O que é ser um franqueado na prática? Venha descobrir!

05/11/2021 | Franquias

Empreender em um novo negócio pode ser uma forma excelente de ser seu próprio chefe e aproveitar diferentes vantagens. No caso das franquias, elas são um ótimo modelo para quem quer unir independência com rentabilidade. Contudo, é fundamental entender bem o que é ser um franqueado, antes de encontrar a sua franquia ideal.

Neste ebook, saiba como anda o mercado de franquias e o que é ser um franqueado na prática. Veja também as vantagens desse tipo de negócio e o que você precisa para começar. Além disso, saiba como escolher a franquia certa para investir e por que a Solarprime pode ser a ideal. Boa leitura!

1. Como anda o mercado de franquias?

Durante a pandemia, especialmente em 2020, todos os setores foram afetados. Nesse período, muitas pessoas ficaram com receio de empreender, e quem tinha negócios precisou fazer adaptações. Com as franquias não foi diferente, porém, o cenário atual aponta uma forte recuperação.

Segundo a Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, realizada em agosto de 2021 pela Associação Brasileira de Franchising, com 280 franqueadores entrevistados, já está ocorrendo um retorno aos índices de antes da pandemia. Por exemplo:

  • os níveis de confiança de empresários e consumidores aumentou em relação a 2020;
  • o 2º trimestre de 2021 teve apenas 4,6% de faturamento menor que o mesmo período em 2019;
  • em relação ao período de 12 meses acumulados, o faturamento aumentou 4,4% no final de 2020 e começo de 2021;
  • o 2º trimestre de 2021 apresentou saldo positivo de 2,2% na contabilização de franquias que abriram e fecharam;
  • a previsão para 2021 é que haja um aumento de 4% em número de redes, 5% em número de unidades de franquia e 8% em faturamento.

Diante dessas perspectivas positivas, é fundamental que você procure acompanhar o mercado de franquias, a fim de encontrar o momento certo de investir seu capital nesse tipo de negócio. Além disso, compreender a recuperação de cada setor também é importante para saber em qual área atuar e o que precisará para ter sucesso nela.

2. O que significa ser um franqueado?

Agora que você sabe como anda o mercado de franquias, é fundamental saber o que é ser um franqueado na prática.

Para começar, é preciso saber que existem direitos e deveres. Ou seja, como a franquia é uma parceria, tanto você como franqueado, quanto a empresa franqueadora, têm responsabilidades, para que se alcance o sucesso do negócio.

Seguir a Circular de Oferta da Franquia

Prevista na Lei de Franquia, a COF é um documento obrigatório para iniciar a parceria entre franqueado e franqueador, sendo entregue por este, pelo menos, dez dias antes da assinatura do contrato.

Basicamente, ela reúne todas as informações que o franqueado deve ter sobre o negócio. Ou seja, desde taxas a serem pagas até detalhes sobre o funcionamento da franquia, incluindo as obrigações e deveres de cada parte. Sendo assim, ela deve ser cumprida pelos dois lados.

Ter autonomia

Um direito do franqueado é ter autonomia em algumas tomadas de decisões. Por exemplo, onde instalar a franquia, conforme seu formato e viabilidade, e quem contratar. Porém, em outros aspectos, como design do negócio e formas de promoção, pode haver sugestões ou padrões a serem cumpridos, conforme as normas do franqueador.

Obter suporte do franqueador

Uma obrigação do franqueador é oferecer suporte ao franqueado em diversos casos, para que o negócio possa ser implementado e atualizado. Isso significa que podem ser incluídos treinamentos específicos sobre o know-how, formação de pessoal e domínio de um novo produtor.

Além disso, o franqueador deve disponibilizar canais para que o franqueado e seus funcionários possam sanar dúvidas e saber como agir.

Prestar contas

O franqueado precisa prestar contas detalhadas sobre seu faturamento para o franqueador. Afinal, é sua marca que está sendo trabalhada. Portanto, espera-se que o franqueado obtenha certos resultados, que serão informados com frequência determinada na COF.

Fazer pagamentos

Outra obrigação do franqueado é realizar todos os pagamentos devidos para o funcionamento de seu negócio, como gastos mensais com o estabelecimento e salários. Já para o franqueador, além da taxa de franquia, também é preciso repassar royalties mensalmente, devido ao uso da marca.

E o dia a dia?

Compreender o dia a dia da franquia é outro ponto importante de saber o que é ser um franqueado. Afinal, mais do que cumprir as cláusulas de um contrato, este é o seu negócio. Sendo assim, para ter sucesso é fundamental:

  • envolver-se na empresa, investindo tempo e trabalho;
  • especializar-se e aprender sobre a gestão do negócio;
  • acompanhar o seu setor de atuação;
  • saber administrar o faturamento da empresa separado da vida pessoal;
  • desenvolver uma visão de negócios para aproveitar oportunidades de crescimento;
  • compreender a relação do cliente com a marca e com a sua unidade.

3. Quais as vantagens de ser franqueado?

Tornar-se franqueado de uma empresa é uma das melhores formas de negócio, pois apresenta diversas vantagens, que não existem quando se começa um negócio do zero. Veja algumas delas a seguir!

Know-how de sucesso

Uma franquia surge porque uma marca alcançou um status de sucesso, sendo rentável e tendo desenvolvido um sistema em seu segmento que pode funcionar em outras unidades.

Sendo assim, um dos maiores motivos para se investir nesse formato de negócio é exatamente contar com um know-how. Ou seja, um modo de fazer que já foi testado e provado, inclusive por outros franqueados. Dessa forma, é possível ter um risco reduzido no investimento.

Independência

A franquia permite que você tenha independência. Ou seja, você pode ser o dono de seu próprio negócio e tomar decisões que o levem a crescer, com a segurança de ter um suporte e estrutura por trás desse processo.

Além disso, é possível investir em modelos de negócio novos ou tradicionais, seguindo os seus próprios gostos. Dessa forma, se você sempre quis atuar em alguma área, mas não tinha segurança para começar do zero com uma ideia, pode encontrar uma franquia que explore o que você queira fazer e permita essa experiência de negócio naquele segmento.

Mais eficiência

O fato de começar com treinamentos, suporte e padrões estabelecidos já é de grande ajuda para a eficiência do negócio. Isso porque você não precisa criar nada e testar suas ideias para saber se dão certo.

Pelo contrário, desde o primeiro dia de operação, você já sabe com que produto está lidando, algumas expectativas do público em relação à marca e até qual é a média que é possível faturar com aquele negócio.

Linhas de crédito especiais

Quem é franqueado também conta com vantagens específicas, como conseguir linhas de crédito. Assim, se você não tem todo o capital para investir em determinada franquia, pode tentar um investimento, já que os resultados da empresa favorecem a sua análise e a liberação dos recursos para começar.

Outra vantagem é que, por ser uma franquia, é possível negociar com fornecedores de forma melhor, conseguindo melhores condições na compra de produtos e matéria-prima para o seu produto final.

Troca de experiências

Junto da COF, você receberá uma lista com o contato de franqueados e ex-franqueados. Com isso, é possível verificar cada ponto para abrir aquela determinada franquia. Nesse caso, é possível conhecer melhor a empresa franqueadora, os desafios enfrentados pelos outros franqueados e aprender sobre estratégias de sucesso.

Já em relação aos ex-franqueados, é interessante entrar em contato para saber o que deu errado. Por exemplo, se foi um problema de gestão, se foi o relacionamento com a franqueadora que não deu certo ou se alguma crise atrapalhou o sucesso do negócio em determinado período.

Independentemente da informação que se obtenha, tudo pode ajudar você a se preparar para a sua experiência e diminuir seus riscos.

Sem requisitos prévios

Geralmente, não é necessário nenhum requisito prévio para você abrir a franquia. Por exemplo, em um negócio de alimentação, não é preciso ser cozinheiro. Assim como no negócio de energia solar, não é preciso ser engenheiro. O que importa é que você cumpra os requisitos padrão da franqueadora, especialmente em relação a ter o capital disponível.

Estrutura completa montada

O fato de ter uma estrutura completa já definida acelera a implementação do negócio. Nesse caso, desde aspectos iniciais, como o logo da marca, até a forma como atender o público, tudo já está decidido e você só precisa implementar com seus funcionários.

4. O que é preciso para investir em franquias?

Para investir em franquias, é importante seguir alguns passos e cumprir certos requisitos. Saiba alguns deles a seguir!

Ter interesse no negócio

Pensar na franquia apenas como uma oportunidade de ter lucro não é a forma certa de começar. Afinal, para que seja rentável, ela exige o seu compromisso. Aliás, mesmo que você contrate pessoas para cuidar de diferentes aspectos dela, no final, como franqueado, é você quem deve acompanhar o negócio. Por isso, é importante saber o mínimo sobre como funciona a franquia e a área de interesse.

Pesquisar

Existem diferentes tipos de franquia. Portanto, vale a pena conhecê-los para saber qual melhor se encaixa com o seu orçamento e estilo de negócio que quer ter. Por exemplo, a franquia pode ser no formato:

  • online;
  • quiosque;
  • loja física;
  • loja parceira;
  • veículo.

Contar com o capital inicial

Como todo negócio, você vai precisar de um mínimo de capital para investir. Nesse caso, dependendo do formato da franquia e marca, os valores podem ser diferentes. Portanto, vale a pena escolher o segmento e, dentro dele, procurar as opções que podem servir para você.

5. Como escolher a melhor franquia para investir?

Quer abrir uma franquia, mas está na dúvida sobre o que fazer? Então, é interessante seguir alguns passos para chegar a uma conclusão. Por exemplo:

  • pense em porquê você quer abrir uma franquia;
  • defina como gostaria que fosse sua rotina de trabalho;
  • liste os seus gostos e áreas que gostaria de explorar;
  • pesquise novos negócios e suas possibilidades;
  • investigue empresas;
  • observe a cidade ou região onde você quer atuar e o que pode ser novo e interessante;
  • calcule o lucro que pode ser obtido com as opções de sua lista;
  • sempre fale com os franqueados e ex-franqueados.

6. Por que a Solarprime é a melhor escolha?

Atuando no setor de energia solar, com projetos de captação pelo sistema fotovoltaico on-grid, a Solarprime é a maior rede de franquias do setor, com mais de 400 unidades no Brasil. Além disso, com uma equipe de mais de 100 engenheiros e sistemas homologados nas principais companhias elétricas, atendemos projetos de energia solar de todos os tipos:

  • residencial;
  • comercial;
  • industrial;
  • rural.

Já para quem quer investir, não faltam opções. Temos formatos maiores, como as lojas exclusivas premium, e formatos micro, como o home office. Aliás, para quem quer iniciar nas franquias, mas não tem um grande capital, essa tem sido uma das melhores soluções.

As microfranquias já correspondem a 69% das marcas associadas à ABF e tem sido uma ótima escolha para novos negócios, inclusive durante a pandemia. Afinal, para começar uma é preciso investimentos mais baixos, que podem chegar no máximo a R$105 mil reais.

Nesse caso, a Solarprime não fica atrás. Afinal, figuramos entre as 10 maiores redes de microfranquias do país, com 263 unidades nessa modalidade. Além disso, com os outros formatos tradicionais, nossa expectativa é alcançar as 500 unidades ainda em 2021.

Dessa forma, o crescimento da Solarprime indica dois fatores importantes. O primeiro é que, seja pela microfranquia ou por formatos maiores, você tem diversas possibilidades de abrir o seu próprio negócio em um setor em constante crescimento.

Já o segundo, diz respeito exatamente a isso: o interesse constante de empresas e pessoas em adotar a energia solar. Ou seja, apesar de ser uma área relativamente nova, a energia solar expande a cada dia, oferecendo oportunidades de negócios rentáveis, inclusive por meio das franquias.

Compreender o que é ser um franqueado é apenas o começo da sua jornada rumo à independência de ter seu próprio negócio. Afinal, além de entender do que se trata ter uma franquia e como anda esse mercado e suas vantagens, é preciso saber o que é preciso para investir e como escolher a franquia ideal. Com essa visão, é possível aproveitar a rentabilidade de grandes oportunidades de negócio, como a franquia da Solarprime e o setor de energia solar, mesmo com pouco capital. Assim, depois de iniciar, é só expandir o seu negócio para alcançar novos patamares de sucesso.