Geração centralizada e distribuída: entenda as diferenças

20/02/2024 | Energia Solar

Após a descoberta da energia elétrica, ela se tornou fundamental para todos. Visto que ela serve para movimentar as máquinas empresariais, computadores e para iluminar as casas dos cidadãos. Sem a eletricidade, a economia ficaria comprometida e a rotina das pessoas não seria mais a mesma.

Dessa maneira, o governo deve assegurar que todos tenham acesso à produção e transmissão de energia elétrica. Esse fenômeno é chamado de geração centralizada e distribuída. Se você está se questionando sobre o que seriam as duas formas de gerar a eletricidade, saiba que neste post abordaremos esse assunto.

Quer saber mais sobre as formas de gerar energia elétrica? Continue a sua leitura!

O que é a geração centralizada?

A geração centralizada é aquela em que a energia elétrica é distribuída por meio de cabos mais altos e que levam a alta tensão até as redes de distribuição, que são formadas por postes e cabos de energia.

A quantidade de consumidores desse tipo de energia é enorme e as geradoras que a distribuem são poucas.

O que é a geração distribuída?

Na GD (geração distribuída), muitas unidades menores alimentam a rede e todas elas se conectam entre si, com as linhas de forma direta. Com a expansão das usinas solares, a GD vem sendo impulsionada nos últimos tempos.

Quais são as diferenças entre os dois tipos de geração e suas características?

Existem muitas diferenças entre a geração de energia centralizada e distribuída. Entre as principais podemos citar:

  • a produção: na centralizada existem menos geradoras e muitos consumidores, enquanto na distribuída várias unidades geram a energia elétrica e poucas pessoas a usam;
  • a transmissão da energia: na distribuída a conexão é direta entre a energia da rede e a produzida. Já na centralizada é por meio de cabos;
  • a distribuição: a energia centralizada é distribuída a toda a população pelas concessionárias. Na distribuída, acontece no local onde está o sistema produtor.

Essas são apenas algumas das diferenças das duas formas de produzir energia. Mas vale salientar que cada uma delas tem as suas peculiaridades.

Quais são as vantagens da geração distribuída?

Apesar de ser menos usada pela população em geral, a GD vem conquistando muitos adeptos. Isso pelo fato de proporcionar inúmeros benefícios, tais como:

  • menor custo com a transmissão;
  • diminuição da perda de energia;
  • maior estabilidade;
  • sistema mais confiável;
  • na energia solar, qualquer imóvel pode ser uma usina de geração, já que o sistema fotovoltaico é instalado, na maioria das vezes, nos telhados;
  • existe a possibilidade de alcançar áreas remotas;
  • menos impacto a natureza;
  • aproveitamento de fontes mais sustentáveis, como o sol.

Esses são apenas alguns dos benefícios que as pessoas que optarem pela geração distribuída terão.

Agora que você já sabe o que é a geração centralizada e distribuída, não deixe de avaliar todas as questões ligadas a produção da eletricidade de sua casa ou empresa. Sempre pense no meio ambiente que está sendo a cada dia que passa mais prejudicado. A opção de energia solar tem se demonstrado benéfica para os seres humanos e o planeta terra.

Gostou do nosso post sobre energia centralizada e distribuída? Aproveite a visita para conferir 6 vantagens da energia solar!