[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Um mapa mental sobre empreendedorismo é uma estratégia muito utilizada para organizar ideias e gerar mais clareza sobre, basicamente, qualquer coisa que você precise tirar da cabeça e colocar no papel. Sabe aquela expressão que diz “quer que eu desenhe?”… Fazer um mapa mental é desenhar o que você está pensando!
Agora, não vá pensando que é algo supercomplexo e difícil de aprender, afinal, o objetivo do mapa mental é justamente facilitar a sua vida. Para entender melhor essa ferramenta e descobrir como ela funciona, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Fique de olho e saiba mais!
O que é e como surgiu o mapa mental?
Um mapa mental é uma representação gráfica que serve para resumir ou facilitar a compreensão sobre uma informação. Esse não é um recurso novo, já sendo empregado desde 1970, quando o escritor Tony Buzan desenvolveu a técnica para ajudar as pessoas a colocarem suas ideias no papel.
Realizar um mapa mental consiste em:
- pegar uma folha completamente em branco, seja de papel, seja uma página no computador;
- escrever ou desenhar um conceito, objetivo ou tema central;
- irradiar dele tudo o que precisa ser dito ou explicado.
O “desenho” final contém um tema ou balão central, que está interligado por uma linha fina a outros subtemas ou tópicos que complementam aquilo que se pretende alcançar. É um ótimo recurso para quem quer desenvolver uma mentalidade empreendedora de forma organizada.
Para que serve o mapa mental sobre empreendedorismo?
Quando você tem muitas coisas para fazer e não sabe por onde começar ou como ordenar essas atividades, o mapa mental vai servir para organizar e dar uma estrutura aos pensamentos. Essa técnica também é bastante utilizada por estudantes que estão tentando assimilar melhor os conteúdos ou mesmo por equipes criativas que precisam fazer um brainstorming.
Com mais clareza de ideias, tanto você quanto a sua equipe entenderão melhor o que precisa ser feito e qual é a ordem de prioridade entre essas atividades. O que é mais importante? O que é pré-requisito para outras etapas? Quais pontos estão interligados entre si? Fica bem mais fácil ganhar clareza sobre tudo isso.
Como usar um mapa mental no empreendedorismo?
O mapa mental tem várias aplicabilidades no empreendedorismo, inclusive para a estruturação de ideias para abrir o negócio — mas é claro que suas finalidades vão além. A seguir, elencamos algumas delas para você conferir. Olha só!
Organização da rotina
Você já viu que o mapa mental é um ótimo organizador de tarefas. Por isso, se você tiver que coordenar os esforços de uma equipe para um objetivo específico, essa pode ser uma boa tática para listar o que precisa ser feito. O mesmo vale para as atividades que pertencem exclusivamente a você. Assim, você saberá quais ações cada um dos seus projetos requer e qual é a ordem de execução entre elas.
Identificação de oportunidades
Também é possível usar o mapa mental para analisar tendências, listar as necessidades do seu público, identificar os recursos disponíveis e observar a concorrência. Tendo uma leitura geral do cenário, ficará muito mais fácil tomar as decisões certas e ter insights valiosos.
Planejamento de marketing e vendas
Uma alternativa é usar o mapa mental para planejar suas ações de marketing e vendas, como organizar eventos, programar conteúdos para um site ou projetar uma apresentação. Ali, você poderá separar cada etapa e o que precisa ser feito em uma por uma delas.
Viu só como o mapa mental sobre empreendedorismo pode ser uma excelente ferramenta de gestão? Agora, basta usar as sugestões que você conferiu aqui e começar a usar essa ferramenta na sua realidade, percebendo o quanto ela faz diferença na qualidade do seu trabalho.
Se você gosta de conteúdos como este, não deixe de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook e no Instagram![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]