Eficiência energética nas empresas: por onde posso começar? - Solarprime

Eficiência energética nas empresas: por onde posso começar?

Eficiência energética nas empresas: por onde posso começar?

Economizar energia é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para pagar menos no final do mês. Porém, quando se trata de empresas, isso pode ser um grande desafio. Afinal, como economizar sem comprometer a produção? Para isso, tem se falado cada vez mais em adotar a eficiência energética nas empresas. 

Confira no post a seguir o que é esse conceito e como adotá-lo. Veja também como mensurar seus resultados, a fim de identificar melhorias. Boa leitura! 

Afinal, o que é eficiência energética nas empresas? 

Adotar o conceito de eficiência energética significa buscar formas de manter a produção de uma empresa, com o mínimo de energia possível. 

Isso é importante porque esse insumo é essencial para a existência da organização. Porém, costuma representar um dos custos mais caros. Na Construção Civil, por exemplo, na fabricação de alumínio, a energia corresponde a 50% do custo de produção. Diante disso, procurar ser mais eficiente faz uma grande diferença. 

Afinal, as empresas podem gastar menos, sem comprometer seu rendimento ou até aumentando-o, já que os custos podem ser investidos em sua expansão. Além disso, é uma forma de garantir a sustentabilidade da organização, usando menos recursos naturais, o que é bom para o Meio Ambiente. 

Como adotar o conceito de eficiência energética? 

Como você viu, adotar a eficiência energética nas empresas é importante e só traz vantagens para a empresa. Veja a seguir alguns passos para aplicá-lo em seu dia a dia! 

Planeje-se 

A eficiência energética envolve a adoção de medidas e aplicação de mudanças. Por isso, é fundamental fazer um bom planejamento, para tomar as decisões corretas e realizar bem o investimento. 

Conscientize os colaboradores 

Para que a energia elétrica seja bem utilizada, é preciso que a empresa também conte com o apoio de seus colaboradores. Afinal, a conscientização deles pode dar frutos no final do mês. Nesse caso, até o bom uso do ar-condicionado e das luzes faz diferença. 

Modernize os equipamentos 

Equipamentos antigos, que sofrem sobrecargas ou estão sujeitos a oscilações de energia, podem ser grandes vilões para se alcançar a eficiência energética nas empresas. 

Portanto, é sempre importante fazer a manutenção preventiva dos equipamentos, bem como seu conserto, para o correto funcionamento. Além disso, também é importante modernizá-los quando se chega ao final de sua vida útil ou quando se nota que a substituição por um aparelho novo trará mais benefícios. 

Conquiste o certificado de eficiência 

Para garantir que as empresas apliquem o conceito de eficiência energética, foi criada a ISO 50.001. Com foco na melhoria contínua, as organizações devem seguir uma série de exigências, para serem certificadas como eficientes. Entre os requisitos estão: 

  • desenvolver uma política de eficiência para a empresa; 
  • medir resultados; 
  • buscar melhorias contínuas. 

Apesar de não obrigatório, conseguir a certificação é uma forma de se destacar mediante o mercado, além dos benefícios que a própria eficiência energética propõe. 

Busque apoio especializado

É importante que, no processo de implantação da eficiência energética, você conte com ajuda de empresas especialistas no assunto. Dessa forma, pode garantir que cada investimento tenha fundamento e retorno, realizando apenas o necessário. 

Use sistemas de automação 

Atualmente, existem diversos sistemas de automação que, com tecnologia inteligente, podem controlar melhor o uso de energia. Por exemplo, por meio de sensores de movimento, é possível apagar ou acender luzes. 

O que é preciso para mensurar os resultados? 

Para saber se a empresa está realmente no caminho certo, é fundamental que você meça tudo o que está acontecendo e a consequência de cada mudança. Afinal, são dados precisos que poderão dar direcionamento ao seu plano de ação, dizendo se ele está ou não funcionando. 

Para isso, é importante investir em tecnologias, como softwares de gestão de energia, a fim de automatizar processos e conseguir indicadores que mostrem a situação real da empresa. 

Garantir a eficiência energética nas empresas faz bem para o Meio Ambiente e para o bolso. Para isso, muitas ações podem ser realizadas, a fim de que sua organização faça o melhor com menos energia. Uma delas é adotar seu próprio sistema de geração, como a energia solar, que pode poupar muito e trazer independência para você. 

Quer descobrir o projeto de energia solar ideal para a sua empresa? Fale com a gente

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *