6 empresas que usam energia solar e contribuem para um ambiente sustentável

11/10/2019 | Energia Solar

Com um mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam se adequar constantemente às mudanças vividas pela sociedade, pois as instituições que não se adaptam podem não sobreviver. Uma das transformações que têm atraído muita atenção dos consumidores é a questão ambiental. Nesse cenário, as empresas que usam energia solar saem à frente dos seus concorrentes.

Isso porque a geração de energia usando uma fonte limpa, renovável e infinita contribui significativamente para a preservação do meio ambiente. Portanto, podemos afirmar que essa prática deve estar no centro da mudança de paradigma corporativo por representar a consciência ética e a preocupação com o ecossistema por parte da organização.

Neste post, vamos mostrar para você seis empresas que têm se preocupado e cooperado com o desenvolvimento sustentável do país ao implementarem práticas que visam a preservação do nosso ecossistema. Veja!

1. Natura

Vários cosméticos fazem uso do óleo de murumuru. Ele é tirado de uma planta da Amazônia que apresenta um manejo complicado, o que faz com que ela seja alvo de queimadas. A Natura identificou essa situação e, como solução, promoveu uma ação educativa envolvendo as 400 famílias que abastecem a empresa com esse insumo. A orientação passada foi de não utilizar mais a técnica de queimada. O impacto dessa ação foi a preservação de mais de três mil palmeiras que produzem o óleo de murumuru.

Desde que lançou a linha de produtos Ekos, há uma década, a Natura mantém um grupo de fornecedores formado por mais de 25 comunidades em todo o território nacional. Além disso, essa gigante do setor de cosméticos também conta com o Movimento Natura. Trata-se de uma plataforma para conectar ideias que têm o poder de transformar a nossa sociedade a pessoas interessadas em colaborar com elas.

Uma das iniciativas apoiadas é a Solcial. Esse projeto tem como objetivo organizar financiamentos coletivos, via crowdfunding e patrocínios diretos, para viabilizar a produção de energia solar fotovoltaica em instituições que ajudam pessoas carentes. A meta é extinguir ou diminuir as despesas com eletricidade. Desse modo, o dinheiro economizado poderá ser reinvestido em trabalhos que beneficiem os seres humanos, gerando impactos no meio ambiente e na sociedade.

2. Petrobras

A Usina Fotovoltaica de Alto de Rodrigues, que fica no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, produz energia elétrica usando como fonte a irradiação solar. A eletricidade gerada é usada pela própria empresa. A capacidade total é de 1.100 kW e a estimativa de produção anual é de 1.942 MWh. Essa quantidade de energia solar é suficiente para suprir a necessidade de 8 mil consumidores.

A usina está localizada no terreno da termelétrica Jesus Soares Pereira, que também pertence à Petrobras. O intuito foi contribuir para o aprimoramento das informações públicas sobre a produção de energia solar fotovoltaica e a expansão da rede de laboratórios de ensaios. Outro objetivo é certificar equipamentos e capacitar colaboradores que tenham nível técnico e superior nesse segmento.

3. Mercado Livre

O imóvel onde está sediado o Mercado Livre conta com a maior instalação de módulos fotovoltaicos no Brasil. Esse gigantesco sistema para produção de energia solar é parte do projeto de responsabilidade social estabelecido na filial brasileira da empresa.

Para você ter uma ideia da magnitude da usina solar, são duas mil placas fotovoltaicas instaladas em uma área de 4,7 mil metros de telhado. O sistema é capaz de gerar até 700 MWh ao ano. Essa quantidade de energia elétrica é equivalente ao que 360 imóveis residenciais consomem durante um ano.

4. Claro

O grupo Claro Brasil é formado por três companhias: Claro, Embratel e Net. Esse conglomerado montou um complexo de sistemas fotovoltaicos nos municípios de Várzea da Palma e Buritizeiro, no estado de Minas Gerais. As usinas solares ocupam, ao todo, uma área de 45 hectares. Os módulos conseguem produzir energia solar com capacidade para atender o consumo de uma cidade com 250 mil moradores.

5. Algar

A Algar é uma empresa conhecida por buscar soluções que tragam boas práticas em relação à sustentabilidade para as tarefas desempenhadas diariamente. Atualmente, o empreendimento já tem dois projetos com foco na eficiência energética por meio dos módulos fotovoltaicos.

Um deles é um sistema de placas solares que tem como função fornecer eletricidade para o data center, que ocupa um espaço de 600 metros quadrados, e para o contact center, que tem 4 mil posições de atendimento.

Ambos os departamentos estão localizados no edifício sede da instituição, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A energia produzida por esse sistema fotovoltaico corresponde a 30% do consumo do data center e a 5% da eletricidade do data center e do contact center no período de um ano.

A captação da luz do sol é feita com o uso de 1224 módulos fotovoltaicos com potência igual a 245Wp, que foram fixados no topo do prédio. Todo o sistema ocupa 3.300 metros quadrados e tem capacidade de produzir 450 MWh a cada 12 meses. Isso equivale ao consumo energético de 200 casas populares por ano.

O outro projeto fica em Campinas. Trata-se do primeiro sistema de geração de energia solar distribuída desenvolvido no Estado de São Paulo em parceria com a CPFL Eficiência. Ele consiste em 650 painéis solares, instalação com 197,78 kWp e capacidade de gerar 280 mWh por ano.

Tudo isso permite que a Algar economize 1 milhão de reais anualmente e reduza em 547 toneladas a emissão de gases que causam diretamente a aceleração do aquecimento global.

6. AquaRio

O AquaRio é o aquário marinho da cidade do Rio de Janeiro, uma atração turística que ocupa cerca de 6 mil metros quadrados e tem 2 mil módulos solares instalados. Esse sistema fotovoltaico gera 78.500 kWh, energia suficiente para suprir o consumo de 500 propriedades residenciais no período de um mês. O projeto de produção de energia solar do AquaRio é o que gera a maior quantidade de energia elétrica no estado.

Como você pode conferir neste artigo, é muito importante que as corporações cumpram com sua responsabilidade socioambiental. Desse modo, elas ditam uma mudança cultural no ramo empresarial e também na realidade das pessoas e do meio ambiente, que são impactados por essas ações.

Compartilhe este post nas redes sociais para que os seus amigos conheçam as empresas que usam energia solar em suas operações!