Afinal, o que é ter um estilo de vida sustentável?

09/05/2019 | Dicas

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Vivemos em uma época dinâmica, em que a tecnologia e a indústria nos possibilitam criar diferentes soluções para nossas necessidades. Porém, com isso, também surge o debate sobre o uso de recursos naturais e a importância de uma vida sustentável.

Ter uma vida sustentável é, basicamente, exercer as atividades cotidianas de modo respeitoso em relação ao meio ambiente, sempre buscando beneficiá-lo ou diminuir ao máximo impactos negativos sobre ele. Isso se aplica tanto ao estilo de vida individual como à dinâmica das empresas e outras instituições.

Neste post, vamos dar dicas para que você possa inserir a sustentabilidade no seu dia a dia, além de mostrar onde a energia solar entra nisso. Acompanhe!

Como ter um estilo de vida sustentável?

Viver de modo ambientalmente sustentável é totalmente viável, mas exige mudanças profundas em nossos hábitos. Essas mudanças podem começar com pequenos gestos. Confira algumas dicas a seguir!

Cuide da sua alimentação

É comum comprar alimentos e refeições mais rápidos de serem preparados, para não perder o valioso tempo de trabalho cozinhando. Devido a isso, os fast foods e a compra por delivery se tornaram uma febre mundial. Outra demanda que surgiu é de refeições prontas, vendidas congeladas e resfriadas nos supermercados, preparadas em questão de minutos no micro-ondas.

Acontece que, para manter um certo padrão de sabor, ou para imitar os sabores e aromas de alimentos frescos, tais alimentos têm uma alta concentração de sódio, gordura e açúcares, que rapidamente viciam o paladar. Com isso, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade têm atingido a população jovem.

Assim, por muitas dessas redes explorarem os recursos naturais de maneira irresponsável, a fim de produzir alimentos ultra processados e, muitas vezes, cheios de embalagens plásticas, a melhor ação é cortar esses produtos de sua vida.

Outra ação importante é comprar vegetais em feiras ou diretamente de pequenos produtores, preferencialmente aqueles sazonais. Isso garante que você levará para a sua mesa produtos frescos e livres de agrotóxicos que agridem a natureza. Além disso, é uma forma de privilegiar um estilo de vida sustentável.

Tenha um consumo responsável de água

Consumir água é de extrema importância para a vida humana. Contudo, é possível pensar em um consumo mais sustentável desse recurso natural.

Nesse caso, uma boa forma de economizar, que serve tanto para indústrias quanto para sua casa, é fazer a coleta e a armazenagem da água da chuva. Depois, é possível usá-la para a irrigação de jardins, lavagem de cômodos, entre outros.

Evite o uso desnecessário de plástico

O plástico é um tipo de material que demora centenas de anos para se decompor na natureza. Por isso, é necessário evitar o consumo desnecessário dele, para também diminuir sua pegada de carbono no planeta.

Na padaria, por exemplo, você pode levar os pães no saco de papel, no lugar da sacola plástica. Já no supermercado, vale a pena usar bolsas ecológicas ou biodegradáveis para carregar as suas compras. Além disso, é imprescindível não comprar frutas em embalagens plásticas, já que a própria casca é a proteção ideal para elas e se decompõe em questão de meses.

Consuma de maneira consciente

Seja roupas ou material digital, uma boa dica é procurar a origem daquilo que você está consumindo. Afinal, existem até casos de empresas que foram flagradas usando mão de obra escrava para a fabricação de seus produtos, o que é de extrema gravidade. Há, inclusive, outras sob suspeitas de provocarem uma grande extração de minerais.

Dessa maneira, é importante consumir de marcas com consciência ambiental e social, evitando prejudicar a vida humana e o meio ambiente. Além disso, evite certos hábitos só porque são fáceis.

Por exemplo, em vez de aderir ao fast fashion, que é a compra de roupas baratas e na moda, que são trocadas facilmente e muitas vezes descartadas no lixo, opte pela “slow fashion”, que é o uso de roupas de qualidade, ainda que em poucas unidades, além do compartilhamento de peças e a compra em brechós e bazares, para que uma peça seja usada por várias pessoas.

Locomova-se de maneira mais sustentável

O setor de transportes é responsável por boa parte da poluição de gás carbônico na atmosfera. Nele, os carros poluem, comparativamente, mais do que o transporte coletivo. Segundo o IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente –, em pesquisa de 2017, os automóveis de passeio emitiam 73% da poluição na cidade de São Paulo, enquanto só transportavam 30% da população.

Dessa forma, é importante tomar algumas atitudes, como promover o rodízio de carona entre colegas de trabalho, usar o transporte público com mais frequência e, sempre que possível, deslocar-se a pé ou de bicicleta.

Aposte em energia renovável

A busca por fontes alternativas de energia é uma das grandes preocupações da atualidade, como maneira de diminuir gastos e evitar a poluição. Assim, a energia solar é uma grande aliada da sustentabilidade.

Dessa forma, a maior vantagem dessa solução é a possibilidade de instalar um sistema de geração pessoal em sua própria casa ou empresa, o que faz com que você adote uma fonte energética limpa em pouco tempo.

Como a energia solar leva à sustentabilidade e vale a pena?

Uma vida sustentável é pautada por diferentes aspectos. Dentre eles, a saúde, o bem-estar, o acesso à água potável, à segurança, entre outros. Inclusive, eles são tão importantes que condizem com os objetivos mundiais para a sustentabilidade.

Presentes na Agenda 2030 da ONU, o ponto 7 trata do uso de uma energia mais limpa e sustentável. Nesse caso, é possível usar soluções como energia eólica, hidrelétrica, solar, entre outras.

Destas, a solar é uma das mais importantes. Isso porque, em termos de uso, ela não só evita os combustíveis fósseis, como também tem um sistema bastante simples e acessível. Funcionando por células fotovoltaicas, cada vez mais sua tecnologia evolui para garantir as melhores soluções e os materiais mais duráveis.

Além disso, esses sistemas funcionam com a luz solar. Por isso, estão disponíveis no mundo inteiro e podem ser montados conforme a necessidade de cada local. É assim que surgem as usinas solares e também o uso pessoal. Neste caso, são muitos os benefícios que você pode ter, seja em sua casa ou empresa. Por exemplo:

  • pode levar a uma economia de energia de até 95% da sua conta de energia;
  • é um sistema seguro e fácil de instalar;
  • um sistema fotovoltaico pode durar, pelo menos, 25 anos;
  • você pode aproveitar créditos de energia no seu imóvel gerador ou outro que esteja sob o mesmo CPF;
  • seu imóvel se torna mais valorizado.

Por isso, não é surpreendente que 78,7% dos sistemas de geração distribuída são residenciais. Afinal, a economia e praticidade da energia solar caiu no gosto das pessoas nos últimos anos, principalmente porque se tornou mais acessível. Com isso, contribui de forma eficiente para seu estilo de vida sustentável.

Nós vivemos em um ritmo acelerado, em que vários aspectos da nossa vida são moldados por indústrias diferentes. Nesse caso, quando a população mundial começa a usar essas soluções em massa, muitas delas causam problemas ao planeta. Por isso, vale a pena parar e adotar um estilo de vida sustentável. Nesse caso, vale seguir soluções práticas, que já são bastante acessíveis, como o uso de energia solar.

Gostou de saber como levar uma vida sustentável com ações simples no dia a dia, além de soluções como a energia solar? Compartilhe com todos![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]