Energia solar e meio ambiente: benefícios e impactos

13/02/2024 | Energia Solar

A produção de energia é uma das atividades que mais impactam a sociedade e o meio ambiente. As hidrelétricas, por exemplo, apesar de sua produção em larga escala, podem levar ao deslocamento de populações ribeirinhas e ao assoreamento dos rios. Mas nem todos os meios de produção causam esses feitos. A relação entre energia solar e meio ambiente é um exemplo de produção sustentável.

Neste post, conheça como ocorrem seus impactos no meio ambiente e quais são os benefícios de investir nela. Boa leitura!

Como é a relação entre energia solar e meio ambiente?

Segundo o relatório n°60, de outubro de 2023, da Absolar, o Brasil conta com mais de 34,2 GW, sendo 70% da geração distribuída e 30% da geração centralizada. Esse total corresponde a 15,6% da produção nacional, cuja tendência é aumentar, principalmente quando as usinas já outorgadas forem instaladas e se tornarem operacionais.

Esse cenário mostra não só como o Brasil tem interesse em energias sustentáveis (sendo o 8º maior gerador de energia solar do mundo), mas também as diversas possibilidades dessa fonte, inclusive ao considerarmos a dinâmica entre energia solar e meio ambiente. A seguir, confira os impactos dela e seus benefícios!

Impactos

Menor produção de CO²

Conforme o relatório da Absolar, mais de 42,4 milhões de toneladas de CO² foram evitadas, desde 2012, quando os dados começaram a ser considerados. Ou seja, um importante resultado, que só confirma a sustentabilidade da fonte solar e colabora para diminuir a pegada de carbono no planeta.

Na prática, isso evitou mais danos ao planeta, já que o dióxido de carbono é um dos gases causadores do efeito estufa, que aquece o planeta, derrete geleiras e causa desequilíbrios ao meio ambiente.

Menor impacto físico no meio ambiente

Um impacto positivo da relação de energia solar e meio ambiente é a questão dos danos ao espaço físico.

Como os painéis de energia solar podem ser instalados em qualquer local, inclusive nos telhados, não há necessidade de deslocar pessoas de grandes áreas ou derrubar árvores para ocupar o espaço. Dessa forma, pode-se aproveitar terrenos que já se têm, bem como as próprias construções.

Menor risco de apagão

A sobrecarga em redes elétricas é um grande problema, pois ela gera quedas de energia e apagões graves, o que prejudica a vida das pessoas, especialmente em situações específicas, como nos hospitais.

Sendo assim, contando com a energia solar, não é necessário depender 100% do sistema tradicional. Afinal, mesmo que os seus painéis estejam conectados à companhia elétrica, existem soluções extras, como os sistemas híbridos, que contam com baterias.

Além disso, de modo geral, quanto menos pessoas usarem as redes e mais pessoas tiverem seus sistemas, maior será o equilíbrio nas instalações das companhias elétricas, o que evita essas situações de apagão.

Menos poluição do ar

Alguns modos de produção, como a termelétrica, geram energia e outros subprodutos. Por sua vez, eles podem causar a poluição do ar, o que piora a qualidade do ar respirável, causa problemas respiratórios, além de outros tipos de doença.

Por isso, a combinação de energia solar e meio ambiente é tão importante, já que ela não gera subprodutos e pode poupar que esses elementos sejam lançados na atmosfera.

Benefícios

Economia de água

A dinâmica entre energia solar e meio ambiente tem uma vantagem especial quando pensamos em um dos recursos mais preciosos da Terra: a água.

Isso porque sua produção não usa água nenhuma. Ou seja, se todos optarem pela energia solar, muito da água do planeta pode ser poupada e usada de outras maneiras essenciais.

Fonte inesgotável

Segundo astrônomos que levantaram dados pelo telescópio Gaia, o sol tem uma idade estimada de 4,5 bilhões de anos, mantendo sua aparência até os 8 bilhões de anos. Depois disso, pela falta de hidrogênio, ele começará a esfriar e aumentar de tamanho até os 10 a 11 bilhões de anos, quando começará a encolher.

Embora previsto pela Astronomia, não precisamos pensar muito neste fenômeno, pois há bilhões de anos pela frente. Portanto, podemos considerar o sol uma fonte de energia inesgotável.

Na prática, isso significa que todas as sociedades do planeta têm condições de instalar a energia solar, sem competir uma com a outra por energia; algo que pode não acontecer quando pensamos em outros meios, que usam recursos limitados.

Geração de empregos

Outro dado acumulado desde 2012, no levantamento da Absolar, aponta que até hoje foram gerados mais de 1 milhão de empregos no setor de energia solar. Além disso, foram feitos investimentos de mais de R$166,9 bilhões de reais na área.

Ou seja, é um setor que está aquecido e traz benefícios concretos para a sociedade, sendo um ótimo negócio também para investir.

Sistemas mais acessíveis

Conforme o relatório acima, o Brasil tem mais de 2 milhões de sistemas de geração distribuída, sendo 78,4% residenciais.

Esse dado já oferece uma ideia de como o custo para a instalação em residências caiu, permitindo que as pessoas interessadas em energia sustentável pudessem ter o seu próprio sistema, até pelo financiamento do investimento em bancos e instituições autorizadas.

Além disso, o benefício do sistema de créditos também tem bastante peso na hora de instalar um sistema fotovoltaico, já que eles permitem baixar o valor da conta de luz em até 90%. No Brasil, são mais de 3 milhões de unidades consumidoras recebendo crédito, segundo os dados da Absolar.

A relação entre energia solar e meio ambiente é tão positiva, que investir em energia fotovoltaica é um dos melhores negócios da atualidade. Afinal, além de preservar o meio ambiente e aproveitar créditos, o setor está em alta, o que torna os preços mais acessíveis e oferece várias oportunidades, até para quem quer trabalhar com isso. Sendo assim, vale a pena contar com especialistas em energia solar, como a Solarprime, que oferece todo o apoio para você ter o seu próprio sistema em casa, na fazenda ou no comércio, e aproveitar os benefícios do sol com qualidade e segurança.

Gostou das vantagens da energia solar? Confira como ela ainda vale a pena mesmo com a regulamentação e taxação dos próximos anos!