O mercado de energia solar no Brasil ainda é pouco explorado, o que torna a área uma excelente opção para quem deseja empreender. Isso porque, apesar de o país ter uma grande capacidade de geração de energia renovável, ele ainda não explora todo o seu potencial.
Portanto, o setor tem muito para crescer e quem investir nesse segmento tem grandes chances de gerenciar um negócio sólido e próspero. No post de hoje, vamos falar sobre o mercado de energia solar no Brasil, suas perspectivas e como saber se essa é uma boa opção de investimento. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!
Como está o mercado de energia solar no Brasil atualmente?
De acordo com pesquisas realizadas por empresas do setor, o mercado de energia solar no Brasil cresceu 70%, somente nos últimos dois anos. Além disso, cerca de 90% das unidades existentes foram instaladas apenas nesse período. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
Os dados mostram como a aceitação dos brasileiros pela energia solar vem crescendo. E não é para menos, pois uma residência que possui um teto solar tem uma economia drástica de energia. Mesmo que a instalação dos equipamentos requeira um bom investimento, o custo-benefício vale a pena.
Isso porque, depois de instalado o painel solar, não haverá mais contas de energia elétrica para pagar mensalmente. Há, portanto, grande economia em longo prazo.
Quais são as perspectivas de futuro do setor?
A constante falta de chuvas e o aumento significativo nas contas de energia elétrica contribui para que as pessoas procurem fontes alternativas de energia. A expectativa de crescimento para o setor é enorme.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para 2024, a estimativa é que mais de 1,2 milhões de geradores de energia solar sejam instalados nas residências e empresas no país.
Ainda de acordo com a ANEEL, o país deve movimentar cerca de R$ 30 bilhões de reais com energia fotovoltaica — aquela gerada com painéis solares — até 2030.
O que analisar antes de investir no setor?
Mesmo que o mercado de energia solar no Brasil seja promissor e ofereça possibilidades de retorno financeiro atrativas, ainda é preciso analisar alguns fatores antes de investir no negócio.
Listaremos, a seguir, alguns pontos a serem considerados.
1. Público-alvo
Apesar de o setor de energia elétrica ser favorável, você precisa analisar o seu público-alvo antes de investir no negócio. Isso porque o custo médio dos sistemas mais vendidos varia de R$ 15.000,00 a R$ 85.000,00.
Então, antes de entrar de cabeça nessa empreitada, verifique se a sua região tem demanda para esse tipo de serviço.
2. Identificação pessoal com o negócio
Para que um negócio dê certo, o empreendedor precisa se identificar com os produtos e serviços que oferecidos. De nada adianta comprar uma ideia promissora se na hora de vendê-la, você não passa segurança para o cliente.
Além disso, a energia solar é um setor muito específico, o qual necessita de informações técnicas importantes. Então, se você não entende muito do assunto, deve estar disposto a aprender o máximo possível.
3. Valor de investimento
É necessário também analisar os custos da implantação do negócio e colocar tudo na ponta do lápis. Faça os cálculos e reflita se esse mercado é viável para você. Coloque na balança o valor que você tem para investir e o custo da infraestrutura necessária.
Lembre-se que, na fase inicial do empreendimento, você precisa ter um capital de giro, uma vez que os resultados podem levar certo tempo para chegar. Após esses cálculos, é hora de partir rumo ao desejado sucesso profissional.
Você fazia ideia que o mercado de energia solar no Brasil era tão promissor? Gostou do nosso post? Deixe a sua opinião nos comentários!