Como funciona a captação de energia solar: desvendamos para você!

30/03/2023 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]Uma boa captação de energia solar por placas ou painéis fotovoltaicos ocorre quando esses dispositivos conseguem transformar a maior quantidade possível de energia solar em eletricidade utilizável.

Para que isso aconteça, é necessário que as placas ou os painéis fotovoltaicos sejam instalados em locais com exposição solar adequada, sem sombras ou obstruções que possam reduzir a quantidade de luz que chega às células fotovoltaicas.

Além disso, a qualidade das células fotovoltaicas utilizadas nas placas ou nos painéis também é um fator importante. Células de alta eficiência convertem uma maior quantidade de luz solar em eletricidade, resultando em uma melhor captação de energia solar.

Neste conteúdo, você vai saber um pouco mais sobre como funciona a captação de energia solar com a ajuda de Lucas Trentim, analista técnico da Solarprime. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de uma boa captação de energia solar em um projeto?

“Segundo Lucas Trentim, da Solarprime, uma boa captação de energia solar garante uma geração adequada e um maior aproveitamento de espaço e de radiação, para diminuir custos e otimizar a geração de energia (e, consequentemente, a economia).”

A fim de que a captação de energia solar seja considerada boa, ela deve conseguir gerar uma quantidade suficiente de energia para atender às necessidades da aplicação em questão, além de ser economicamente viável.

Como funciona a captação por meio de painéis e placas solares?

“A captação de energia solar por meio de painéis e placas solares é uma tecnologia que permite converter a energia solar em energia elétrica, podendo ser utilizada para alimentar equipamentos, residências ou empresas.”

Os painéis e placas solares são compostos por células solares, geralmente feitas de silício, que convertem a energia solar em eletricidade por meio do chamado efeito fotovoltaico. Quando a luz solar incide sobre a célula solar, ela “estimula” os elétrons do material semicondutor, gerando uma corrente elétrica.

A instalação de painéis e placas solares é feita em locais com boa exposição solar, geralmente no telhado das casas ou em grandes fazendas solares. Eles são conectados a um inversor, que converte a eletricidade gerada pelas células solares em uma forma de corrente elétrica, que pode ser usada pelos aparelhos elétricos.

Como escolher o recurso ideal para o projeto de energia solar?

De acordo com Lucas Trentim, “é necessária uma boa visita técnica. Depois, levantar alguns aspectos importantes, como a estrutura e a melhor orientação/inclinação. Lembrando que a posição do painel solar, como a orientação e a inclinação, implicam diferentes níveis de geração de energia”.

“É essencial que eu entenda caso a caso, e isso é possível fazendo uma visita técnica de qualidade, levantando pontos importantes logo nesse primeiro contato.”

O fato é que um projeto de energia solar de qualidade depende da análise de vários fatores, como o local, o clima, a demanda de energia, o tipo de painel solar e o orçamento disponível.

Por que a energia solar tem um diferente potencial em diversos locais?

Lucas Trentim explica: “a sigla HSP, que significa Horas de Sol Pleno, é definida como o intervalo de tempo, em horas, em que se concentraria, ao longo do dia, uma hipotética radiação solar constante de 1000 W/m². A sigla define a quantidade de radiação solar que eu vou ter sobre uma região ao longo do tempo”.

Segundo o técnico da Solarprime, a energia solar é influenciada por diversos fatores, como a latitude, a altitude, a inclinação e a orientação dos painéis solares, o clima, a cobertura de nuvens, a poluição atmosférica, a reflexão da radiação solar na superfície terrestre e a absorção da atmosfera. Todos esses fatores podem afetar a quantidade de radiação solar que atinge uma determinada área, resultando em um potencial diferente de energia solar em cada local.

Quais são os tipos de energia solar que podem ser utilizados?

Existem dois tipos de energia solar: a energia solar térmica, que é aquela capturada pela luz do sol e convertida em calor — utilizada para aquecer água ou ar —, e a energia solar fotovoltaica, que é capturada pelos painéis solares e convertida diretamente em eletricidade — sendo esta a especialidade de nossa empresa, a Solarprime.

Na fotovoltaica, quando a luz do sol atinge as células solares, ela é convertida em eletricidade, que pode ser usada para alimentar uma variedade de dispositivos elétricos. A energia solar fotovoltaica é usada principalmente para gerar eletricidade para as residências, empresas e instituições governamentais.

Quais são as vantagens que a energia solar fotovoltaica oferece para quem opta por ela?

Lucas descreve algumas das vantagens da energia solar fotovoltaica. Veja quais são:

  • energia limpa e renovável: a energia solar fotovoltaica não emite gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos;
  • baixo custo operacional: uma vez que os painéis solares estão instalados, a manutenção é relativamente simples e o custo operacional é baixo;
  • redução de custos com energia elétrica: especialmente no longo prazo;
  • durabilidade: os painéis solares têm uma vida útil de cerca de 25 a 30 anos, tornando-os uma fonte de energia durável e confiável;
  • flexibilidade de instalação: os painéis solares podem ser instalados em diversos tipos de superfícies e locais, como em telhados, paredes, terrenos e até mesmo em estruturas flutuantes em água.

Por que fazer esse investimento?

“A economia, após algum tempo de instalação desse sistema, é bem perceptível. A partir de três anos, já é possível sentir no bolso. Se houver inflação, então, e outros aumentos, apostar na energia solar será mais rentável do que outras formas de investimento.”

Qual é a importância de contar com uma boa parceria para os projetos em energia solar?

De acordo com Trentim, apesar de a energia solar ser maravilhosa, ela pode oferecer riscos, como incêndios e outros problemas, já que produz energia elétrica. Sendo assim, contar com o projeto de uma empresa especializada e com uma boa reputação no mercado é essencial.

Isso porque o projeto deve ser bem planejado, considerando alguns fatores muito importantes para a implantação do sistema, além de estar adequado à estrutura do local onde será instalado.

Além disso, uma boa parceria, no longo prazo, garante que os problemas que surgirem possam ser sanados com um bom suporte e um atendimento ao cliente de qualidade.

Quais são os desafios da captação da energia solar e como superá-los?

“Como o mercado de energia solar está em ascendência, depende de muitas outras questões. Acabamos de passar por uma mudança na legislação, que pode tanto melhorar o mercado quanto dificultá-lo. Além disso, ainda somos muito dependentes do mercado internacional”.

“Um dos principais desafios neste momento seria adequar o preço. Ainda que hoje ele já esteja ao alcance de muitas pessoas, pode ser tornar ainda mais acessível”.

Como você conferiu neste conteúdo, a captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas é uma forma de obtenção de energia limpa, renovável, de baixo custo operacional e durável, com flexibilidade de instalação, o que contribui para a redução das mudanças climáticas.

Gostou deste post? Entre em contato conosco, pelo nosso site, e agende um orçamento. Será um prazer atendê-lo![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]