Imposto de Renda 2023: veja os benefícios de declarar a energia solar!

04/05/2023 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Você sabia que pode declarar sua energia solar no Imposto de Renda 2023 e conseguir valorizar seu imóvel na hora da venda?

Implementar a energia solar na sua casa exige um investimento, mas também valoriza muito seu imóvel, tanto na hora da venda quanto na tributação. Por isso, vale a pena inserir esse investimento na declaração do seu imposto de renda.

Quer entender melhor como funciona e aprender como fazer? Acompanhe!

Os benefícios de declarar a energia solar no Imposto de Renda 2023

Implementar as placas fotovoltaicas é um grande investimento, mas que tem retorno a médio e longo prazo, principalmente para quem deseja vender a residência no futuro.

Por isso, esse tipo de investimento é considerado uma benfeitoria no imóvel, o que permite que você consiga declará-lo em seu Imposto de Renda 2023. Fazendo isso, você consegue alguns benefícios como:

  • redução do cálculo do imposto sobre ganho capital;
  • possibilidade de retorno de imposto em valor maior;
  • diminuição do valor a ser pago, caso seja necessário.

Ao declarar esse investimento feito em seu imóvel, você consegue diminuir a base de cálculo do Imposto de Renda sobre ganho capital em uma possível transferência de titularidade (ou seja, ao vender o imóvel no futuro).

Além disso, não precisa se preocupar se já fez esse investimento em outro ano, mas não declarou. Você pode retificar sua declaração antiga, que já valerá para a deste ano.

Se fez a instalação este ano, mas já entregou a declaração, você também pode pedir a retificação para acrescentar os recibos. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não aumenta o risco de cair na malha-fina, então, pode fazer tranquilamente.

Como declarar energia solar no Imposto de Renda

Primeiro de tudo, vale lembrar que você não é obrigado a declarar esse gasto, apenas se quiser, pois é considerado uma Benfeitoria ao Imóvel, e não um tipo de Bens Móveis (que é obrigatório declarar).

Para fazer a declaração, é preciso incluir tanto as notas fiscais de compra dos painéis quanto a do serviço de instalação na aba de “Bens e Direitos”, de acordo com o imóvel em que foi feita a mudança e o valor de aquisição.

Se a compra do imóvel e a instalação das placas de energia solar tiverem sido feitas no mesmo ano, é preciso fazer o lançamento de maneira diferente, com o valor da residência e outro valor total da reforma. Caso tenha dúvidas na declaração, vale a pena buscar uma consultoria de um profissional da contabilidade.

A implementação da energia solar em um imóvel é vista como um dos melhores investimentos para valorização do imóvel. Isso porque, além de tornar a casa mais sustentável (para o ambiente e financeiramente também), traz retorno a médio prazo.

Como dissemos, existem vários benefícios em fazer esse tipo de mudança no imóvel, mas poder declará-lo no IR como uma forma de conseguir restituição ou redução desse imposto é, sem dúvidas, uma grande vantagem.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite a visita para ler o nosso outro artigo sobre os principais benefícios da Energia Solar para sua vida financeira e veja como investir no seu imóvel! [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]