Confira 5 tendências de sustentabilidade para as empresas

09/01/2019 | Franquias

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A cada dia, a população está mais preocupada com o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Atualmente, diversas empresas já se conscientizaram e têm investido em ações capazes de diminuir esses efeitos nocivos. E nada mais justo do que conhecer as principais tendências de sustentabilidade e manter a sua marca atualizada no mercado, certo?

As vantagens de apostar nessa ideia para o seu negócio são muitas — além de respeitar o espaço em que vivemos, essas atitudes ajudam a atrair os consumidores que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes.

Caso você não saiba, há pessoas que só consomem produtos ecológicos e que ofereçam benefícios para a natureza. Pensando nisso, para que você fique por dentro do assunto, criamos esse post com as maiores novidades sustentáveis para os próximos anos. Confira e escolha a sua preferida!

1. Crescimento sustentável

O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio crescendo e conquistando os resultados esperados. No entanto, hoje em dia, já não basta somente obter bons lucros — é preciso que o crescimento da empresa esteja alinhado à conservação do meio ambiente.

Essa proposta é ainda mais válida para marcas que atuam nos segmentos com grande demanda de recursos naturais. Mas afinal, como adotar práticas sustentáveis para o setor? Veja abaixo algumas sugestões interessantes:

  • investindo no reaproveitamento de água;
  • estabelecendo uma gestão de resíduos efetiva;
  • adotando práticas de eficiência energética.

Juntas, essas estratégias são excelentes para evitar o desperdício, preservar as fontes naturais do planeta e, de quebra, aumentar as suas chances de crescer no mercado atual.

2. Preocupação com as mudanças climáticas

Uma das principais tendências de sustentabilidade adotadas pelas empresas é a chamada neutralização de carbono. Já ouviu falar sobre isso? Basicamente, a alternativa busca minimizar os danos do efeito estufa, que são causados pela grande quantidade de emissão de poluentes, como o dióxido de carbono.

Para isso, a empresa precisa realizar um cálculo capaz de estimar quanto CO2 é emitido em suas atividades. Após uma avaliação minuciosa, é possível definir e estabelecer medidas exclusivas para diminuir a produção do componente.

Quer um exemplo de ações eficientes? Uma indústria pode começar a reduzir os seus gastos com energia, utilizar materiais reciclados e reutilizar água, entre outras medidas capazes de diminuir o impacto ecológico.

Existem ainda algumas emissões que não conseguem ser evitadas, mas podem ser compensadas. Grandes marcas brasileiras já apostam nesse mecanismo, como a Natura, que criou o Programa Carbono Neutro em 2007. O foco é promover a diminuição da emissão de CO2 para cada quilo de produtos cosméticos fabricados. Bacana, né?

3. Ecoeficiência

A ecoeficiência é um termo relativamente novo e que chegou para revolucionar as iniciativas sustentáveis do mercado. O conceito tem o objetivo de manter o equilíbrio entre a sustentabilidade e a produtividade, realizando ações financeiramente viáveis, além de rentáveis e extremamente eficientes.

Em resumo, ao adotar essas práticas, todo e qualquer negócio passará a produzir em maior quantidade, mas utilizando menos recursos. A ecoeficiência também oferece inúmeros benefícios para as marcas, tais como:

  • fortalecimento da imagem no setor;
  • responsabilidade ambiental;
  • menos gastos com recursos naturais;
  • reutilização de resíduos;
  • boas condições de saúde para os funcionários.

Agora, você deve estar se perguntando: “como aplicar a ecoeficiência em uma empresa”, não é mesmo? Bem, a resposta é: de várias formas! Com pequenas atitudes no dia a dia, é possível que uma empresa seja classificada como ecoeficiente.

Esse é o caso dos gestores que permitem que os seus colaboradores trabalhem em regime home office, para economizar combustível, das marcas que evitam o uso de materiais descartáveis e das instituições que patrocinam áreas verdes na comunidade local.

4. Uso de energia solar

Nos últimos tempos, o Brasil vem passando por um longo período de crise energética, resultando em tarifas de conta de luz cada vez mais elevadas. Por essa razão, muitos empreendedores encontraram na energia solar uma alternativa incrível para economizar os gastos fixos e usufruir de uma série de benefícios que esses equipamentos oferecem.

Empresas de todos os portes podem investir nessa proposta — das grandes companhias, como a Petrobras, aos modelos de negócio mais modestos. O que não faltam são vantagens para quem investir na implantação da energia solar em uma corporação. Dentre as principais, estão:

  • preservação do meio ambiente: a energia solar não produz gases que colaboram para o agravamento do efeito estufa;
  • marketing: a utilização dos painéis fotovoltaicos ajuda a melhorar e consolidar a imagem de um negócio em qualquer setor;
  • economia nos custos fixos: embora a instalação da energia solar exija um investimento inicial elevado, em longo prazo, esse modelo pode reduzir drasticamente os gastos com energia.

5. Vantagens colaborativas

A vantagem colaborativa é um novo formato de economia que, aos poucos, vem conquistando o seu espaço no mercado. Como o nome já diz, essa prática é baseada em ações de colaboração, que têm como foco proporcionar ganhos competitivos e agregar valores sustentáveis aos pequenos e grandes negócios.

Funciona da seguinte maneira: em vez de encarar o mercado pela ótica da competição, os empresários e gestores passam a enxergar essas relações como colaborativas. Nesse caso, as corporações firmam parcerias que sejam capazes de proporcionar vantagens ecológicas para ambos os lados, seja por meio das redes sociais ou das ferramentas de inovação aberta, como acontece com a Uber ou o Airbnb.

Ao atuar com a economia colaborativa, as empresas conseguem crescer significativamente e, inclusive, evitar o desperdício em diferentes segmentos do consumo. Aqui, a proposta é compartilhar e doar, em vez de acumular. Os objetos ou serviços que não eram proveitosos para uma empresa, podem ser para outras e assim sucessivamente.

Viu só? Há inúmeras maneiras para uma empresa abraçar estratégias ecológicas, encantar os consumidores e conquistar ainda mais sucesso no seu campo de atuação. Aplique uma dessas estratégias no seu negócio e você poderá colher excelentes frutos a médio e longo prazo!

Depois de conhecer as tendências de sustentabilidade, que tal entrar em contato conosco e se aprofundar ainda mais no assunto? Será um prazer atendê-lo!