Crescimento da energia solar no Brasil: números ultrapassam a eólica!

28/02/2023 | Energia Solar

[vc_row pix_particles_check=””][vc_column][vc_column_text]O crescimento da energia solar no Brasil segue impressionando. De acordo com dados divulgados pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia solar fotovoltaica atingiu a marca de 23,9 GW de capacidade instalada em 2022, ultrapassando a geração eólica e se tornando a segunda maior fonte de energia do país, atrás apenas da hidrelétrica.

Em comparação com 2021, o aumento foi de 64%, número expressivo. Se considerarmos o ano de 2023, já são 1,6 milhão de unidades com o sistema fotovoltaico. Desse total, quase 80% das instalações são de residências.

Essa conquista representa um marco importante no setor energético brasileiro, uma vez que se trata de uma fonte de energia limpa e renovável. Além disso, o resultado também significa que muita gente tem aproveitado os diversos benefícios da energia solar.

Confira, a seguir, um resumo das principais vantagens de ter um sistema de energia solar fotovoltaico na sua casa ou escritório!

Benefícios gerais da energia solar

Entre os principais benefícios da energia solar para os usuários, podemos destacar a redução dos custos com energia elétrica, a relativa independência em relação às concessionárias de energia e a possibilidade de gerar energia própria. Esses aspectos se somam à contribuição para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Com os painéis fotovoltaicos, você economiza não só na conta de luz como também conta com a baixa necessidade de manutenção dos elementos do sistema. Por sinal, a vida útil do conjunto é de, no mínimo, 25 anos.

Outro ponto favorável à energia solar se refere à valorização do imóvel. Com um número cada vez maior de pessoas interessadas em ajudar a preservar o planeta, a presença de sistemas voltados à sustentabilidade é muito bem-vinda. Em uma eventual venda, você tem muita chance de lucrar mais.

Nova taxação da energia solar e demais benefícios

A partir de janeiro de 2023, o governo federal também anunciou a taxação da energia solar. No entanto, quem instalou os painéis fotovoltaicos até o dia 07 de janeiro do mesmo ano, ficará isento da cobrança até o ano de 2045. De qualquer forma, a taxa terá incidência gradativa, com apenas 15% em 2023. A cobrança total do tributo – que hoje corresponde a cerca de 30% do valor da sua tarifa de energia – ocorrerá somente em 2029.

Além dos benefícios para os usuários, a energia solar também colabora para o crescimento renovável no país. A criação do Ministério de Minas e Energia em 2019, que incorporou a área de energia renovável, é um sinal claro do comprometimento do governo com a transição para uma matriz energética mais sustentável.

Há também a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, que deverá ter como uma de suas principais áreas de atuação o incentivo às energias renováveis. Com essas iniciativas, podemos esperar um crescimento ainda maior da energia solar no país nos próximos anos, contribuindo para a geração de empregos, a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação do meio ambiente.

Toda essa onda de crescimento da energia solar é reflexo das projeções de expansão do setor de energia renovável no Brasil e ajuda a explicar por que tantas pessoas passaram a ver o investimento em energia solar como uma ótima oportunidade de negócio.

Para ficar por dentro das novidades da energia solar e tirar dúvidas sobre o assunto, assine nossa newsletter![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]