[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]
1. Introdução
Com a modernização, tornou-se comum as pessoas terem seus próprios carros. A grande maioria usa veículos para ir ao trabalho, fazer compras ou viajar. E, com o passar dos anos, a poluição causada pelos veículos comuns passou a ser um grande problema para a humanidade. Para os apaixonados por carros e que ao mesmo tempo desejam ter um bom automóvel e cuidar do meio ambiente, existe a opção dos carros elétricos.
Eles vêm conquistando cada vez mais pessoas e espaço no mercado. Vale salientar que essa tendência só deve aumentar, isso graças aos seus benefícios para o meio ambiente. Segundo dados relatados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), até o ano de 2022, foram vendidas cerca de 100.000 unidades de carros elétricos e híbridos.
2. Como funcionam os carros elétricos
Os carros elétricos, como seu próprio nome diz, funcionam por meio da eletricidade. Ou seja, não necessitam de gasolina para o seu motor operar. Toda a energia fica armazenada em uma bateria que é recarregável. Basicamente, o seu funcionamento depende de alguns componentes. Veja quais são eles!
2.1. Bateria
A bateria geralmente fica localizada embaixo dos bancos do carro. É ela que guarda a energia necessária para que o veículo funcione. Quanto maior for a potência elétrica da bateria, mais longe o carro poderá ir até que seja recarregado novamente.
2.2. Inversor
Todo carro elétrico necessita de um inversor. Isso porque esse dispositivo se responsabiliza por converter a corrente contínua, que é gerada pela bateria, em corrente alternada. Essa corrente elétrica é responsável por alimentar o motor do carro.
2..3. Motor de indução
O motor de indução é um tipo de motor que tem dois campos magnéticos. Ele também é conhecido como motor de corrente alternada ou motor assíncrono trifásico. É acionado pela energia elétrica, permitindo a locomoção do carro.
2.4. Sistema de recuperação de energia
O sistema de recuperação de energia desses dispositivos permite reutilizar a energia gerada pela desaceleração dos veículos. Ele usa a energia em excesso, que é armazenada, para impulsionar a potência do motor. Esse sistema possui duas fases: carregamento e impulsão.
3. Como carregar os carros elétricos
A recarga de todos os carros elétricos é feita por meio de conectores que são embutidos no automóvel. A maneira mais simples é a recarga doméstica, na qual se usa um cabo que vem com o veículo. Ela pode ser realizada utilizando uma tomada de 110V ou 220V, mas é mais lenta e pode levar até 40 horas para recarregar o automóvel.
4. Tipos de carros elétricos
O tipo do carro elétrico também diz muito sobre o seu funcionamento. Vale salientar que existem algumas diferenças entre os modelos. Veja abaixo!
4.1. Plug-in electric
Os carros plug-in electric são aqueles 100% elétricos. Esses veículos não possuem motor de combustão e, por essa razão, funcionam somente quando são recarregados com carregadores conectados em fontes de eletricidade.
4.2. Plug-in hybrid
Esse modelo de carro é híbrido, e isso significa que ele pode funcionar com eletricidade ou combustível. Dessa forma, se a energia elétrica terminar, o condutor poderá abastecer o veículo com gasolina. Tendo essas duas opções, dificilmente o veículo ficará parado por falta de energia ou combustível.
4.3. Hybrid electric
O hybrid electric é um tipo de carro que funciona à base de gasolina, etanol ou diesel, isso de forma predominante. No entanto, ele utiliza energia elétrica em algumas situações. Entre elas, podemos citar:
- na partida no motor;
- ao trafegar em velocidade de cruzeiro.
Esse tipo de carro não é recarregável em fontes. As suas baterias utilizam o sistema de recuperação de energia.
5. Carros elétricos no Brasil
No ano de 2022, o Brasil registrou o emplacamento de 18.806 carros elétricos e híbridos plug-in. Tais informações foram repassadas por um levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Pode-se afirmar que os carros zero combustão a bateria (BEV) tiveram um grande aumento na participação do mercado automotivo, com 8.458 unidades vendidas. O crescimento foi avaliado em 197% em relação ao ano anterior. Entre os carros elétricos mais vendidos no ano de 2022, podemos citar os seguintes modelos:
- Volvo XC40;
- Caoa Chery iCar;
- JAC e-JS1.
Sendo assim, os carros elétricos têm conquistado cada vez mais adeptos entre o povo brasileiro.
5.1. Pontos de recarga para carros elétricos no Brasil
A ABVE fez uma estimativa que existam 1.250 pontos de recarga de carros elétricos no país. 47% deles estão localizados no estado de São Paulo.
6. Carros elétricos no Mundo
No ano de 2019, o percentual de carros elétricos vendidos triplicou. E, no ano de 2020, o número dobrou. Já em 2021, a venda desse tipo de veículo mais que dobrou, atingindo o número de 6,6 milhões, representando, assim, 8,57% do mercado global de veículos.
Em 2022, a IEA estimou que a frota total no planeta de carros elétricos era de 16 milhões de automóveis. Estes consomem cerca de 30 terawatts-hora (TWh) de eletricidade durante 1 ano inteiro.
7. Perfil dos entusiastas dos carros elétricos no Brasil
O público que mais adquire esse tipo de carro está na faixa dos 21 aos 34 anos de idade. Pode-se dizer que eles estão dispostos a pagar mais para ter a experiência de dirigir um veículo elétrico. A renda mensal desse público é acima da média dos brasileiros. Além disso, ele é formado, em sua maioria, por mulheres.
8. Vantagens da energia solar para recarregar carros elétricos
A energia solar é a opção mais econômica e ecológica para o abastecimento dos veículos elétricos. Afinal, os gastos com a recarga das baterias é bem menor do que os custos com um veículo a combustão, em que se usa a gasolina.
A Solarprime é uma empresa sólida e que está há muitos anos no mercado de venda de energia solar do Brasil. Ela conta com a certificação da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e vende tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas. Portanto, ela pode auxiliar na geração de energia limpa para recarregar os veículos elétricos. Além disso, tem em seu portfólio carregadores para veículos elétricos.
9. Conclusão
Agora que você já sabe que os carros elétricos, além de serem econômicos, são uma opção que ajuda a evitar o consumo de óleo e a emissão de CO2, não deixe de analisar a aquisição de seu veículo e de contar com uma empresa especializada em energia solar, como a Solarprime. Dessa maneira, você ajudará o meio ambiente e terá o carro dos seus sonhos.
10. Sobre a Solarprime
A Solarprime é a maior franquia de energia solar do Brasil, sendo pioneira no setor desde 2014. Está presente em 26 estados, mais Distrito Federal, com mais de 400 unidades e milhares de sistemas de energia solar instalados.
Ela é especialista em energia renovável, contando com uma equipe de mais de 100 engenheiros. Ainda, oferece sistemas de energia solar para todos os segmentos, desde o residencial, passando pelo industrial, até o agronegócio.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]