Como começar a empreender com energia solar? Tire suas dúvidas aqui! - Solarprime

Como começar a empreender com energia solar? Tire suas dúvidas aqui!

Como começar a empreender com energia solar? Tire suas dúvidas aqui!

Começar um negócio envolve planejamento, mas também uma visão sobre as boas oportunidades. Levando isso em consideração, empreender com energia solar pode ser uma ótima opção para você. Afinal, esse mercado segue em crescimento já há alguns anos, dada a sua alta demanda, o que também indica excelentes oportunidades para o futuro. 

No post a seguir, tire suas principais dúvidas sobre o mercado de energia solar e descubra como pode participar dele com sucesso. Boa leitura! 

Mercado de energia solar: por que é uma ótima oportunidade de empreender? 

Há quinze anos, dificilmente alguém falaria que empreender com energia solar valeria a pena. Afinal, nessa época os próprios sistemas não eram tão acessíveis e o crescimento do setor não era tão forte no Brasil. Porém os tempos mudaram. 

Atualmente, o mercado de energia solar está aquecido e cresce cada vez mais. Segundo a Absolar, desde 2012, já foram mais de R$60 bilhões em investimento. Além disso, o Brasil acabou de alcançar a marca de 12 GW de produção.  

Desses, 7,5 GW provém de fontes de geração próprias, o que indica que não só as usinas de energia solar, mas também os sistemas pessoais, de comércio, residência e indústria, têm papel fundamental para manter o setor em alta. 

Como é o cenário para empreender com energia solar? 

Empreender com energia solar pode ser uma novidade para muitos. A seguir, veja a resposta para algumas das principais dúvidas e saiba se esse é o negócio certo para você! 

Por que é vantajoso investir em energia solar? 

Além do mercado estar em crescimento, garantindo mais segurança, ter um negócio no setor de energia solar também traz outros benefícios para sua empresa. Por exemplo, apesar de ser um nicho bastante específico, existem diferentes públicos que você pode atender: desde sistemas residenciais até comerciais, rurais e industriais. Sendo assim, há possibilidade maior de faturamento.  

Além disso, por esta mesma razão, a sua empresa sempre poderá ser procurada, já que por ser um investimento relativamente alto no começo, os clientes vão buscar um especialista para fazer a instalação. 

Outra vantagem é que o seu mix de produtos ou serviços pode ser variado. Por exemplo, é possível trabalhar com: 

  • projeção de painéis; 
  • instalação; 
  • manutenção. 

Como é a demanda por esse tipo de energia? 

Como você viu, a demanda por sistemas de energia solar, na geração distribuída, faz com que essa categoria tenha maior destaque entre as fontes solares. De fato, ela representa 63%, em comparação a 37% da geração centralizada, segundo a Absolar

Além disso, conforme a mesma fonte, nesse segmento destaca-se que 76,1% dos sistemas são residenciais. Ou seja, há um grande interesse de consumidores finais em ter a geração de sua própria energia.  

Aliás, isso se justifica visto que a energia tradicional está cada vez mais cara. Em janeiro de 2021, por exemplo, a capacidade de geração do setor residencial era de 4,7 GW. Em novembro, passou a 7,3 GW, o que corresponde a um aumento de 53% na adoção de sistemas solares

Qual modelo de negócio escolher? 

Para empreender com energia solar também é preciso atenção ao modelo de negócio. Nesse caso, você pode começar uma empresa do zero ou investir em modelos já prontos, como a franquia, que também oferece diversas vantagens. 

Modelo estruturado 

A principal vantagem da franquia, em qualquer segmento, é ser um negócio já estruturado. Ou seja, é uma empresa que já validou seu know-how e se tornou sua marca conhecida. Assim, você não tem o trabalho de pensar em toda a estrutura do zero e já começa sendo conhecido no setor. 

Além disso, conta com todo o modelo já definido, desde o design da sua loja até os padrões de atendimento. Dessa forma, fica mais fácil saber como atuar. 

Possibilidade de alto faturamento 

Com essa demanda crescente, a possibilidade de faturamento de empreender com energia solar já é alta. No caso da franquia, pode ser ainda melhor, pois contando com o poder da marca, a sua empresa pode ser a primeira opção para os consumidores. 

ROI em menor tempo 

Para saber se um negócio pode dar certo, é fundamental calcular o seu ROI. No caso da franquia, existe uma média de retorno, que geralmente, é de 36 meses. Porém, ele pode ser menor, dependendo do momento do mercado, sua gestão e do interesse dos consumidores em sua região.

Suporte integral 

Outra vantagem de optar pelo modelo de franquia é contar com todo o suporte da franqueadora. Ou seja, você não precisa tomar decisões no escuro, já que a empresa pode ajudar com informações relevantes. Além disso, entrar em contato com franqueados e ex-franqueados também é fundamental para compreender os rumos do negócio. 

Quais são as perspectivas para o futuro? 

Se você busca empreender em um setor com boas perspectivas, o mercado de energia solar não poderia ser melhor. Dada à crise hídrica, a expectativa é de que em 2021, o setor cresça 100%, inclusive porque a tecnologia ficou mais barata e há mais linhas de financiamento para que os consumidores possam obtê-la. 

Sendo assim, para o futuro, o cenário também é favorável. Sendo o Brasil um país com alta incidência solar e diante da preocupação com gerações mais sustentáveis, a energia dessa fonte pode corresponder a 2,9% de toda a geração do país, em 2021.  

Além disso, segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos três anos a geração centralizada cresceu 200%, enquanto que a geração distribuída, 2.000%. Assim, o uso da solar somado às outras fontes, deve alcançar 85% do total de energia produzida no país, até 2050. 

Para quem quer um negócio rentável, empreender com energia solar se tornou uma opção interessante. Mediante um mercado com alto crescimento no presente e excelentes perspectivas no futuro, esse setor representa uma boa oportunidade. Para isso, é possível adotar modelos de negócio mais estruturados, que já oferecem um aporte para que você comece bem, como a franquia de energia solar da Solarprime, a maior rede de franquias do setor no Brasil. 

Quer saber como você pode aproveitar as oportunidades de investir em energia solar com a gente? Entre em contato

 

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *