Qual o melhor horário para economizar energia? Entenda aqui - Solarprime

Qual o melhor horário para economizar energia? Entenda aqui

Qual o melhor horário para economizar energia? Entenda aqui

Produzir energia elétrica da forma tradicional custa caro, o que reflete na sua conta de luz todos os meses. É por isso que é muito importante saber qual o melhor horário para economizar energia. Dessa forma, além de poupar dinheiro, você pode adotar novas práticas, que trarão mais benefícios no futuro.

Neste post, você vai conferir por que saber o horário em que você gasta energia é fundamental. Além disso, você vai conhecer algumas dicas para poupar no dia a dia e entender como a energia solar pode ser a solução para uma economia ainda maior e uma vida mais sustentável. Boa leitura!

Por que saber qual o melhor horário para economizar energia? 

Para evitar surpresas na sua conta de luz, saber qual o melhor horário para economizar energia é bastante útil. Afinal, a ANEEL aplica diferentes bandeiras tarifárias para calcular o custo para o consumidor final; tudo dependendo das condições de produção de energia. 

Por exemplo, em épocas secas, de pouca chuva, as hidrelétricas podem sofrer alterações na quantidade de energia gerada. Assim, a ANEEL pode determinar, por exemplo, que o período será cobrado por bandeira amarela. 

Ou seja, o valor da tarifa sofrerá um acréscimo, tornando a energia mais cara, principalmente nos famosos horários de pico. É por essa razão que você deve saber qual o melhor horário para economizar energia. 

Para isso, além da possibilidade de adotar outros sistemas, como a tarifa branca, vale prestar atenção em seus hábitos de consumo, conforme os horários de pico:

  • ponta: das 20h às 23h com alto valor cobrado;
  • intermediário: das 19h às 20h e das 23h às 00h com valor intermediário;
  • fora de ponta: das 00:00 às 19:00 com valores mais baixos de cobrança. 

Ou seja, à noite, quando a maioria da população está em casa usando energia, os valores tendem a ser mais altos. Portanto, um banho, por exemplo, será mais caro às 20h30 do que às 16h. Dessa forma, você pode adaptar seu consumo de energia aos horários mais baratos, para conseguir uma maior economia.

Quais são as dicas práticas para economizar energia? 

Além de saber qual o melhor horário para economizar energia, é necessário adotar práticas em sua rotina para, de fato, conseguir poupar na conta de luz. Veja algumas medidas a seguir.

Aproveite a iluminação natural 

Quanto mais você aproveitar a iluminação natural nos cômodos de sua casa ou empresa, menos luzes precisarão ser acesas. Consequentemente, durante todo o período com luz solar, você conseguirá evitar o consumo de energia nesses espaços, o que pode fazer uma grande diferença a longo prazo.

Sendo assim, você pode apostar em materiais de vidro para deixar a luz natural entrar. Além disso, vale usar acessórios como espelhos e cortinas claras, bem como pintar as paredes com tons neutros e contar com móveis minimalistas ou que não deixem o ambiente sobrecarregado. 

Troque as lâmpadas 

As lâmpadas incandescentes podem até ser mais baratas, mas já foi provado que elas não apresentam um bom custo-benefício. 

Isso porque elas transformam a energia que recebem mais em calor do que luz visível. Com isso, gastam mais do que qualquer outra, além de durar bem menos. Por isso, uma boa opção é optar por lâmpadas mais econômicas, como as fluorescentes e de LED. 

Apesar de serem mais caras, elas contam com uma vida útil maior, e a energia que recebem, de fato, é transformada em luz visível, perdendo pouco em forma de calor. 

Outra opção é investir em sistemas de iluminação inteligentes, que podem identificar a necessidade de uso e acender ou apagar as luzes automaticamente.

Tire os aparelhos da tomada

Esse conselho básico, na verdade, é fácil de ser esquecido. Afinal, provavelmente, você não vai desligar a TV e o ar-condicionado todos os dias. Porém, é uma boa dica a ser seguida. Afinal, muitos aparelhos passam horas em stand by na tomada, consumindo sem funcionar.

Por essa razão, vale a pena adotar o hábito de tirar alguns aparelhos não essenciais da tomada quando estão desligados, especialmente se você vai ficar fora de casa. A geladeira, por exemplo, não deve ficar fora da tomada, mas não há problemas em deixar o rádio, a TV, o ar-condicionado e o micro-ondas desconectados.

Tenha bons hábitos

Outra forma de economizar bastante na energia é criar bons hábitos. Algumas práticas que podem favorecer o menor consumo de energia são:

  • comprar eletrodomésticos sustentáveis;
  • não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo;
  • apagar as luzes ao sair de um cômodo;
  • ter menos pontos de luz em casa;
  • fechar portas para o bom uso do ar-condicionado;
  • tomar banho com o chuveiro desligado ou na temperatura morna no verão.

Invista em energia solar

Se você quer economizar a longo prazo em sua conta de energia, uma outra maneira é investir em energia solar. Afinal, ela pode gerar créditos de consumo para você, abatendo o valor de sua conta de luz. Ela também pode se tornar um negócio rentável, para quem pensa em apostar no setor.

Quais são as vantagens de investir em energia solar? 

Como você viu, você pode trabalhar com energia solar tanto para consumo próprio quanto para um negócio. Afinal, esse setor em crescimento tem apresentado diversas vantagens. Algumas delas são:

  • você pode ter painéis solares para abastecer os mais diferentes tipos de propriedades;
  • o sistema fotovoltaico tem se tornado mais popular, com mais opções de materiais e escolhas;
  • os painéis solares podem economizar até 95% de energia e durar, pelo menos, 25 anos;
  • a manutenção não é difícil;
  • é uma iniciativa sustentável que traz mais valorização aos imóveis.

Saber qual o melhor horário para economizar energia é fundamental para reduzir sua conta de luz. Mas além disso é possível adotar várias práticas no dia a dia, para aumentar essa economia e poupar mais dinheiro. Dentre elas, investir em energia solar representa a oportunidade de ser autossustentável e até começar um novo empreendimento.

As informações foram úteis para você? Quer receber mais conteúdos sobre como economizar energia e aproveitar as novidades do setor da energia solar? Então assine nossa newsletter

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *