5 questões sobre carregador de carros elétricos

04/10/2022 | Dicas

Há pouco tempo, falar em carro elétrico era conversa futurística. Porém, esse tipo de veículo chegou muito antes do esperado, o que é uma ótima notícia — já que estes automóveis são mais sustentáveis, pois não poluem o meio ambiente. Além disso, você gostará de saber que o carregador de carros elétricos é uma realidade cada vez mais presente e que o investimento em eletropostos no Brasil cresce a passos largos nos últimos três anos.

Sim. Atualmente, os brasileiros contam com aproximadamente 500 pontos de carregamento de carros movidos a eletricidade. Em julho de 2022, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) informou que a frota de veículos elétricos circulando no País alcançou a quase 100.300 veículos leves. Além disso, nos sete primeiros meses do mesmo ano, houve um crescimento de 31%, comparando com o mesmo período em 2021.

Perante números tão animadores, fizemos um post especial com questões sobre carregador de carros elétricos. Confira!

1. Definição de carregador de carros elétricos

Um carregador de carros movidos a eletricidade é um aparelho feito exclusivamente para recarregar as baterias dos veículos elétricos. Ou seja, esse tipo de carregador tem o mesmo princípio de outros equipamentos movidos a baterias, como os carregadores de celular, por exemplo.

Fica mais fácil entender com um exemplo: imagine a boca do tanque de combustível de um carro. É por meio dela que a gasolina, etanol ou diesel chegam até o tanque. No carro elétrico, há baterias no lugar do tanque. Com o mesmo raciocínio, ao invés de abastecer, a pessoa carregará seu carro ao conectar o automóvel em uma estação de carregamento elétrico, também denominada eletroposto.

Nesta estação, o carregador é conectado a uma fonte de energia elétrica — que pode estar presente em versão residencial, como em condomínios de edifícios ou casas, comercial (eletropostos) ou em estações de carga rápida e emergencial.

Para serem carregados, os carros elétricos vêm de fábrica com estes componentes indispensáveis:

  • sistema de recuperação de energia — garante que a energia não seja desperdiçada;
  • motor de indução — induz o motor propriamente dito a funcionar;
  • inversor — usado na conversão da corrente elétrica em corrente alternada para acionar o motor, fazendo o carro funcionar;
  • bateria — onde a energia para o carro funcionar é armazenada.

Denominações dos pontos de energia elétrica

O eletroposto pode receber outros nomes como:

  • estação de carregamento elétrico;
  • posto de abastecimento receptor;
  • estação receptora;
  • ponto receptor.

Formatos dos pontos carregadores

Os carregadores podem ser encontrados destas formas:

  • fixados a um suporte (totem de recarga);
  • montados na parede;
  • instalados no chão;
  • portáteis.

2. Funcionamento do carregamento de carros elétricos

Para funcionar, os carros elétricos precisam de eletricidade, ou seja, a propulsão desse tipo de veículo é feita de forma parcial ou total por meio de um motor elétrico. Assim, ao conectar a bateria do carro ao carregador, a energia recebida é a de corrente contínua (DC).

Contudo, na maioria das vezes, a energia vem na forma de corrente alternada (CA), sendo fornecida por meio de tomadas tradicionais e convertida para corrente contínua por meio dos inversores. Entenda melhor abaixo!

Inversor

Para isso ser possível, é preciso ter um inversor para transformar a corrente elétrica flutuante em corrente constante. O inversor é um componente que vem de fábrica em todos os veículos elétricos.

Carregador ultrarrápido e emergencial

Os carregadores ultrarrápidos permitem carregar as baterias com corrente contínua tradicional. Nestes casos, os carros possuem inversores internos e com capacidade maior para fazer a conversão para corrente contínua.

Em geral, a corrente máxima de uma tomada para carro elétrico é de oito ou 10 A (amperes), com potência mínima de 110 Volts. Para os veículos com corrente de 20 A, a tomada precisa ter como potência mínima 220 Volts.

3. Tempo de carregamento e duração da carga da bateria do carro elétrico

A seguir, você verá as variações de tempo de carregamento, além da duração estimada da bateria do carro elétrico. Confira!

Tempo de carregamento

A variação do tempo para carregar a bateria do carro elétrico varia segundo a potência do carregador e o tamanho da bateria. Assim, há uma maneira de estimar o tempo requerido para o carregamento total. Como? Basta dividir a capacidade da bateria dada em quilowatts/hora (kWh) pela potência do carregamento dada em quilowatts (Kw).

Exemplo: para carregar uma bateria de 24 kWh e potência de 3,7 kW, serão necessárias aproximadamente sete horas para recarregar totalmente o carro elétrico. Já se o carregador for de 11 kW, demorará menos de três horas para alcançar a carga total. Com isso, fica evidente que quanto maior a potência do carregador, mais rápido será o carregamento da bateria.

Duração da bateria

É muito relevante mencionar que o tempo de duração de uma bateria de carro movido a eletricidade pode variar bastante. Podemos dizer, por exemplo, que um carro com bateria com capacidade de 30 kWh rodará aproximadamente 160 km.

4. Relação entre carregadores de carros elétricos e energia solar

Quem diria que um dia os carros passariam de vilão a mocinho do meio ambiente? Isso mesmo, principalmente se a rede elétrica for abastecida por energia solar — fonte de energia limpa, renovável e, por isso, muito mais sustentável. Para isso, basta que a energia gerada venha do sistema fotovoltaico indo diretamente para o carregador de carros elétricos.

Neste caso, a sustentabilidade é elevadíssima, já que, além de o veículo não ser movido a combustíveis oriundos de fontes altamente poluidoras, como o petróleo de onde vem a gasolina, por exemplo, a energia elétrica não produz o gás dióxido de carbono (CO2), grande causador do efeito estufa.

Outra vantagem expressiva em investir na dupla carro elétrico e a tão importante energia solar é a economia financeira. Isso porque se o motorista possui um sistema fotovoltaico em seu condomínio, o valor gasto com o carregamento da bateria será muito mais baixo, podendo, inclusive, ser zerado.

5. Instalação do sistema fotovoltaico na geração de energia para carros elétricos

Uma ótima forma de colaborar com o meio ambiente e ainda agregar valor a um condomínio ou prédio comercial é instalando um sistema fotovoltaico, que prepara o local para uma era onde conviveremos com muitos veículos elétricos do que nos dias atuais. Para a instalação, prepara-se a infraestrutura ou kit gerador de energia solar, com cabos, inversor, painéis solares — os quais não precisam ser comprados de uma só vez etc.

Além disso, é possível gerar a sua energia para os carregadores de carros em uma localidade diferente de onde será utilizada, pelo armazenando o excedente. Para isso, a instalação pode ser feita em uma fazenda ou um sítio, desde que a conta de luz seja da mesma titularidade de onde carro elétrico será abastecido.

Assim, mesmo que a energia seja gerada à distância, é possível obter créditos com a concessionária geradora de energia, os quais serão utilizados no abatimento dos custos com a unidade consumidora, ou seja, local de carregamento das baterias do automóvel.

Neste post, você viu informações importantes sobre carregador de carros elétricos, como seus principais componentes, como funciona, sua relação entre energia solar e carros elétricos, como é feita a instalação dos sistemas voltaicos, entre outros aspectos.

Acreditamos que seus amigos e familiares também têm muitas curiosidades sobre o assunto. Então, compartilhe este post em suas redes sociais!