Como escolher um bom fornecedor de energia solar em casa?

19/11/2018 | Dicas

Ter energia solar em casa traz muitos benefícios para o dono do imóvel. Entre eles estão: uma economia de até 98% na conta de luz, imunidade às inflações de energia elétrica, valorização do próprio imóvel, investimento com alto retorno etc.

Para que também possa usufruir dessas vantagens, vamos apresentar as principais dicas de como você deve escolher um bom fornecedor de energia solar para instalação em sua casa. Então, se tem alguma dúvida sobre o assunto, este post é para você. Confira!

Veja quais são os pré-requisitos

A casa precisa ter uma área de sol que seja suficiente para a sua geração de energia. Outro pré-requisito é ter uma concessionária distribuidora de energia que atenda o imóvel.

No caso dos apartamentos, a instalação de um sistema fotovoltaico é possível apenas quando a geração de energia for voltada para a área social do prédio, o que representará uma economia na conta de luz do condomínio — que, consequentemente, também refletirá no bolso dos moradores.

Para apartamentos localizados na cobertura do edifício, depois de acordado com todos os outros condôminos, a geração de energia solar é viável.

Porém, se o dono do apartamento também possuir uma casa que esteja com a fatura de energia elétrica no mesmo nome, ele poderá realizar a instalação de um sistema fotovoltaico nesse imóvel — desde que seja atendida pela mesma concessionária distribuidora de energia —, de modo a gerar créditos energéticos para os dois locais.

Saiba onde e como o sistema pode ser instalado

Os especialistas recomendam que a instalação de um sistema de energia solar seja feita no telhado do imóvel. Esse telhado deve ter uma inclinação entre 15° e 20º (preferencialmente), sendo que isso depende da região onde o imóvel está localizado. 

Confira qual é o valor desse sistema

Os sistemas fotovoltaicos mais procurados, por estarem mais próximos dos padrões de consumo energético dos clientes, saem por um valor médio de R$ 30.000,00, o que já inclui todas as despesas necessárias para a instalação dos painéis. Esse tipo de sistema tem capacidade para gerar, confortavelmente, energia solar suficiente relativa a uma conta de luz de, aproximadamente, R$ 400,00.

O retorno do investimento se dá entre 4 e 6 anos. Sendo assim, se você considerar o tempo de funcionamento de um sistema fotovoltaico, que é de 30 anos, estará fazendo uma economia por 24 ou 26 anos.

Descubra como escolher um bom fornecedor

Procure por um fornecedor que ofereça um atendimento personalizado, de acordo com as melhores soluções do mercado, para viabilizar o seu sonho de não precisar se preocupar mais com a energia — pelo menos por um bom tempo.

A Solarprime conta com uma consultoria especializada gratuita, responsável por avaliar e analisar a viabilidade financeira e o potencial da economia, para a elaboração de uma proposta comercial 100% personalizada para o seu imóvel. Além do mais, ao fechar negócio, será solicitado o acesso do seu sistema solar junto à distribuidora de energia, a fim de que a instalação seja iniciada no local planejado.

Agora que você já conhece os principais cuidados que precisa ter ao escolher um bom fornecedor de energia solar em casa, entre em contato com a Solarprime e faça uma simulação do seu projeto gratuitamente!