Quero empreender mas não sei o que! Vamos te ajudar a se encontrar - Solarprime

Quero empreender mas não sei o que! Vamos te ajudar a se encontrar

Quero empreender mas não sei o que! Vamos te ajudar a se encontrar

Para quem sempre quis ter um negócio, o momento pode ser agora. Afinal, na pandemia, a taxa de empreendedorismo potencial, quando a pessoa ainda não tem uma empresa, mas pretende abri-la, aumentou 75%. Aliás, para muitos, o período serviu para promover a reflexão e iniciar ações. Nesse caso, o maior desafio pode ser se você pensa “quero empreender mas não sei o que”. 

No post a seguir, confira por que investir no mercado empreendedor e tirar suas ideias do papel. Veja também o que fazer para tomar a decisão certa, se você não tem ideia do tipo de empresa que quer abrir. Boa leitura! 

Mercado empreendedor: por que vale a pena investir? 

O empreendedorismo está em alta. Desde o começo da pandemia, muitas pessoas abriram negócios por necessidade, mas também houve quem refletisse sobre seus caminhos pessoais e decidisse investir. Em relação aos jovens, por exemplo, cada vez mais empreender se torna uma opção, em comparação a um trabalho formal. 

Aliás, isso não é à toa. Afinal, muitos setores têm se recuperado rapidamente, inclusive, passando por transformações e se tornando opções interessantes para quem quer abrir um negócio. O sistema de franchising, por exemplo, acumulou uma variação de 8,4% em faturamento, atingindo níveis próximos ao período antes da crise.  

Além disso, com novas possibilidades, como franquias que operam em home office e podem exigir baixo investimento, empreender tem se tornado um bom negócio. Assim, o problema maior está quando você pensa “quero empreender mas não sei o que”. 

Isso porque começar um negócio é uma decisão séria, que exige muito empenho e planejamento. Portanto, saber o que se quer fazer é fundamental para ter sucesso. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar você a tomar uma decisão. 

O que fazer se eu quero empreender, mas não sei o que escolher? 

Decidir sobre o que empreender não é algo que acontece do dia para a noite, quando você gosta de muitas áreas ou não tem ideia de qual negócio seria melhor. Assim, confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você a escolhê-lo e tomar essa grande decisão em seu futuro. 

Conheça seu perfil 

Analisar seu perfil pessoal é o primeiro passo para definir qual é o melhor tipo de negócio. Afinal, tanto em termos de risco quanto em questões operacionais, você assumirá toda a responsabilidade e deve, no mínimo, gostar do que está fazendo. 

Sendo assim, pense mais sobre você, como gosta de trabalhar e os motivos que levam ao empreendimento. Além disso, imagine-se iniciando o negócio. Você é o tipo de pessoa que conseguiria lidar com clientes ao vivo ou prefere a internet? Gosta de se expor ou prefere ficar por trás dos bastidores? Tudo isso importa na hora de escolher uma área. 

Estude o mercado 

Depois de responder a “quero empreender mas não sei o que” e fazer uma lista de opções, é importante investigar cada mercado. Ou seja, quais têm potencial e são acessíveis para você começar? Quais apresentam bons índices de recuperação ou não foram afetados pela crise? Como é possível trabalhar com essa área na sua região de atuação? 

Saber a resposta para esses e outros questionamentos é uma forma de se preparar corretamente e entender em que tipo de mercado você está entrando, guiando-se não apenas por boas perspectivas e por seus ideais, mas por dados concretos. Para isso, vale a pena visitar empresas já estabelecidas e conversar com empresários do ramo. 

Saiba aonde quer chegar 

O seu planejamento será todo pautado com base em aonde você quer chegar. Por exemplo, se você sonha em faturar alto a curto ou médio prazo, deverá escolher um mercado que propicie os ganhos correspondentes.  

Além disso, mesmo para um produto cujo valor de venda não seja alto, como no setor de alimentação, é preciso determinar as expectativas para que você alcance o retorno sobre o investimento. Ou seja, quanto você deve vender no período de x meses para que o negócio comece a lucrar. 

Atualize-se 

Antes, durante e depois de abrir um negócio, é fundamental manter-se atualizado na área. Isso porque, além de acompanhar as novidades do mercado, você pode compreender todo o cenário no qual está inserido, podendo tomar melhores decisões no futuro. Sendo assim, sempre faça cursos, participe de palestras e visite eventos tanto do seu mercado, quanto de empreendedorismo. 

Conheça diferentes modelos de negócio 

Outra resposta para a dúvida “quero empreender mas não sei o que” é investigar os diferentes tipos de negócio. Afinal, eles também podem ajudar você a começar, principalmente, se não tiver muita experiência. 

Por exemplo, se for começar um negócio do zero, vai precisar pensar em cada detalhe, planejar com base em dados do mercado, que não exatamente correspondem à sua realidade, e lidar com todos os desafios de estabelecer sua marca. 

Já no modelo de franquias, além dos diferentes formatos, você conta com certas facilidades, como: 

  • marca já conhecida pelo público; 
  • suporte do franqueador; 
  • contrato entre você e a empresa franqueadora; 
  • referência de outras pessoas que atuam com a mesma franquia; 
  • padrões do estabelecimento já pré-determinados; 
  • perspectivas de faturamento já estabelecidas, com base em dados validados pela franquia. 

Por que escolher o mercado de energia solar? 

Dessa forma, as franquias podem ser uma boa opção para quem busca segurança no investimento. Nesse caso, um dos setores que mais se destacam é o de energia solar. Afinal, a geração distribuída, aquela feita nas casas das pessoas ou em estabelecimentos comerciais, já é maioria, correspondendo a 63% de todos os sistemas do Brasil. Ou seja, cada vez mais, as pessoas têm acesso em produzir a própria energia. 

Assim, se você tem interesse pelo setor, pode começar de um jeito fácil e seguro com a Solarprime. Com mais de 400 franquias em todos os estados do Brasil, somos a maior rede de franquias de energia solar do país e figuramos entre o top 10 das maiores micro franquias. 

Além disso, desde 2014 atendemos projetos nas áreas urbana e rural, contando com uma equipe de mais de 100 engenheiros homologados nas principais companhias, para instalar cada sistema de forma segura e legal para os seus clientes. Já para você, temos diferentes formatos para começar com baixo custo inicial e sem necessidade de conhecimento prévio em energia solar. 

Começar um negócio é uma boa oportunidade de cumprir os seus objetivos de vida. Porém, sempre surge a dúvida “quero empreender mas não sei o que”. Nesse caso, vale a pena seguir as dicas que passamos e pensar com cuidado. Afinal, se trata dos seus recursos e futuro. Para uma opção segura, você pode iniciar no modelo de franquia com uma marca já consolidada no mercado, como a Solarprime. Assim, você aproveita todo o potencial do mercado de energia sustentável, que conquista cada vez mais pessoas, e conta com todo o apoio da maior rede de franquias desse setor. 

Gostou do post? Fale com a gente e descubra como você pode começar! 

 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *