Em todo projeto de energia solar, várias etapas importantes precisam ser realizadas para que tudo funcione corretamente, e uma delas é a montagem da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico.
Essa é uma parte indispensável do processo instalação porque é a estrutura de fixação que mantém os painéis seguros no lugar. Sem uma boa aderência, o sistema fotovoltaico pode não captar luz solar da maneira mais eficiente ou, até mesmo, se soltar da superfície.
Tem interesse neste assunto? Aproveite para continuar a leitura! Contamos com Matheus de Paula Silva, que é líder de projetos na Solarprime, engenheiro eletricista e técnico em eletrotécnica, para apresentar os tipos de estrutura de fixação dos painéis solares. Confira!
Qual é a importância da estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico?
Os painéis solares normalmente são expostos a ventos, chuvas e até a tempestades depois que são instalados. Uma estrutura de fixação bem projetada é o que garantirá ao sistema fotovoltaico permanecer firme e ancorado na superfície, mesmo diante dessas condições.
Veja o que diz o engenheiro eletricista Matheus de Paula Silva sobre a importância da fixação das placas solares na instalação:
“Basicamente a fixação é necessária para que o painel não caia do telhado. Ela deve ser capaz de suportar todo o esforço mecânico necessário para sustentar os módulos na orientação e inclinação projetados. Além disso, a fixação deve resistir às condições adversas, como ventos fortes em diferentes direções.”
O suporte físico ao sistema fotovoltaico é importante, mas não é a única função da estrutura de fixação. Ela também é responsável pelos ajustes na inclinação que permitem aos painéis capturar mais luz solar ao longo das diferentes estações do ano.
Em muitos casos, os trilhos da estrutura são projetados com um sistema de inclinação ajustável. Isso significa que eles podem ser ajustados em diferentes ângulos, de modo que os painéis sejam inclinados para cima ou para baixo conforme necessário.
Como é a fixação de painéis solares fotovoltaicos?
A fixação dos painéis solares à base instalada na superfície é realizada por meio de uma combinação de trilhos e suportes. Os trilhos, fixados diretamente à base, fornecem uma estrutura sólida e nivelada para a montagem das placas. Os suportes são então conectados aos trilhos e ficam responsáveis por segurar os painéis no lugar.
Esses suportes são projetados para se encaixarem nos trilhos e fornecerem uma fixação segura para os painéis. Eles são geralmente ajustáveis, o que permite que as placas sejam alinhadas corretamente para a captura de luz solar.
Além da fixação física dos painéis à base instalada, é importante garantir uma vedação ao redor das áreas de fixação para evitar vazamentos de água. É um cuidado especialmente importante nas instalações feitas em coberturas para proteger a integridade estrutural do telhado e evitar danos causados pela infiltração de água.
Quais são os tipos de estrutura de fixação?
Existem três tipos de estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico: estrutura metálica com inclinação fixa, estrutura fixa com ângulo de inclinação ajustável e seguidores solares. Cada uma é mais adequada a diferentes necessidades e condições de instalação. Apresentaremos cada uma delas logo abaixo.
Estrutura metálica com inclinação fixa
A estrutura metálica com inclinação fixa é uma das alternativas mais comuns para fixar os painéis solares, porque é simples de instalar e oferece uma boa relação custo-benefício.
Ela é composta por trilhos e grampos de fixação. Os trilhos são como trilhos de trem instalados no telhado ou no solo, e os painéis são presos a eles usando os grampos de fixação. Esses grampos mantêm os painéis no lugar de forma segura para garantir que não se movam ou se soltem com o tempo.
Essa estrutura tem “inclinação fixa” por um motivo simples: a inclinação das placas solares é definida no momento da instalação e não pode ser ajustada depois. Isso significa que os painéis permanecem na mesma posição o tempo todo.
Embora isso possa limitar um pouco a quantidade de luz solar que os painéis podem capturar, a estrutura ainda é uma das mais populares por causa do preço e dos seus componentes confiáveis.
Estrutura fixa com ângulo de inclinação ajustável
A estrutura fixa com ângulo de inclinação ajustável é utilizada quando a inclinação do telhado não é ideal para a máxima captação de luz solar. Ela é composta por trilhos e suportes que permitem ajustar o ângulo dos painéis para otimizar a produção de energia.
Ao contrário da estrutura com inclinação fixa, na qual a inclinação das placas é definida durante a instalação e permanece inalterada, a versão com ângulo ajustável garante a possibilidade de fazer ajustes posteriormente. Isso significa que é possível modificar o ângulo dos painéis para melhorar a captura de luz solar conforme as mudanças climáticas.
Os trilhos são instalados no telhado ou no solo, assim como na estrutura com inclinação fixa. Os suportes são conectados aos trilhos e garantem que as placas sejam ajustadas para cima ou para baixo conforme necessário.
Isso é feito geralmente por meio de dispositivos de fixação que permitem alterar o ângulo dos painéis de forma simples e segura.
Seguidores solares
Os seguidores solares, também conhecidos como “trackers”, é uma estrutura que suporta os painéis solares para que eles se movam em duas direções:
- horizontalmente, para acompanhar o movimento do sol de leste a oeste ao longo do dia;
- verticalmente, para acompanhar o movimento do sol ao longo do ano, ajustando-se à variação sazonal na altura do sol no céu.
Os seguidores solares utilizam sistemas de controle, como PLCs (Controladores Lógicos Programáveis) e sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition), para monitorar a posição do sol e controlar os motores elétricos que movem os painéis.
“Com ele é possível “acompanhar” a trajetória do sol ao longo do dia, com o objetivo de aproveitar ao máximo a irradiação solar. No entanto, é uma solução mais cara, pois normalmente está associado ao uso de um PLC, um sistema SCADA, além de um motor elétrico para movimentação das mesas e vários outros componentes.”
Embora seja a opção com menor custo-benefício, os seguidores solares contam com sistemas de controle que garantem que os painéis estejam sempre alinhados de maneira ideal para capturar a máxima quantidade de luz solar possível.
Quais as diferenças entre os tipos de estrutura?
Os três tipos de estrutura de fixação têm diferenças principalmente na forma como os painéis são posicionados para capturar a luz solar.
A opção metálica com inclinação fixa mantém os painéis solares em uma posição fixa o tempo todo. Já a fixa com ângulo de inclinação ajustável possibilita a modificação da inclinação das placas conforme necessário. Os seguidores solares são mais avançados, pois conseguem seguir o movimento do sol ao longo do dia.
Cada tipo de estrutura tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha depende das necessidades específicas de cada instalação e do orçamento disponível. Na opinião de Matheus de Paula Silva, as condições do local é um dos fatores mais importantes a serem avaliados nessa decisão:
“Em geral, em plantas menos complexas e que a inclinação do telhado é favorável, pode-se utilizar as estruturas fixas. Para locais onde a inclinação não é favorável, pode-se considerar a utilização de estruturas fixas com ângulo de fixação ajustável. […] As estruturas com seguidores solares não são aplicáveis às plantas de telhado, por isso têm aplicação mais restrita.”
Agora que você sabe mais sobre os diferentes tipos de estrutura de fixação de painel solar fotovoltaico, está mais preparado para conhecer todas as oportunidades de fazer negócio com energia solar.
Se você tem o sonho de entrar no ramo de sistemas fotovoltaicos, aproveite para conhecer a Solarprime e fazer parte da maior de rede franquias de energia solar do Brasil.