4 principais desafios de empreender no Brasil e como superá-los

27/07/2022 | Dicas

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor de 2021, empreender é o terceiro maior sonho do brasileiro; o que justifica os 43 milhões de empreendedores nesse ano. Contudo, iniciar o próprio negócio não é fácil. Afinal, os desafios de empreender no Brasil não são poucos e podem prejudicar o início e a continuidade da empresa ao longo dos anos.

Neste post, confira como está o cenário do empreendimento no Brasil e veja 4 dos maiores desafios de ter o seu negócio no país. Boa leitura!

Empreender no Brasil: uma oportunidade em crescimento

Ainda segundo o relatório GEM, desenvolvido pelo Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, os dados do empreendedorismo no Brasil são interessantes. Em 2019, em época de pandemia, 53,4 milhões de pessoas tinham seu negócio ou buscaram abri-lo. Em 2020, esse número caiu para 44 milhões, e em 2021, chegou a 43 milhões.

Apesar do resultado negativo, no ranking global de empreendedorismo, subimos para a 5ª posição em 2021. Além disso, a taxa de empreendedores com negócios com mais de 3,5 anos subiu de 8,7% em 2020 para 9,9% em 2021.

Sendo assim, considerando que, segundo a pesquisa, muitas pessoas não precisam mais recorrer ao empreendedorismo como uma fonte de renda principal, como aconteceu durante os estágios iniciais da pandemia, agora há o interesse por abrir o próprio negócio como alternativa de ocupação.

Os 4 grandes desafios de empreender no Brasil

Apesar de vontade, muitas empresas têm dificuldades de iniciar ou continuar atuando por causa dos desafios de empreender no Brasil. A seguir, conheça 4 dos mais importantes.

1. Impostos altos

Dependendo do porte de sua empresa, os valores dos impostos são bastante elevados. Para quem entra na categoria MEI, a cobrança de impostos federais é isenta, pagando apenas o INSS e o ISS ou ICMS. Mas para empresas de maior porte, além destes, pode ser necessário pagar impostos como o RPJ, o PIS/PASEP, o COFINS, entre outros, conforme a categoria.

2. Alta concorrência e falta de preparo

A concorrência existe em qualquer lugar. Porém, tende a ser um grande impedimento para negócios pequenos, que precisam competir com marcas grandes e já estabelecidas, principalmente na internet e em setores muito procurados, como o de Beleza. Além disso, a falta de preparo é outro agravante para um empreendedor iniciante, que pode levar o negócio à falência.

3. Capital de giro

Abrir um negócio ficou relativamente fácil, já que devido à digitalização, inclusive motivada pela pandemia, o tempo médio para abrir uma empresa hoje é cerca de dois dias. Porém, não basta que seja fácil, afinal é preciso recursos.

Nesse sentido, um dos grandes desafios é começar uma empresa com o capital de giro necessário para mantê-la funcionando nos primeiros meses, até que comece a dar lucro. Aliás, esse foi um dos motivos para o fechamento das empresas em 2020, segundo o Sebrae.

4. Problemas com obtenção de crédito

Outro aspecto que influencia muito no sucesso de empresas, principalmente de pequeno porte, é o acesso ao crédito. Isso porque, quanto menor o porte, mais difícil é obtê-lo, o que pode fazer a diferença tanto na abertura, quanto na estabilização do negócio.

Formas de vencer os desafios de empreender no Brasil

Agora que você viu as principais dificuldades, é importante não desanimar em ter o seu negócio próprio e aprender a vencer os desafios de empreender. Para isso, você pode tomar algumas ações, como:

  • estude o setor em que você quer ingressar;
  • escolha um mercado rentável;
  • prepare o capital de giro antes;
  • busque apoio e formação constante;
  • faça um bom planejamento;
  • conheça seu público;
  • procure manter o nome limpo;
  • saiba todas as obrigações da empresa;
  • fortaleça a base antes de tentar expandir o negócio.

Apesar da baixa no número de empreendedores, o Brasil mantém bons níveis, especialmente de pessoas que querem abrir o negócio próprio por vontade de empreender e não por necessidade. Porém, antes de realizar esses planos é preciso entender os desafios de empreender no Brasil e como superá-los para que o seu negócio dê certo.

Gostou do post? Siga-nos no Facebook, Youtube, Instagram e LinkedIn para acompanhar mais conteúdos como este!