Confira 7 características essenciais para um investidor de sucesso - Solarprime

Confira 7 características essenciais para um investidor de sucesso

Confira 7 características essenciais para um investidor de sucesso

O mercado de investimentos está em alta. Só no primeiro semestre de 2021, por exemplo, a Bolsa de Valores cresceu 43% em relação a pessoas físicas. Dentre elas, cada vez mais se destacam os jovens, que procuram independência nesse tipo de ação e em seus próprios negócios. Mas apesar do cenário favorável, para ser um investidor de sucesso é preciso seguir alguns cuidados. 

No post a seguir, confira as dicas de como ser bem-sucedido e as 7 características essenciais para ser um bom investidor. Veja também os erros comuns que é preciso evitar desde o início. Boa leitura! 

Mercado de investimentos: como ser bem-sucedido? 

O interesse por investimentos e empreendedorismo está em alta. Além do relevante cenário na bolsa, que aponta que mais pessoas físicas estão aprendendo e colocando recursos na modalidade, a abertura de negócios também é outro destaque. 

Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, no 2º quadrimestre de 2021, mais de um milhão de empresas foram abertas, em comparação ao 1º quadrimestre. Comparando com as empresas fechadas no período, o saldo ainda foi positivo, resultando em mais de 18 milhões de empresas ativas no total. Outro destaque é que o tempo para abertura de uma empresa diminuiu, chegando à média de 2 dias e 16 horas. 

Isso tudo representa como o cenário econômico está se recuperando, tornando interessante a empreitada de ser um investidor de sucesso. Porém, para que isso funcione, é preciso atenção a alguns fatores fundamentais, como desenvolver as características de um investidor. 

Quais as 7 características essenciais para um investidor de sucesso?  

Existe muito trabalho e dedicação por trás de um investidor de sucesso. Mas além disso, desenvolver algumas características importantes faz toda a diferença. Veja algumas delas a seguir! 

1. Escolher um mercado em ascensão 

Independentemente de como você vai atuar, saber escolher um mercado com potencial é fundamental para que seu investimento no negócio dê bons resultados a longo prazo. Nesse sentido, vale a pena pesquisar bastante as diferentes áreas. 

Um exemplo é o mercado de energia solar, que mantém crescimento acelerado e, recentemente, alcançou a marca história de 12 GW em geração, sendo 7,5 GW corresponde à geração distribuída; o que também aponta um grande interesse dos consumidores em adquirir sistemas de energia renovável e ter independência em relação às companhias elétricas tradicionais, especialmente com a atual crise energética. 

2. Não ter medo de correr riscos 

Correr riscos também faz parte de ser um investidor de sucesso. Sendo assim, para aproveitar boas oportunidades é importante não ter medo. Contudo, isso não significa imprudência. Afinal, existem diferentes tipos de investidores. Portanto, você deve entender qual é o seu estilo e agir dentro dele. 

Além disso, mesmo apostando em um investimento de alto risco é importante conhecê-lo para assumi-lo com moderação. Outro fator importante é distribuir os recursos. Assim, se um investimento der errado, você não perde tudo o que tem. 

3. Comparar com eficiência 

Outra característica fundamental para quem quer ser um investidor de sucesso é aprender a comparar com eficiência. Isso porque não basta olhar apenas a rentabilidade do negócio, mas entender seu cenário a longo prazo. Dessa forma, é possível tomar uma decisão mais acertada, sem guiar-se apenas pelo lucro.

Por exemplo, investir na bolsa de valores pode trazer ganhos a curto prazo, mas é um investimento bastante arriscado, dados os diversos fatores que envolvem as ações. Já uma franquia, por exemplo, demora alguns meses para retornar, mas é um negócio físico com maior segurança. 

4. Manter-se atualizado 

Não tem como ser um investidor, se você não se mantiver a par de tudo o que ocorre, não só no mercado, mas no cenário econômico de forma geral. Afinal, para saber quais são os rumos que o seu negócio pode tomar, é imprescindível acompanhar todas as situações de seu mercado. 

Além disso, seguir as novidades e compreender as situações de crise e recuperação econômica também é importante para ter insights sobre novos segmentos, nos quais você pode trabalhar.  

5. Pensar a longo prazo 

Às vezes, uma ação que você toma agora renderá no futuro. Por isso, também é preciso saber esperar e buscar os resultados a longo prazo. Aliás, isso é importante para você avaliar cada investimento com calma e não descartar opções tão cedo. 

Especialmente em se tratando de abrir uma empresa física, ter essa visão ajuda a preparar as ações a serem tomadas, a fim de guiar o negócio para as metas que você quer alcançar. 

6. Desenvolver disciplina 

Um investidor de sucesso precisa ser disciplinado. Isso porque além de todo o trabalho em acompanhar os seus investimentos e estudar seus cenários, é preciso ter foco no que se faz no dia a dia, para que os resultados positivos aconteçam.  

7. Evoluir sua visão de negócios 

Ter visão de negócios é saber quando uma boa oportunidade pode ser interessante e compreender a melhor forma de lidar com ela. Aliás, isso é essencial para diversificar sua carteira de investimentos.  

Para desenvolvê-la, vale tomar algumas ações diariamente como: 

  • acompanhar as notícias sobre o mercado financeiro; 
  • conversar com outros empresários, de seu setor ou de outros; 
  • estudar o seu próprio negócio e os concorrentes; 
  • fazer cursos de investimento; 
  • ler livros sobre o assunto. 

Quais erros comuns um investidor precisar evitar desde o início? 

Mesmo que você saiba colocar as características de investidor na prática, também está sujeito a cometer erros; principalmente, no início. Por isso, é importante evitá-los. Por exemplo: 

  • não planejar o seu negócio, fazendo análise de mercado e de concorrência
  • não ter recursos suficientes para começar da forma adequada e com margem de segurança; 
  • achar que já entende tudo e que não precisa continuar estudando; 
  • não organizar finanças; 
  • não estabelecer suas metas; 
  • não entender quem são seus concorrentes, diretos ou indiretos, e como atuam; 
  • usar o dinheiro da empresa para gastos pessoais; 
  • não saber como estabelecer sua marca. 

Empreender pode ser uma boa atuação profissional para quem busca liberdade, principalmente a financeira. Mas para ser um investidor de sucesso é preciso tomar alguns cuidados e desenvolver certas características que possam ajudar você na tomada de decisões. Além disso, é importante apostar nos mercados e modelos de negócio certos, para garantir essa rentabilidade. 

Quer saber melhor por que o mercado de energia solar é uma opção com potencial? Entenda sobre sua rentabilidade em franquias

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *