Muito se fala da capacidade de o brasileiro empreender e se adaptar às situações. De fato, durante a crise foram contabilizadas cerca de 20 milhões de empresas ativas. Porém, apenas ter o espírito empreendedor não basta. Afinal, é preciso buscar por negócios lucrativos, que possam oferecer condições para que você tenha liberdade e independência financeira.
No post a seguir, confira as vantagens de iniciar no mercado empreendedor e por que o tipo de negócio faz toda a diferença. Saiba também 7 ideias que você pode aplicar no seu empreendimento. Boa leitura!
Como o empreendedorismo pode mudar a sua vida
Se você já se sentiu cansado do trabalho que exerce ou com vontade de ter mais liberdade e poder de decisão, com certeza o empreendedorismo já passou pela sua cabeça. Afinal, esse conceito nada mais é do que pôr em prática uma ideia, no caso, voltada para a criação de um negócio.
Sendo um termo tão atual, empreender é colocar todos os seus recursos em prol da concretização dessa ideia, a fim de cumprir um sonho, alcançar objetivos e conquistar mercados. Afinal, alguém que empreende pode estar começando um negócio ou reformulando um já existente. Seja qual for, o empreendedorismo proporciona diversas vantagens para você, como:
- maior conhecimento de diferentes áreas;
- capacidade de explorar novos mercados;
- incentivo para criar soluções inovadoras;
- saúde mental e financeira;
- adoção de um novo estilo de vida;
- independência financeira devido ao sucesso do empreendimento;
- liberdade de tomar decisões e pôr ideias em prática.
Ou seja, o empreendedorismo é um meio de chegar a um bom resultado. Porém, não pode ser feito de qualquer forma. Afinal, você não só estará investindo recursos de tempo e dinheiro, mas também espera resultados. Sendo assim, é fundamental empreender por meio de negócios lucrativos.
7 ideias de negócios lucrativos para você investir
Se você quer investir em sua própria empresa, esperando que ela seja lucrativa, mas não sabe o que fazer, não se preocupe. Trouxemos 7 ideias de negócios que você pode explorar e pôr em prática. Confira!
1. Loja virtual
As lojas virtuais não são novidade. Afinal, durante os últimos anos a necessidade de comprar online fez com que elas se tornassem mais comuns, assegurando uma nova forma de consumo.
Nesse caso, para investir em uma loja virtual é importante pensar em algumas questões tradicionais, como compra ou produção de produtos, mas também em como se posicionar online e competir com pequenas e grandes marcas do mesmo segmento.
2. Dropshipping
O modelo dropshipping é parecido com uma loja, porém muito mais fácil. Isso porque ele consiste na venda de produtos reais, mas que não ficam no estoque sob poder do vendedor, mas sim do fornecedor. Ou seja, você apenas atua na intermediação do processo de compra e venda, recebendo uma porcentagem por cada produto vendido.
3. Infoprodutos
Outro segmento que tem se tornado popular, o mercado de infoprodutos atende aos mais diversos públicos e envolve diferentes soluções digitais. Por exemplo:
- ebooks;
- vídeoaulas;
- cursos;
- aplicativos;
- apostilas.
Nesse caso, além de escolher o formato do infoproduto, também é importante determinar qual é o segmento de atuação e como se posicionar online.
4. Produtos personalizados
No caso dos produtos personalizados, o conceito de nicho é muito importante. Afinal, o que se vende tem foco em um tipo de público muito específico, com uma necessidade bem clara. Sendo assim, a solução não só deve resolver o problema, mas apostar em originalidade para se destacar.
5. Consultoria
Alguém que é especialista em algum assunto também pode trabalhar com consultoria. Afinal, é um negócio lucrativo quando se encontra o público correto, que precisa de acompanhamento em determinada questão.
No mundo B2B, por exemplo, consultores encontram diversas possibilidades para atender pequenas e grandes empresas. Assim, investir em uma boa imagem pessoal é fundamental. Além disso, quanto mais destaque e autoridade essa pessoa demonstra, tanto online quanto offline, melhor para que seja reconhecida como referência em seu setor.
6. Prestação de serviços
As prestações de serviços são um modelo de negócio antigo. Porém, com o alcance digital, elas têm se tornado mais estruturadas, possibilitando mais negócios.
Por exemplo, no caso de um serviço de manicure e pedicure, a presença online é uma boa forma de divulgar o serviço e seus resultados, fidelizando clientes e aumentando o número de atendimentos e faturamento.
Geralmente relacionado aos autônomos, esse segmento também pode envolver empresas de prestações de serviço, que podem trabalhar oferecendo uma gama de serviços, como no caso do setor de limpeza.
7. Franquias
O modelo de franquias já é bastante conhecido no Brasil e atualmente, vive um processo importante de retomada. Segundo a ABF, o número de redes aumentou 8% de 2020 para 2021, fechando o ano com um saldo positivo de 9,1% em relação às unidades abertas e fechadas.
Sendo assim, o empreendedor que procura um negócio próprio vai encontrar um cenário bastante positivo e com boas projeções para o futuro. Afinal, ter uma franquia é um modelo que atende tanto pessoas físicas quanto jurídicas, proporcionando diversas vantagens como:
- grande variedade de mercado;
- suporte total do franqueador;
- possibilidade de expansão;
- segurança para atuar;
- know-how testado e aprovado;
- marca já consolidada.
Dessa forma, a franquia é um dos negócios lucrativos mais seguros para se investir. Entretanto, é preciso saber em qual segmento atuar. Sendo assim, dentre as novas possibilidades, é importante considerar o mercado de energia solar.
Crescendo cada vez mais, a adoção de sistemas fotovoltaicos não só é uma solução para o presente, mas uma necessidade para o futuro. Afinal, deparando-se com contas de energia cada vez mais altas, os consumidores têm visto nessa forma de energia não só uma resolução sustentável, mas também um grande diferencial para seu bolso e independência que os afasta da crise energética.
Por essas razões, não é à toa que a fonte solar já conta com capacidade operacional de mais de 14 GW, envolvendo investimentos de mais de 70 bilhões nos últimos dez anos.
Para atuar nesse mercado com alto potencial, explorando um dos melhores negócios lucrativos da atualidade, você pode contar com a Solarprime. Afinal, somos a maior rede de franquias do setor de energia solar, presente em todas as regiões do Brasil.
Além disso, contamos com a expertise de trabalhar com energia solar desde 2014, atuando com uma equipe de mais de 100 engenheiros homologados nas principais companhias elétricas, para atender a qualquer cliente; seja rural ou urbano, comercial, industrial ou residencial.
Escolher o melhor entre os vários negócios lucrativos é o caminho certo para quem busca empreender com liberdade e boas perspectivas de faturamento. Sendo assim, o mercado de energia solar oferece grandes possibilidades para você aproveitar a expansão do setor. Para isso, você pode contar com a Solarprime que oferece toda a segurança de uma franquia para que você atue de diferentes formas, começando com um modelo pequeno ou grande, e a partir daí, crescer junto com a energia solar.
Quer saber como a franquia de energia solar pode ser lucrativa para você? Fale com a gente!