7 maiores vilões da conta de luz

22/06/2023 | Dicas

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Algumas pessoas levam um susto ao abrir a fatura de energia elétrica, quando se deparam com um valor elevado para pagar. Isso ocorre, porque existem alguns vilões da conta de luz. Pode-se dizer, que alguns deles são eletrodomésticos essenciais para o dia a dia. Isso é revelado no manual da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Se você não prestar a devida atenção aos detalhes, a sua conta de luz pode ir ficando cada vez mais alta. Se a sua fatura está pesando no seu bolso, saiba que existem boas práticas que podem te ajudar. Neste post, abordaremos vários assuntos relacionados ao tema.

Deseja saber o que mais afeta a conta de luz? Continue a sua leitura!

Quais são os principais vilões da conta de luz e como lidar com eles?

A conta de luz tem aumentado com bastante frequência nos últimos tempos. E, alguns recursos materiais ou práticas diárias, acabam se tornando agentes nocivos, colaborando para o aumento dos valores da conta. Pode-se dizer, que determinados eletrônicos e eletrodomésticos consomem mais energia do que outros.

Para manter o conforto dos moradores e das visitas que adentram nos lares, alguns itens são ligados com regularidade. No entanto, isso não precisa significar que as pessoas terão altos gastos na energia. Basta saber como fazer para gastar menos. Veja abaixo quais são os vilões da conta e descubra o que fazer para mudar a realidade dos valores!

1. Chuveiro

Esse é um dos itens que é usado diariamente nas casas. E, o chuveiro elétrico é um dos que mais gasta energia. Tal item pode gerar um gasto de mais ou menos 88 KWh em apenas 30 minutos de uso. Para diminuir os impactos que o objeto pode trazer ao bolso das pessoas, é indicado:

  • adquirir chuveiros que tenham menor potência;
  • usar em modo verão, inclusive no inverno;
  • diminuir o tempo de banho;
  • evitar utilizar o chuveiro entre as 18h e 21h, que é o horário de pico.

Muitas pessoas gostam de tomar banhos mais quentes em épocas de calor, mas isso faz mal tanto para a pele quanto para o bolso. Fazer um uso consciente desse dispositivo pode ajudar a diminuir os gastos.

2. Ferro de passar roupa

Outro vilão da conta de energia elétrica é o ferro de passar. Se ele for ligado com muita frequência, pode gerar um valor alto na fatura. Isso porque em alguns casos, ele fica conectado à tomada por mais tempo do que o necessário. Tal fato, gera desperdício de energia e consequentemente um aumento no consumo.

A grande indicação é acumular várias roupas para passar em um único dia. Passando as peças em apenas uma vez, a pessoa se manterá mais concentrada e não deixará o ferro ligado sem necessidade.

3. Geladeira

Um aparelho indispensável e usado em todas as casas para manter os alimentos frescos é a geladeira. E, nem sempre as pessoas enxergam esse item como um vilão. Mas, saiba que com o uso desse eletrodoméstico, alguns podem gastar cerca de R$200,00 mensais.

O ideal é que a geladeira tenha as borrachas de vedação bem reguladas e que o seu degelo seja feito com regularidade. Se a geladeira for Frost Free, ela manterá o descongelamento em um padrão.

4. Micro-ondas

O micro-ondas parece ser o mocinho da história, mas saiba que esquentar os alimentos nele com muita frequência pode consumir bastante energia. E, os gastos podem ser superiores ao ferro de passar. Por isso o ideal é adotar algumas práticas, tais como:

  • dar preferência em usar o fogão a gás;
  • usar apenas quando for necessário;
  • desconectar da tomada após terminar de utilizar.

E, a maior e melhor dica é usar o micro-ondas, somente nos momentos em que o seu tempo estiver mais curto e que não haja um intervalo suficiente para esquentar no fogão.

5. Máquina de lavar

Devido ao uso diário de roupas, seja para ir à escola, trabalho ou para ficar em casa, muitas peças de vestuário são sujas. Algumas pessoas têm o hábito de ligar a máquina de lavar todos os dias. Isso acaba gerando um elevado gasto com o uso do aparelho.

Isso porque o utensílio costuma passar muito tempo ligado, já que precisa bater as roupas para efetuar todo o processo de lavar. O mais indicado, nesse caso, é acumular várias peças de roupa e lavar todas de uma vez. Dessa forma, o consumo de energia será menor.

6. Ar-condicionado

O equipamento doméstico também não é um mocinho nessa história. Ele também pode gerar muitos gastos de energia, já que é ligado para resfriar ou, em alguns modelos, aquecer os ambientes. Para que ele funcione com mais facilidade e gere menos gastos, o ideal é manter a sua manutenção em dia e higienizar os filtros.

7. Eletrônicos e iluminação

Televisores, luzes e computadores, tendem a ficar em stand by e as pessoas acabam achando que o seu consumo é baixo. Isso não é verdade, pois esses aparelhos podem ter baixo consumo, mas como funcionam a todo momento podem acabar gerando mais gastos do que o necessário.

Como economizar usando a energia solar?

Uma das maneiras mais eficazes de economizar energia elétrica é utilizando a energia solar. Além de auxiliar com os gastos, também ajuda na preservação do meio ambiente. Isso porque esse tipo de energia é obtido por meio da conversão da luz dos raios solares em eletricidade. A célula fotovoltaica é fundamental para esse processo de conversão.

E, o melhor de tudo é que esse tipo de ação pode ajudar não somente a pessoa que utiliza, mas sim, todo o planeta. Afinal, a luz do sol se renova sozinha, produzindo a energia necessária para manter as casas e empresas funcionando.

Então, agora que você já sabe quais são os vilões da conta de luz, não deixe de pesquisar sobre como funciona a energia solar. Encontrando um bom fornecedor de itens que compõe o que é necessário para obter a energia limpa, invista na energia fotovoltaica e diminua os seus gastos mensais.

Gostou do nosso post sobre os vilões da conta de luz? Assine a nossa newsletter gratuita e receba mais informações em sua caixa de entrada![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]