Certificação ISO 14001: o que é e quais os benefícios para as empresas?

13/03/2024 | Energia Solar

Diante das crescentes pressões para reduzir o impacto ambiental e adotar práticas mais responsáveis, a certificação ISO 14001 passou a ser uma das medidas fundamentais de conformidade com essa tendência do mundo corporativo.

A busca pela certificação ISO 14001 envolve uma série de ações, todas direcionadas para promover práticas empresariais mais sustentáveis. Isso inclui, por exemplo, a adoção de fontes de energia mais limpas e a implementação de sistemas de gestão ambiental.

As empresas que estão se esforçando para se alinharem a essa tendência não apenas demonstram seu compromisso com a preservação do meio ambiente, mas também colhem uma série de benefícios operacionais.

Aqui, explicaremos mais sobre como funciona a certificação ISO 14001 e os benefícios tangíveis que as empresas podem obter com isso. Confira e tire suas dúvidas!

O que é a certificação ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional que define normas para os sistemas de gestão ambiental (SGA) nas empresas. A certificação ISO 14001 é um atestado de conformidade de uma empresa com os padrões estabelecidos pela norma.

A origem da ISO 14001 remonta à expressão em inglês ‘Organização Internacional de Normalização’, que é constituída por especialistas de diversos países para desenvolver padrões internacionais de qualidade.

No Brasil, a ABNT foi responsável por inserir esta certificação. A ISO 14001 faz parte da série 14000 que se refere a normas de padrões ambientais.

Empresas interessadas em obter a certificação ISO 14001 geralmente buscam um organismo de certificação credenciado. Esse organismo conduzirá uma auditoria no sistema de gestão ambiental para verificar se todos os requisitos da norma estão sendo cumpridos conforme os padrões estabelecidos.

A norma possibilita que todas as organizações, inclusive franquias, apliquem práticas sustentáveis. O comprometimento é o que fará desta implantação um sucesso.

Quais os benefícios para as empresas?

Embora algumas empresas possam ter dúvidas sobre a real necessidade de obter a certificação ISO 14001, a verdade é que os benefícios tangíveis dessa certificação são inegáveis.

As indústrias e empresas com atividades poluentes devem se preocupar com a ISO 14001, mas não são as únicas. Na verdade, a aplicação da norma é valiosa para qualquer organização, independentemente do tamanho ou segmento de atuação.

Na lista abaixo, você poderá entender melhor os benefícios reais que as empresas podem colher ao adotar e manter a certificação ISO 14001.

Melhoria da eficiência operacional

Empresas alinhadas à ISO 14001 podem se beneficiar de uma redução no consumo de energia já durante os primeiros anos após a certificação.

Isso ocorre porque a implementação de um SGA eficaz garante que as organizações identifiquem pontos em suas operações onde o uso de recursos, como energia, água e matéria-prima, pode ser otimizado.

A ISO 14001 também ajuda as empresas a gerenciar melhor o lixo que produzem e a evitar a poluição. Afinal, compreendendo melhor a origem e a quantidade de resíduos gerados, as empresas podem desenvolver estratégias para reduzir essa produção.

Diminuição de custos

Frequentemente, os gastos relacionados à gestão ambiental e à conformidade regulatória cobrem uma parcela do orçamento das empresas. No entanto, a implementação de um SGA conforme os requisitos da ISO 14001 oferece uma maneira de lidar com esses desafios.

Por exemplo, muitas empresas certificadas pela ISO 14001 optam por implementar medidas de economia de custos com energia, como a adoção de fontes de energia renovável.

Investindo em sistemas de energia solar para alimentar suas operações, uma organização pode não apenas reduzir seus custos com energia a longo prazo, mas também reduzir sua dependência de fontes de energia não renováveis.

A certificação ISO 14001 também pode auxiliar as empresas a mitigar riscos associados à legislação ambiental, o que pode resultar em economia de custos relacionados ao atendimento de conformidades.

A ênfase na prevenção e no aperfeiçoamento ambiental contínuo, em detrimento da adoção de ações corretivas pontuais, pode levar a uma redução de custos a longo prazo.

Redução da pegada de carbono

A ISO 14001 recomenda que as organizações se comprometam com a prevenção da poluição. Como consequência, contribuem com a redução da emissão de gases de efeito estufa e, portanto, da pegada de carbono.

Na prática, a pegada de carbono é uma medida do total de emissões de gases de efeito estufa (como dióxido de carbono – CO₂) associadas a uma atividade, organização ou produto, expressa em toneladas de CO₂ equivalentes. Em outras palavras, é uma forma de avaliar o impacto ambiental de uma empresa ou de suas operações.

Com práticas de eficiência energética, uma empresa que implementa a SGA pode optar por usar fontes de energia renováveis, como a energia solar ou eólica, em vez de combustíveis fósseis, que são uma grande fonte de emissões de gases de efeito estufa.

Promoção de práticas sustentáveis

Se uma empresa é certificada pela ISO 14001, significa que ela adota medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente e preservar os recursos naturais. Contudo, além de beneficiar o meio ambiente, essas práticas sustentáveis também podem ser usadas para uma estratégia conhecida como “marketing verde”.

Muitos consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental dos produtos que compram e preferem apoiar empresas que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade.

Um estudo realizado pela Union+Webster revelou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos de empresas sustentáveis. Desse total, 70% afirmam que não se importam em pagar mais por um produto e/ou serviço se a empresa atender a esse quesito.

Uma empresa com todo um sistema de gestão ambiental implementado, fazendo a coisa certa para o planeta, pode estar perdendo a chance de mostrar para o mundo suas práticas ecológicas. Afinal, ser verde não é apenas bom para o planeta, mas também pode ser ótimo para os negócios.

Diante de tantas vantagens, é importante incentivar as empresas a aderirem à certificação ISO 14001. É uma das melhores maneiras de mais organizações contribuírem para um mundo mais sustentável, e ainda fortalecerem suas posições no mercado.

Gostou do conteúdo? Aproveite para seguir a Solarprime nas redes sociais e acompanhar nossas novidades em primeira mão! Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.