Seja em empresas ou no ambiente doméstico, a conta de luz é uma das principais preocupações no dia a dia. Como cada vez mais recursos da vida moderna dependem de eletricidade, a tendência é que a demanda continue crescendo. Uma consequência disso é o horário de pico de energia.
Caso você queira economizar na conta de luz, esse é um bom ponto para focar o seu planejamento. Afinal, boa parte dos seus gastos com energia elétrica ocorrem dentro desse horário, sendo o intervalo ideal para fazer alguns cortes no seu consumo.
Acompanhe e entenda melhor o que é o horário de pico, como ele afeta sua conta de luz e o que você pode fazer para minimizar seus gastos.
O que é horário de pico?
Também chamado de “horário de ponta”, o horário de pico de energia é um período em que a demanda é mais alta. Algo que normalmente ocorre entre às 18h e às 21h. Ou seja, as empresas de fornecimento precisam aumentar sua produção nesse momento.
É nesse horário que a maioria das pessoas sai do trabalho e volta para casa, com as famílias reunidas nas primeiras horas da noite. Também é um momento de alto consumo para empresas, especialmente no comércio, alimentação e entretenimento.
Como impacta na sua conta de energia?
Como a demanda por energia no horário de pico é maior em larga escala, as concessionárias de energia cobram uma tarifa maior que o normal para o resto do dia. Ou seja, ao utilizar mais energia nesse período, você verá um impacto maior em sua conta de luz. Por isso que muitas empresas acabam reduzindo o uso de máquinas pesadas nesse período.
Como economizar no horário de pico?
Seja para sua casa ou para seu negócio, é importante se atentar ao consumo excessivo de energia durante o horário de pico. Veja aqui algumas dicas simples para economizar.
Reduzir consumo no horário de pico
A forma mais óbvia de diminuir sua conta de luz é evitar o consumo durante esse horário. Muitas concessionárias de energia também incentivam a população e as empresas a diminuir o consumo durante esse período, oferecendo tarifas menores em outras horas do dia.
Fontes de energia alternativas
Outro caminho possível é utilizar fontes de energia que não venham da sua concessionária local. Por exemplo, utilizar painéis solares, energia eólica ou geradores próprios para suprir sua necessidade de energia durante esse horário em que a tarifa é mais elevada.
Metas para redução de consumo geral
No caso de um empreendimento, é importante ter um objetivo claro na redução do seu consumo de energia. Por exemplo, reduzir sua conta em 25% nos próximos meses. Isso te dá uma referência clara tanto das suas metas quanto do impacto de cada mudança.
Conhecer o horário de pico é um passo importante para economizar energia no dia a dia. Seja em seu negócio ou em sua casa, é uma ótima oportunidade de poupar dinheiro na conta de luz.
Quer mais dicas para economizar energia? Então, veja nosso artigo falando sobre o selo Procel e sua importância no seu consumo de luz.