Eficiência sistema fotovoltaico: conheça 4 fatores que a influenciam

29/07/2020 | Energia Solar

O sistema fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar, é a geração de energia elétrica por meio da radiação solar. Painéis solares recebem a luz e geram energia elétrica. Os sistemas fotovoltaicos podem ser conectados à rede (on grid), isolados (off grid) ou híbridos, e cada um tem um modo de operação.

Essa é uma das alternativas de geração de energia mais sustentável e econômica. Porém, alguns fatores influenciam na eficiência do sistema fotovoltaico, como as condições do local de sua instalação e a temperatura.

Se interessou pelo assunto? Leia este post até o fim e entenda os 4 principais fatores que podem impactar na eficiência do sistema fotovoltaico. Também explicaremos por que o Brasil é um país propício para a utilização desse tipo de sistema. Boa leitura!

Fatores que impactam na eficiência do sistema fotovoltaico

Além de ser uma forma mais sustentável de consumir energia, o sistema fotovoltaico oferece economia na conta de luz ao final do mês. Porém, alguns fatores podem influenciar na eficiência e desempenho. Listamos alguns a seguir.

1. Incidência solar

A incidência solar interfere diretamente na geração de energia por meio do sistema fotovoltaico. Os painéis solares devem ser instalados de forma que recebam o máximo possível de radiação solar. É preciso escolher um local sem existência de sombra, ao menos das 9h às 15h.

2. Variação do espectro na massa de ar

As características da massa de ar atmosférico também influenciam na geração de energia solar. Não é o calor que faz funcionar o sistema fotovoltaico, mas sim a luz do sol. Assim, os painéis solares costumam funcionar melhor em regiões com temperaturas amenas. O coeficiente ideal para a eficiência do sistema fotovoltaico é indicado pelo fabricante.

3. Tolerância e incompatibilidade elétrica

Para o máximo aproveitamento dos benefícios do sistema de energia fotovoltaica, é importante seguir as instruções descritas pelo fabricante. Antes de serem disponibilizados no mercado, esses sistemas são submetidos a testes para verificar a tolerância e incompatibilidade elétrica. Portanto, as características elétricas dos sistemas podem variar em diferentes níveis de tensão, potência e corrente.

4. Perdas no inversor

Nem toda energia que os módulos geram poderá ser aproveitada. Uma pequena parte é perdida durante os processos de conversão e chaveamento dentro do inversor. Alguns fabricantes oferecem tabelas de eficiência dos inversores. O importante é observar a relação entre a potência máxima que entra no inversor e a potência real fornecida pelo arranjo fotovoltaico.

A utilização da energia solar é uma ótima opção para quem deseja gerar a própria eletricidade por meios mais sustentáveis e, ainda, economizar na conta de luz. Além disso, vale ressaltar que, devido à sua posição geográfica, o Brasil é um dos países com mais alto potencial de captação de radiação solar. Portanto, fique atento aos fatores que citamos acima e garanta ao máximo a eficiência do sistema fotovoltaico.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a eficiência do sistema fotovoltaico, complemente seu conhecimento sobre as principais vantagens oferecidas pela produção e utilização de energia solar.