O sistema de franquias tem se tornado um bom método para pessoas que desejam ter seu negócio próprio e expandir modelos bem-sucedidos. Porém, para garantir sucesso em seu empreendimento é importante buscar formas de se diferenciar no mercado e garantir mais competitividade. Por isso, práticas para uma boa gestão estratégica de franquias é um poderoso auxílio para seu negócio.
Esse tipo de sistema é rentável e uma ótima oportunidade de lucrar sem a necessidade de erguer uma nova marca no mercado. Antes de escolher uma franquia é preciso fazer um trabalho cuidadoso de avaliação da marca e do modelo que pretende franquear.
É importante que a empresa franqueadora tenha seus processos e metas bem estabelecidos, com sistemas e padrões de qualidade determinados. O sistema de franquias está em constante crescimento no Brasil, gerando novas oportunidade e movimentando a economia.
Quer saber mais sobre como gerenciar uma marca? Continue lendo este post e veja algumas dicas de como realizar a gestão estratégica de franquias. Confira!
O que é gestão estratégica de franquias e para que serve
A gestão estratégica de franquias é o processo para realizar seu planejamento de maneira contínua e alinhada com sua equipe e a rede. É a ligação do método com a melhor aplicação possível dos recursos disponíveis para atingir as metas empresariais. Desta forma, torna-se acessível e prática a cultura corporativa da franquia, retratada através da sua missão, valores e visão empresarial.
Para ter sucesso no processo de gestão estratégica de franquias alguns pontos devem ser observados a fim de melhorar os resultados e diminuir os riscos de mercado. A seguir passos importantes para que você possa estruturar a gestão da marca.
1. Planejamento bem elaborado e com objetivos bem definidos
Planos e metas bem definidos fazem parte de um bom planejamento estratégico. Para ser eficiente, toda gestão de franquias deve ter como base três pilares: criar, desenvolver e monitorar. No caso das franquias, é preciso que o franqueador construa seu planejamento e ofereça ao franqueado consultaria para que ele possa implantar em sua própria organização.
Além disso, franquias precisam bater metas para se manterem ativas no mercado. Para criar um plano de ação é necessário considerar os valores da empresa, avaliar o mercado, analisar o público-alvo e olhar para os colaboradores. Após esse mapeamento, crie seu planejamento estratégico e monitore diariamente através de indicadores.
2. Invista em padronização
A padronização é essencial para o reconhecimento e construção da credibilidade de qualquer franquia. Garantir a padrão dos processos é importante para qualidade e autoridade da marca. Para dar início a esse procedimento, a empresa que quiser ampliar seu negócio, através de franchising, precisa ter seus métodos bem-definidos nas filiais.
Caso isso não aconteça, se torna alta a chance de não conseguir implementar a padronização para os franqueados. Para isso, a franqueador deve construir uma cultura forte que transmita seus valores e missão e garanta a disseminação do padrão. Também é importante ter boas ferramentas de controle de qualidade dos serviços prestados.
É fundamental, ainda, que as empresas tenham um departamento responsável pela administração das franquias para oferecer suporte contínuo aos empreendedores e contribuir para o sucesso de cada unidade. Outra estratégia de gestão são os treinamentos e eventos que a empresa pode realizar periodicamente.
Promover a capacitação é uma estratégia eficiente na gestão de franquias. Por isso, fornecer formas para que os funcionários possam adquirir conhecimentos, habilidades e comportamentos é primordial para um gerenciamento de sucesso.
3. Estude o seu público-alvo e entenda suas demandas
Para alcançar seu público-alvo é preciso saber onde ele está. Além dos canais digitais, é necessário entender as necessidades reais de consumo dos seus clientes. Por isso, estude os consumidores da sua marca e entenda o que chama atenção dessas pessoas. Além disso, analise como eles interagem com marcas concorrentes. Desta forma, o franqueador evita erros e economiza investimentos em estratégias sem fundamento.
4. Melhore a comunicação com clientes
Canais digitais, como chat e aplicativos de mensagens, possibilitam proximidade maior com o cliente para que possa interagir com a marca de forma clara e objetiva. Desta maneira, é possível monitorar em tempo real a satisfação do cliente e avaliar o serviço em sua totalidade.
Para definir como alcançar seu cliente é importante conhecê-lo e saber quais ferramentas de comunicação fazem parte da sua rotina. Esses canais podem ser disponibilizados em e-mails, Facebook ou chat, depende do perfil do consumidor e quais redes sociais ele mais acessa.
5. Tenha uma gestão financeira bem consolidada
Uma gestão financeira bem aplicada resulta em impactos positivos para a franquia. Com uma boa administração dos recursos é possível realizar a reposição de estoque com mais rapidez evitando a insatisfação do cliente, caso não encontre o produto desejado. Além disso, ter controle sobre os custos significa mais investimento em marketing e ferramentas de automação buscando aumentar desempenho da unidade.
Para garantir uma gestão financeira consolidada faça planejamentos de curto, médio e longo prazo. Anote as despesas fixas e variáveis, além dos investimentos e das projeções de faturamento. Também é importante otimizar as formas de pagamento, ter capital de giro e suporte da franqueadora. Isso permite a antecipação de imprevistos e estabelecimento de metas reais.
6. Faça o controle de qualidade
O controle de qualidade agrega valor aos serviços e produtos oferecidos pela franquia. Manter esse controle é desafiador e demanda excelente organização. Algumas falhas no suporte e na comunicação com os clientes podem afetar a credibilidade da marca e diminuir os lucros.
Existem várias técnicas e ferramentas para realizar o controle de qualidade de sua franquia e uma delas são as plataformas online de gestão. De forma rápida e ágil, essas plataformas ajudam a automatizar processos em rede e consultar dados de todas as unidades.
Portanto, essas dicas associadas a determinação e conhecimento podem garantir a vitalidade da franquia e a expansão do negócio. Como vimos, a gestão estratégica de franquias é de extrema importância para a consolidação, impulsionamento e fortalecimento da marca no mercado.
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