF informa que 55 em cada 100 municípios no Brasil não têm nenhuma franquia operando. Essa informação é a comprovação de que o mercado de franquias ainda tem muito espaço de crescimento por aqui.

Como funciona o mercado de franquias de energia solar?

O mercado de franquia de energia solar é um segmento que tem lucratividade muito atrativa, por ter produtos de alto valor agregado. O retorno do investimento inicial vem rapidamente, em um período que oscila de 5 meses a 1 ano.

Não há necessidade de conhecer os detalhes técnicos do funcionamento de sistemas fotovoltaicos para ser dono de uma franquia do ramo. O que realmente importa é o empresário ter um perfil empreendedor e paixão pelo trabalho no mercado de energia solar, um dos nichos de mercado que mais cresce no mundo.

O franqueado recebe todos os devidos treinamentos necessários para lidar com o gerenciamento do negócio. São diversas as frentes de capacitação oferecidas pela franqueadora: vendas, marketing, gestão, assuntos técnicos, entre outros.

Além disso, ao escolher investir em uma franquia de energia solar, você também contará com uma equipe de engenharia, gestão comercial, administração, financeira, marketing, entre outros setores, que estão sempre prontos para prestar assistência.

Para facilitar ainda mais a fase inicial da sua franquia, existem franqueadoras que oferecem formatos para começar em casa, no sistema home office. Outra opção é ter uma loja própria, onde o ponto comercial será escolhido com a ajuda da franqueadora, bem como um layout arquitetônico especial disponibilizado.

Ou então, caso o empreendedor já atue no ramo de construção, elétrica ou outro setor relacionado, ele terá a possibilidade de agregar a franquia de energia solar ao seu empreendimento que já está em pleno funcionamento.

Com essa leitura, ficou claro que investir no mercado de franquia é uma ótima opção para quem deseja mudar de carreira e passar para o lado do empreendedorismo. Empreendedores não necessariamente trabalham menos do que profissionais que têm um emprego comum, mas existem várias vantagens em ter seu próprio negócio.

Com uma franquia de energia solar, você ganhará mais qualidade de vida, poderá trabalhar com o que você gosta, impactará positivamente a vida das pessoas e deixará o seu legado para um mundo mais sustentável.

Agora que você já sabe como ser um empreendedor de sucesso, seja um fraqueado Solarprime! Temos vários modelos de negócio, baixo investimento inicial, alta rentabilidade e treinamento completo. Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores.