[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Você sabe como captar clientes para o seu negócio? Conquistar clientes é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de quem está começando um novo negócio ou abrindo uma franquia.
A relação entre empresa e cliente é algo construído a partir de diversos pontos, desde o marketing até o atendimento.
Para quem está começando um negócio, é essencial investir em estratégias de captação para aumentar o número de atendimentos ou vendas e crescer cada vez mais.
Vamos ver algumas dicas e estratégias?
Como captar clientes: 5 estratégias
Não existe uma receita pronta sobre como conquistar clientes, mas alguns pontos de atenção e estratégias já são conhecidos por trazerem resultados ótimos para os negócios.
Lembre-se que essa é uma tarefa diária e que, além da aplicação, você também precisa avaliar os custos para conquistar os clientes e entender quais estratégias trazem mais retorno para sua empresa.
1. Conheça o perfil dos seus clientes
Um dos passos principais de qualquer estratégia é entender exatamente quem são seus possíveis clientes, quais são suas características, preferências, dores e dificuldades… em outras palavras, é preciso traçar um perfil de quem é o cliente ideal do seu produto e/ou serviço.
Para isso, considere: a idade, com o que trabalha, qual sua renda média, quais são suas preocupações, qual a dificuldade que tem, como seu produto pode ajudar nessa dificuldade, entre outras informações.
Esses dados podem ser reais, feitos a partir de informações de quem já é seu cliente, ou criados em uma persona, um cliente fictício que norteia suas estratégias a partir dessas informações.
2. Crie estratégias de marketing (inbound ou outbound)
Você já deve ter ouvido falar que o “marketing é a alma do negócio”. Pode parecer exagero, mas não é. A partir do marketing que você consegue divulgar seu negócio e atrair possíveis clientes.
E existem muitas maneiras de elaborar uma estratégia de marketing, considerando tanto os meios mais tradicionais de divulgação até as redes sociais. Além disso, é possível criar diferentes estratégias para cada canal e conquistar ainda mais resultados.
Estratégias de outbound são aquelas feitas em canais como TV, rádio, outdoors, flyers ou contatos feitos apenas por divulgação, sem criar um relacionamento (um exemplo são os e-mails promocionais enviados quando você cadastra seu e-mail em alguma página de desconto).
O inbound é aquela estratégia pensada, principalmente, para os canais digitais, que envolvem tanto redes sociais quanto mecanismos de busca. Ou seja, quando o usuário está acessando alguma rede ou aplicativo e se depara com um conteúdo relevante e que atraia a atenção dele.
3. Use as mídias para fazer a captação
Como vimos, o marketing é um dos passos essenciais para uma boa estratégia de captação de clientes. E as mídias sociais podem ajudar muito nisso!
Comparando com as estratégias de outbound, divulgar pelas redes sociais fica muito mais em conta e é um investimento que pode trazer muito retorno.
Quando se fala em redes sociais, podemos pensar em: criação de conteúdo próprio, anúncios patrocinados e marketing de influência. Essas são três formas bastante conhecidas e que conseguem trazer um bom retorno para a empresa.
A dica é sempre deixar o perfil do seu negócio atualizado, mostrando o dia a dia, a qualidade do serviço ou do produto, tirar dúvidas e acompanhar as solicitações de possíveis clientes.
Quando se fala em anúncios, é importante considerar como seu produto resolve o problema do perfil do seu cliente (que vimos no passo 1).
E no caso do marketing de influência, a dica é encontrar influenciadores da sua região que sejam do perfil do seu cliente ou que tenham esse público. A indicação dele pode influenciar outras pessoas a buscarem seu produto e/ou serviço. Essa é uma estratégia bastante em alta nos últimos tempos e vale a pena pensar sobre ela.
4. Busque a indicação de clientes atuais
A indicação é, sem dúvidas, uma das maiores divulgações que você pode ter. Ser indicado por algum cliente que você já tem aumenta muito a chance de conquistar um novo para sua cartela.
Além de tudo, é uma das maneiras mais baratas de conquistar um novo cliente, pois não exige tanto investimento em divulgação como os outros meios.
Mas como fazer isso? Basicamente, oferecendo um serviço ou produto de qualidade para quem já é seu cliente.
Ter um serviço ético, ágil e que gere poucos problemas ou preocupações para o cliente é tudo o que eles querem. Um bom atendimento ao cliente é o que garante que ele indique seus serviços para outras pessoas.
5. Parcerias estratégicas
Outra dica muito interessante é estabelecer parcerias com outras empresas que atendem seu público-alvo, propondo trocas de divulgação.
Isso pode incluir colaborações em campanhas de marketing conjuntas, recomendações de clientes ou mesmo a criação de pacotes de produtos ou serviços.
Claro, a parceria precisa ser feita com empresas que têm o mesmo público-alvo, mas não ofereçam a mesma coisa que você, para não se tornarem concorrentes. A ideia aqui é aproveitar a cartela de clientes de um parceiro para captar novos clientes, além de oferecer a sua para ele.
Essa é uma estratégia que traz bastante retorno e funciona muito em negócios que oferecem algum tipo de serviço, por exemplo, pois é feita uma troca de indicações. Como a pessoa já é cliente de uma das empresas, o nível de confiança na outra aumenta quando recebe a indicação.
Viu como captar clientes é algo que exige atenção e estratégia? Mas pode ter certeza de que é uma tarefa que traz muitos resultados a curto e longo prazo, principalmente para quem trabalha com franquias e precisa ter sempre uma boa quantidade de serviços em andamento.
Entender qual dessas estratégias é a mais valiosa para a sua franquia é essencial. Vale também usar as informações da própria empresa franqueadora para que você possa entender como elaborar o melhor caminho para seguir, além de entender casos de sucesso de outros franqueados.
Gostou de saber mais sobre estratégias de como captar clientes, além de mais dicas para gerir melhor seu negócio? Assine a nossa newsletter e veja mais informações para ter uma franquia de sucesso!
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