Está pensando em investir em energia solar em 2025? Além de ser sustentável, essa alternativa oferece benefícios financeiros e estratégicos.
No Brasil, a energia solar tem apresentado um crescimento notável nos últimos anos. Em 2023, o país alcançou a sexta posição mundial em capacidade instalada de energia solar..
Esse avanço reflete a crescente adoção de sistemas fotovoltaicos em residências, empresas e indústrias, que buscam aproveitar os benefícios dessa fonte de energia limpa e renovável. Além disso, a economia proporcionada pela redução nas contas de energia elétrica deixa o imóvel mais atraente para potenciais compradores ou locatários.
Quer saber mais sobre o assunto e entender os principais motivos para aderir a essa solução? Continue lendo!
A evolução da energia solar
A energia solar não é uma novidade. Nos anos 1970, a busca por alternativas energéticas renováveis diante da crise do petróleo impulsionou a pesquisa e o desenvolvimento desse tipo de energia, que já era utilizada em satélites.
Na década de 1980, foi inaugurada nos EUA a primeira usina solar de grande porte. Nos anos 2000, a energia solar passou por um crescimento acelerado devido aos avanços tecnológicos, redução nos custos de produção, instalação de painéis fotovoltaicos e políticas de incentivo.
O início da geração de energia solar em escala comercial no Brasil aconteceu em 2011, quando foi inaugurada a usina solar de Tauá, no Ceará.
Ao longo dos anos, a produção de energia solar aumentou e, atualmente, ela representa mais de 20% da capacidade de produção elétrica no país, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), sendo a segunda maior fonte, atrás apenas da energia hidrelétrica.
Principais motivos para investir em energia solar em 2025
O investimento pode ser bastante vantajoso para residências, empresas e negócios de diferentes segmentos. A estratégia oferece benefícios que vão além da geração de eletricidade. Confira, a seguir, os principais motivos para considerar investir em energia solar em 2025.
1. Retorno sobre o investimento
Uma das preocupações de quem pensa em investir em energia solar em 2025 é o custo do sistema e o aumento do imposto de importação. Contudo, mesmo diante desse aumento, o retorno sobre o investimento é favorável.
Considerando a economia na conta de luz e os aumentos anuais da tarifa, o investimento pode ser recuperado em poucos anos, com média de 3 a 4 anos.
2. Valorização do imóvel
Propriedades que contam com painéis solares podem ser mais atrativas para negócios. O sistema fotovoltaico agrega valor ao imóvel e isso pode ser um diferencial na hora da venda ou locação, tendo em vista que muitos compradores e locatários estão mais atentos a soluções sustentáveis e à economia na conta de energia.
A propriedade pode ter uma valorização de até 10%, dependendo da capacidade do sistema. Se ele suprir toda a demanda energética do imóvel, essa taxa pode ser maior. Isso acontece porque a economia na conta de luz será ainda mais significativa. Além disso, o sistema pode gerar créditos de energia, o que também representa um diferencial para o imóvel.
3. Proteção diante do aumento da conta de luz
Mais um motivo para investir em energia solar em 2025 é garantir previsibilidade nos gastos e mais segurança contra oscilações nas tarifas de luz, que podem representar uma despesa considerável para o imóvel. Como as placas solares têm vida útil longa, com duração média de 25 anos, essa proteção diante do aumento da conta de luz permanece a longo prazo.
4. Sustentabilidade
Um dos principais motivos de investir em energia solar é a sustentabilidade. Diferente das fontes de energia gerada pela queima de combustíveis fósseis, esse tipo de energia é limpa e renovável. Ao gerar sua própria eletricidade, você contribui para a redução da emissão de carbono que prejudica o meio ambiente.
Outro ponto é que com o avanço tecnológico os painéis solares estão ficando mais eficientes e sustentáveis, o que reduz o impacto ambiental da produção deles e promove uma economia mais verde.
5. Incentivos governamentais
Existem opções de financiamento e programas de incentivo governamentais, como a isenção dos impostos de ICMS, PIS e COFINS sobre equipamentos fotovoltaicos. A medida facilita a aquisição e instalação de sistemas solares e torna o investimento mais acessível.
Além disso, algumas cidades oferecem descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis que adotam práticas sustentáveis, como a geração de energia solar. Essa iniciativa, conhecida como “IPTU Verde”, pode variar de acordo com o município. Verifique se sua cidade aderiu à ela.
Outra vantagem em ter painéis solares é a oportunidade de enviar o excesso de energia para a rede elétrica. Isso acumula créditos que podem ser utilizados para reduzir o consumo quando a geração solar não for suficiente.
6. Baixa manutenção
Os painéis solares exigem pouca manutenção. Com limpeza periódica, o sistema praticamente se mantém sozinho e proporciona energia confiável por muitos anos.
Contudo, tal fato dependerá da qualidade do sistema de energia solar. Por isso, é fundamental analisar certificados e padrões de qualidade, materiais de fabricação, suporte do fabricante, entre outros fatores.
7. Independência energética
Com a geração própria de eletricidade, você reduz sua dependência das concessionárias de energia e fica menos exposto a reajustes na conta de luz e aplicações de bandeira tarifárias quando as condições para geração de energia nas hidrelétricas não estão adequadas e quando há a necessidade de acionar as usinas térmicas.
A autonomia energética também pode ser uma proteção para falta de energia, que estão mais frequentes em algumas cidade. Contudo, vale destacar que apenas o sistema fotovoltaico não garante o fornecimento em caso de queda de energia, já que ele depende da rede elétrica para funcionar. Nesse caso, é possível combiná-lo com sistemas de armazenamento por baterias para assegurar o funcionamento do local em situações assim.
Investir em energia solar em 2025 pode ser uma excelente estratégia para reduzir custos e ter uma fonte limpa e sustentável para seu negócio ou residência. No entanto, é fundamental avaliar a qualidade do sistema contratado para assegurar eficiência, durabilidade e um bom retorno sobre o investimento
Gostou do post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas entendam sobre as vantagens de investir em energia solar!