Entenda o que é Geomarketing e sua aplicação em franquias

28/10/2019 | Franquias

No mundo do marketing, existem diferentes estratégias com diversos fatores que visam atingir o público-alvo desejado. Blogs, redes sociais, SEO, parcerias são as abordagens mais comuns. Porém, você já ouviu falar sobre uma que usa a localização do cliente, chamada Geomarketing?

Então continue a leitura para entender o que é Geomarketing e como aplicar em franquias.

O que é Geomarketing?

O Geomarketing é uma abordagem usada há muito tempo, antes mesmo do surgimento do marketing digital. Ele consiste em um conjunto de estratégias da empresa, baseado nas localizações dos clientes e seus comportamentos. É uma forma de conhecer o perfil que cada pessoa apresenta em cada lugar.

Um dos usos mais comuns dessa técnica, no ambiente digital, são o Geotaggin e o Check-in. O Geotaggin é muito comum em redes sociais, como Instagram e Facebook, onde permite que o usuário adicione uma marcação do local em suas publicações. De forma muito similar, o Check-in consiste no ato de uma pessoa adicionar os lugares que frequenta em suas redes sociais.

Por que realizar o Geomarketing?

Em geral, analisando o mercado, é possível ver um grande aumento da necessidade de personalização de produtos e experiências. Conseguir mapear e criar perfis, tanto para os locais quanto para cada cliente, é uma abordagem muito eficaz.

Além de sua eficácia, vale ressaltar outro ponto muito importante: é consideravelmente simples de aplicar. Consiste numa análise de diversos dados facilmente obtidos, sobretudo pelas redes sociais. Tais dados, se associados às demais estratégias de marketing, tem tudo para enriquecer o relacionamento dos clientes com a sua empresa.

Como sua franquia pode se beneficiar desse conceito?

No caso das franquias não é diferente e, inclusive, tem um ponto muito positivo: um nome no mercado. Por meio do Geomarketing, é possível, por exemplo, traçar o perfil dos consumidores já conectados às outras franquias de mesmo nome e, assim, entender como o público desse segmento se comporta e o que deseja.

Escolher um local para abertura de uma franquia é um dos principais impasses para o bom sucedimento da empresa. Com o Geomarketing, esse passo se torna menos difícil. Analisando os Check-ins e Geotaggins do público no local desejado, é possível traçar seus perfis de consumo e comportamento para, então, analisar se é um bom investimento.

Para as franquias que já estão consolidadas, o foco é a fidelização dos já clientes e atração dos novos consumidores. Utilizando as diversas ferramentas do Geomarketing, é possível estabelecer maiores interações, como o público vinculado à sua franquia em suas publicações em mídias sociais.

De modo semelhante, há a possibilidade de implementar as ferramentas de atração por meio do estudo de franquias parecidas com a sua, marcadas pelos clientes da região. Além de, é claro, toda a publicidade instantânea obtida pelos compartilhamentos.

Como você pode ver, saber o que é Geomarketing é muito interessante para entender o quão útil e eficiente ele é. Quando associado com as demais estratégias de marketing, fornece o rumo certeiro para o crescimento saudável da franquia no mercado.

Gostou de saber mais sobre o que é Geomarketing? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar novas dicas para sua franquia. Estamos no Facebook e no LinkedIn!